terça-feira, 18 de setembro de 2018

Escolas municipais de Juazeiro do Norte superam metas do Ideb 2017


Escolas de Juazeiro do Norte superam as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), no que se refere a melhoria da qualidade da educação no Ensino Básico, medido através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ao todo, foram analisadas 36 escolas da rede municipal de ensino, das quais 26 tiveram a meta alcançada, totalizando 72,22%.
Dessas 26, quinze unidades superaram as metas para o ano de 2017, sendo que 8 delas já alcançaram a meta estabelecida para o ano de 2019 e 7 escolas já alcançaram a meta para o ano de 2021. Muitas já fazem parte do Programa Escola Integradora.
A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) destaca que essa é a primeira vez que escolas do Município atingem resultados tão satisfatórios. Os resultados envolvem escolas que ofertam as séries iniciais e finais do ensino fundamental.
Para a Secretária de Educação Maria Loureto de Lima, o resultado alcançado se deve a um forte investimento por parte do Município em Capacitações, reformas das escolas e aquisição de novos equipamentos, como no caso das cantinas e materiais como armários, carteiras, e outros de fundamental importância para que se aconteçam as aulas com mais qualidade e conforto. Maria Loureto destaca ainda as formações para gestores, mediante parceria com a Fundação Lemman e Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Para as escolas que não atingiram as metas estabelecidas pelo MEC, a Seduc busca dar uma atenção diferenciada. A secretária explica que uma das ideias é que as escolas com bons resultados possam acolher e apoiar as que precisam melhorar seus índices, fornecendo sugestões de atuações e contribuindo de forma efetiva.
Na última sexta-feira, 14, a Seduc reuniu no Instituto Juazeiro de Educação Superior (IJES), gestores das escolas que precisam melhorar seus indicativos para orientar e traçar planos que possam auxiliar no desenvolvimento dessas unidades de ensino. “Nós teremos mais frequência com assistência técnica, e nos sábados letivos daremos reforços para as turmas do 8º e 9º ano. Estamos satisfeitas porque os professores estão acolhendo nossa sugestão”.
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi formulado para medir a qualidade do aprendizado em nível nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população, por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

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