quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Crato investe em ações inclusivas com curso de Libras

Proporcionar a população o acesso à linguagem brasileira de sinais (Libras) e promover a inserção de deficientes auditivos, tornando o município do Crato uma cidade inclusiva são os objetivos principais do projeto que a Prefeitura Municipal vem desenvolvendo com a oferta do curso de Libras, que acontece na Biblioteca Municipal do Crato, no período de 06 a 10 de novembro.

O curso oferecido gratuitamente pela Secretaria de Cultura disponibilizou 20 vagas, onde os participantes são introduzidos ao universo dos sinais adquirindo um vocabulário básico para conversação, compreendendo as especificidades da língua, assim como o alfabeto e numerais, membros familiares, sinais relacionados a meios de comunicação, dinâmica e atividades de integração com a comunidade surda. 

De acordo com o professor Paulo Oliveira, que ministra o curso, o foco principal é despertar o interesse das pessoas em aprender e ensinar a língua. Ele comemora o bom aproveitamento por parte dos alunos e ressalta que a secretaria já planeja um próximo curso devido a grande procura. “Acredito que nos próximos anos o ensino de Libras deve fazer parte do ensino fundamental, por ser a segunda língua do país e extremamente necessária para a inclusão da população com deficiência auditiva”, comenta.

A iniciativa atende à diretriz da gestão do prefeito Zé Ailton Brasil, no sentido de promover a acessibilidade em todos os aspectos e reduzir as barreiras de comunicação entre ouvintes e surdos. A meta da Prefeitura do Crato é ampliar ainda mais essas ações e garantir que mais pessoas possam participar da formação, reforçando assim, a política de inclusão social do município.

Últimas notícias