bnb

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Uece entre as 10% melhores instituições do mundo no Webometrics Ranking

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) está entre as 10% melhores no ranking mundial do Webometrics Ranking of World Universities, dentre 28.854 instituições avaliadas. Está ainda entre as 5% mais bem colocadas no ranking da América Latina, do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) e das IES brasileiras.
O Webometrics apoia, principalmente, iniciativas de acesso aberto de publicações científicas e de outros materiais acadêmicos na internet, ranqueando o desempenho global e a visibilidade das instituições. Na Uece, muitas dessas publicações são realizadas nos sites dos Programas de Pós-Graduação, e ainda em outras páginas eletrônicas, tornando possível seu acesso livre por meio de buscas no Google.
A Uece ocupa, no Webometrics, a 2ª posição entre as universidades estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, depois da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É ainda a 2ª do Ceará, depois da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O ranking é publicado a cada seis meses pelo Cybermetrics Lab, que pertence ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha, ligado ao governo espanhol e dedicado ao fomento da investigação científica e tecnológica.

O Webometrics utiliza os seguintes indicadores:

• Presença (tamanho): número de páginas do domínio principal da instituição. Incluídos todos os subdomínios que compartilha o domínio principal e todos os tipos de arquivos como documentos em PDF;
• Impacto (visibilidade): número das redes externas (sub-redes) originando links para as páginas da instituição;
• Abertura (transparência): número de citações;
• Excelência: número de artigos entre os 10% mais citados em 26 disciplinas.