terça-feira, 18 de setembro de 2018

Criado no Cariri, app Ecomapss será lançado no Parque do Cocó, em Fortaleza


O projeto Ecomapss, um aplicativo de mapeamento ambiental para unidades de conservação, estará disponível para visitantes do Parque do Cocó, em Fortaleza, a partir da próxima semana. O lançamento oficial da iniciativa será realizado às 8h30 hna sexta-feira, 21, em que é celebrado o Dia da Árvore. O aplicativo foi criado por estudantes e professores do campus de Crato do IFCE.

Na ocasião, acontece uma caminhada com um grupo do Instituto dos Cegos, que testará o app que garante acessibilidade para pessoas com deficiência visual, auditiva e com mobilidade reduzida. As placas com os códigos estão disponibilizadas em braile, com sinalização em libras e sonorização, além de colocadas a um metro de distância do solo.

O Ecomapss disponibiliza informações e curiosidades sobre fauna, flora e outros pontos de interesse das unidades de conservação beneficiadas pelo projeto. Para ter acesso a nome científico, origem e utilidades de uma planta, por exemplo, basta o visitante fazer o download do aplicativo na playstore – depois de baixado, ele funciona offline – e apontar o celular para o código QR que está na placa de identificação de cada um dos pontos mapeados. No Cocó, são 58 pontos mapeados, entre plantas, pontos históricos e animais.

Criado por professores e estudantes do campus de Crato do IFCE, a iniciativa vem crescendo e se espalhando pelo Ceará, graças a uma parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Em janeiro, o app foi lançado no Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato, e, em setembro, começou a funcionar também na Área de Relevante Interesse Ecológico das Águas Emendadas, em Tauá, em uma parceria com o campus do IFCE no município. Depois do lançamento no Cocó, a equipe do projeto realizará o levantamento florístico do Parque Botânico, em Caucaia.

O app pode ser uma ferramenta valiosa para ações de educação ambiental. Além de informar os visitantes, é também fonte de pesquisa. Segundo os professores responsáveis pelo projeto, iniciativas do tipo ajudam despertar para a importância do aprendizado sobre a diversidade da flora nativa e apoiar projetos de educação ambiental, unindo meio ambiente e tecnologia.

SERVIÇO
Lançamento do ECOMAPSS
Quando: Dia 21 de setembro de 2018, às 8h30
Onde: Parque Estadual do Cocó, na Avenida Padre Antônio Tomas, s/n, Fortaleza/CE.

Últimas notícias