quinta-feira, 12 de abril de 2018

Educação debate em fórum Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente


A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) realizou ontem (quarta-feira, 11), o primeiro Fórum Municipal do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). O fórum discutiu o tema Sistema de Garantias de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescentes e contou com palestras da Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, do Promotor da infância e Juventude, Dr. Flávio Corto Pinheiro de Sousa e da Psicóloga Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest),  Fernanda Cândido.
Para o Prefeito Arnon Bezerra, o Município tem a reponsabilidade de zelar por suas crianças para que cresçam bem educadas e com mais oportunidades de desenvolvimento para que, ao crescerem, possam construir uma sociedade mais digna. “Temos a responsabilidade de saber que a criança tem que viver o seu momento de infância com toda a intensidade, para que mais tarde possa assumir a responsabilidade de cada etapa que a vida venha lhe cobrar”, ressalta o Prefeito.
Parceria
No início do ano passado, começou uma grande parceria para garantir esses direitos, através da criação de uma rede inter setorial envolvendo as Secretarias de Educação (Seduc), Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e Secretaria de Saúde (Sesau) para que sejam desenvolvidas ações nas escolas, nos Cras e Creas. “Conhecemos os problemas e temos os equipamentos para nos ajudar a solucioná-los. O grande desafio do Peteca é fortalecer a rede inter setorial para que a exploração do trabalho infantil e do adolescente seja minimizada, já que a total erradicação é algo muito difícil para os dias atuais”, comenta Fátima Teixeira.
A Coordenadora do Peteca em Juazeiro do Norte e técnica da Seduc, Fátima Teixeira, explica que é um dever da família, da sociedade e poder público trabalhar para garantir o direito da criança e do adolescente e que essa é uma grande luta do Programa. Ela explica ainda que a exploração do trabalho infantil e adolescente é algo que está incutido na cultura do povo e que o trabalho do Peteca traz resultados a longo prazo. Ele consiste na Educação das pessoas, tanto os pais de hoje, como os pais do futuro que são as crianças que hoje são protegidas pelo programa.
Socialização
A Secretária Maria Loureto de Lima explica que o Peteca busca orientar os alunos e suas famílias esclarecendo que o trabalho infantil impede o crescimento saudável da criança e que ela possa dedicar mais tempo aos estudos, prejudicando a sua socialização. “Fazemos esse trabalho de forma preventiva e atuando em situações que observamos. Esse é fórum de bastante importância, pois estamos preparando uma geração”, ressaltou a Secretaria Maria Loureto.
Peteca completa 10 anos
O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) foi criado há dez anos no Ceará e já está presente em vários estados do Brasil. Fátima Teixeira lembra que Juazeiro do Norte aderiu ao programa quando ele logo foi criado e, hoje, é um programa da Seduc que atua na educação, prevenção, conscientização e combate ao trabalho infantil. No Município trabalha de forma integrada entre as escolas, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e outros equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e da Secretaria da Saúde (Sesau).
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias