sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Expectativa de vida do cearense sobe para 73,8 em 2016

Em 2016, mais de um milhão de idosos viviam no CearáO Ceará ficou em terceiro lugar entre os estados do Nordeste com a maior expectativa de vida. Em 2016, os cearenses viviam até 73,8 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no último dia 1º. Em 2015, os moradores do estado vivam até 73,5 anos.
O campeão da região Nordeste foi o Rio Grande do Norte, com 75,7, ainda abaixo da média nacional, que foi de 75,8 anos. Em segundo lugar, vem Pernambuco, com 73,9 anos. O Maranhão ficou em último lugar na região e no Brasil, com 70,6 anos.
Com a expectativa de vida subindo no Brasil, o número de idosos também está crescendo. No Ceará, eram 8,9 milhões de pessoas vivendo no estado em 2016 - desses, 1,2 milhão era de pessoas com 60 anos ou mais.
O pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE - FGV) Bruno Ottoni acredita que o crescimento da população idosa está acelerado e que isso pode causar problemas no setor previdenciário. “À medida que o País for envelhecendo, a tendência é que a situação da previdência se torne calamitosa. Realmente, o Governo Federal vai ter muita dificuldade em fechar suas contas.”
A previsão do Governo Federal é de que o déficit nacional com a previdência para 2017 seja de mais de R$ 181 bilhões. No Ceará, os gastos com pagamento de aposentadorias ficaram em R$ 3 bilhões no ano passado. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o crescimento nas despesas previdenciárias em dez anos foi de quase 57% com inativos.

Gastos
Para Bruno Ottoni, as despesas com o benefício podem causar um colapso no sistema. “Nossa previdência hoje consome uma quantidade absurda de recursos do governo e nós ainda somos um País jovem. A nossa transição demográfica será muito acelerada. O que a França fez em 100 anos, e alguns outros países europeus também fizeram em muitos anos em termos de transição demográfica ou velocidade de envelhecimento, nós faremos em 20 anos.”

O Governo Federal vem ensaiando votar a reforma da Previdência desde o meio do ano. A previsão é de que ela seja votada ainda em dezembro, mas é preciso que haja 308 votos favoráveis para que seja aprovada.

Últimas notícias