terça-feira, 19 de setembro de 2017

Resolução que amplia prazo para pagamento de dívidas rurais é apresentado a produtores no Cariri

O Banco do Nordeste reúne produtores rurais de municípios da Região do Cariri, nesta sexta-feira, 22 de setembro, em Barbalha, para apresentar a Resolução 4.591 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que amplia o prazo para renegociações de dívidas de crédito rural contratadas de janeiro de 2012 a dezembro de 2016, além de reforçar a divulgação da Lei 13.340. O evento será realizado no Cine Teatro Neroly Filgueira Sampaio, rua Dom Pedro II, s/n, Centro, às 8h.
Diretores e superintendentes do BNB estarão presentes para dar detalhes da Resolução 4.591, que estabelece o benefício para produtores rurais em locais onde foi decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública em decorrência da estiagem. Parceiros institucionais e autoridades dos municípios da região também estarão presentes.
As operações de crédito em atraso contratadas entre 2012 e 2016 podem ser renegociadas com prazo de pagamento até 2030 e carência até 2021. A medida vale para toda a área de atuação do BNB, que inclui o Nordeste e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Mais de 95% dos beneficiados com a Resolução são agricultores familiares, mini ou pequenos produtores.
“Mais de mil municípios decretaram estado de calamidade e emergência por conta de estiagem, o que atesta a importância da Resolução em benefício dos produtores rurais que tanto sofreram com as perdas de suas safras nos últimos anos. A medida do CMN permitirá que os produtores regularizem seus financiamentos com os bancos e possam voltar a produzir, obter novos créditos e, principalmente, voltar a ter uma melhor condição de vida para si e suas famílias”, afirma o presidente em exercício do Banco do Nordeste, Romildo Carneiro Rolim.
Em 2016, foi publicada a Lei 13.340, que permite a regularização das dívidas contratadas até 2011. Aproximadamente 70 mil agricultores e pecuaristas da área de atuação do Banco do Nordeste já renegociaram créditos em atraso e tiveram descontos de até 95% em caso de liquidação. No Ceará, mais de 20 mil operações foram regularizadas, o que corresponde a R$ 508 milhões entre liquidações e repactuações, referentes a financiamentos contratados até dezembro de 2011.
Os produtores rurais com dívidas contratadas entre 2012 e 2016 devem procurar suas agências de relacionamento do Banco do Nordeste para efetivar a renegociação.
(Assessoria do BNB)

Últimas notícias