bnb

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Mostra Sesc Cariri de Culturas começa nesta sexta, dia 10

Arte e cultura popular estarão na Mostra Sesc

Considerado como um dos maiores projetos de difusão das artes no país, a Mostra Sesc Cariri de Culturas chega a sua 19ª edição como referência de intercâmbio e oportunidades. De 10 a 14 de novembro, cerca de 2.500 artistas integram uma programação com mais de 260 atividades culturais gratuitas, distribuídas em 28 cidades da região Sul do Ceará, com expectativa de público de mais de 200 mil pessoas. A programação completa está disponível no site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc Cariri”, disponível para Android e iOS.
As apresentações são divididas entre as linguagens de literatura, música, artes visuais, audiovisual, artes cênicas e tradição, além dos momentos de formação e intercâmbio com o Seminário Arte e Pensamento e a Feira Popular de Cultura.
Outro ponto esperado da Mostra são os shows musicais. Neste ano, Lenine (10/11 - Crato), Erasmo Carlos (11/11- Barbalha) e Paralamas do Sucesso (14/11 – Juazeiro do Norte), entre outros garantem animação.
Das quatro regiões do Brasil chegam os 75 trabalhos selecionados, sendo 34 do Sudeste, 27 do Nordeste, 9 do Sul e 5 do Centro-Oeste. A presença de artistas de 14 estados reforça a pluralidade e capilaridade da Mostra. O Ceará está representado por 74 artistas, que desenvolvem 24 atividades, destes 19 artistas são da região do Cariri cearense. Isso, sem contar os demais brincantes dos grupos de tradição locais.
Com exceção dos 106 grupos de tradição popular e artistas convidados para os grandes shows, os grupos que integram a programação foram selecionados via edital, por meio de um processo de curadoria. Ao todo, a Mostra recebeu um total de 3.244 inscrições de projetos, superando em 41,13% ao número de grupos inscritos no ano passado (1.857).
Artistas da região farão parte da Mostra Sesc 2017

O presidente da Fecomércio – CE, Luiz Gastão Bittencourt, reforça a importância de mais uma edição da Mostra. “Neste ano de 2017, chegamos aos 19 anos de Mostra Sesc Cariri de Culturas. O público da região e os milhares de visitantes ganham com esse amplo acesso às diversas linguagens artísticas, disponíveis em espaços públicos, de maneira gratuita e para todas as idades”.
Novidades
Como uma das novidades deste ano, a temática da Sustentabilidade ganha espaço em uma programação especial com o “Pensando Verde na Mostra”. Escolha, troque, plante, compartilhe, cuide e desfrute é o caminho proposto para que o público possa contribuir com a destinação correta de materiais recicláveis.
Funciona assim, o público leva até um dos pontos da campanha (Crato/Juazeiro do Norte) garrafas pet e latas de alumínio, troca pela participação em uma vivência de replantio, ganha uma muda de planta (ornamental, florestal, medicinal ou hortaliças), recebe orientações para os cuidados, registra o plantio em suas redes sociais, desfruta de sua contribuição para a sustentabilidade e ainda pode participar de uma vivência de replantio.
Outra iniciativa é a implantação do “Sebo Colaborativo” na Feira de Literatura, que reforça a importância da leitura e de compartilhar e trocar livros. A atividade acontece na Praça da Sé no Crato e qualquer pessoa pode levar sua obra que já está esquecida no fundo da prateleira e sair do espaço com novas leituras a se fazer.
Para além do espaço de apresentações, a Mostra Sesc Cariri de Culturas tem como objetivo ampliar a formação de artistas e comunidade com a realização do Seminário Arte e Pensamento. A atividade acontece nos dias 13 e 14/11, com o tema “O visível e o invisível na Cultura e na sociedade brasileira”, reunindo diversos teóricos brasileiros que compartilham e propõem reflexões no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, no Crato.
Complementando ainda mais a grade de atividades, a Feira Popular de Cultura, acontece de 11 a 13/11, na Praça José Geraldo da Cruz (Praça da Estação), sendo um espaço de fomento à economia criativa e à produção dos artesãos locais. No local o público pode visitar o stand do cordelista, do xilogravurista, do violeiro, entre outros. Ainda há um espaço para apresentações diárias de artistas populares das mais variadas vertentes.
Serviço:
19ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Período: 10 a 14 de novembro
Local: Região do Cariri (Polos Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha)

Programação: Site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc Cariri”, disponível para Android e iOS