quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Guimarães e Camilo se reúnem com ministros para atrair investimentos para o Ceará

Foto: Divulgação

O deputado federal José Guimarães e vice-presidente nacional do PT acompanhou o governador eleito do Ceará, Camilo Santana (PT), durante intensa agenda nos ministérios nesta quarta-feira (26). Guimarães foi o articulador das visitas ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, e da Secretaria Especial da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Pelo peso político que possui na Esplanada dos Ministérios, Guimarães deve se tornar o elo entre os governos Dilma e Camilo.
Pela manhã, o governador eleito participou de um café da manhã com a atual bancada cearense no Congresso Nacional. Entre as preocupações de Camilo está o custeio da Saúde, especialmente pela expansão dos serviços pelo interior do Estado, com a criação de novas UPAs e hospitais regionais, da Educação, garantindo a expansão do Ensino Integral e Técnico, e da assistência social direcionada à faixa da população cearense mais vulnerável.
Com a expectativa de um orçamento curto logo no primeiros ano de governo, Camilo foi à Brasília pedir aos parlamentares para que destinem emendas individuais e de bancada para projetos de interesse do governo estadual, como Cinturão das Águas. Sobre a questão hídrica, o governador eleito já demonstrou bastante preocupação e chegou a declarar durante entrevista que reza todos os dias por uma boa quadra invernosa no próximo ano.
Além dos hospitais regionais do Cariri, da Região Norte e do Sertão Central, que está prestes a ser inaugurado, está prevista a construção de um hospital para Região Metropolitana e para o Vale do Jaguaribe. Ainda integra o plano de governo de Camilo a construção de pelo menos uma UPA em todos os municípios cearenses com mais de 50 mil habitantes e a abertura de mais seis policlínicas em Fortaleza, em parceria com a Prefeitura.
Em resposta às demandas do governador eleito, o ministro reconheceu o investimento feito pelo Ceará na Saúde nos últimos oito anos. Segundo ele, as Policlínicas do Estado, que hoje são mantidas apenas com recursos do Tesouro do Estado, servirão como modelo para o Programa Mais Especialidades, que será implementado pela presidenta Dilma a partir de 2015, e isso permitirá mais repasses para custeio.
Os dois devem se reunir mais uma vez na próxima semana, para fazer uma avaliação dos repasses e definir como e onde podem ser ampliados os investimentos da União. Para o novo encontro, equipes técnicas, do ministério e do governo estadual, serão destacadas para traçar os próximos passos.
(Com informações da Assessoria do deputado José Guimarães)

Últimas notícias