sábado, 13 de fevereiro de 2016

Ceará mobiliza população de todo estado contra o mosquito Aedes aegypti

Ministro Eduardo Cardozo, governador Camilo e a primeira-dama Onélia Leite no evento.

Uma grande movimentação tomou conta da Praça do Ferreira, em Fortaleza, neste sábado (13). No dia D de mobilização nacional Todos Contra o Mosquito, os agentes de endemias do Estado e do Município ganharam o reforço de 2,5 mil homens das Forças Armadas. Em ato solene, o governador Camilo Santana, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o comandante da 10ª Região Militar, general Freire Gomes, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, deram a largada e seguiram com os soldados para as ruas.
Com o toque da sirene, a caravana saiu do 23º Batalhão de Caçadores (23 BC), onde foi realizada a primeira parte da ação, para a conscientização sobre os perigos das doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, chikungunya e zika. "Tivemos o pronto atendimento da Décima Região Militar e esta luta não será vencida sem a mobilização e o esclarecimento das pessoas sobre os perigos da proliferação do mosquito. Esta batalha está acima de qualquer ideologia política, estamos unidos em defesa do Brasil", afirmou Camilo Santana.
A solenidade na 10ª Região Militar foi transmitida simultaneamente para quem estava na Praça do Ferreira, onde foi montado o cenário de uma casa, esclarecendo possíveis focos do mosquito. De passagem pelo local, o bancário Lindauberto Pereira recebeu as orientações das mãos do governador e afirmou que já está está fazendo a sua parte. “A gente leva daqui a consciência de que temos que fazer a nossa parte. A coletividade tem que agir inicialmente dentro de sua própria casa, eliminando os focos e garantindo a saúde das nossas famílias”, afirmou.
Na solenidade de abertura no 23o Batalhão de Caçadores (23 BC), o governador destacou que a luta contra o Aedes aegypti é uma questão de segurança nacional. Na ocasião, Camilo Santana sancionou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que autoriza o Estado a entrar em imóveis que estejam fechados ou onde haja resistência dos proprietários. “Não adianta o Estado fazer tudo que lhe cabe, se uma residência não fizer a sua parte. Estamos trabalhando para convencer as pessoas da importância de fazer suas ações, mas se não for possível, agora temos o respaldo da lei”, afirmou.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, veio representando a presidenta Dilma Rousseff e destacou que o Estado do Ceará está sendo referência também na prevenção ao mosquito. "Estou vendo o trabalho que está sendo liderado no Ceará pelo governador Camilo Santana, mais um exemplo para o Brasil que deve ser seguido. Estado, municípios e a União já estão unidos. Nossa principal parceira deve ser a população”.
(Governo do Ceará)

Últimas notícias