segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Prefeitura de Fortaleza lança plataforma Professor Online para modernizar a rotina docente


A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), lançou, nesta segunda-feira (25), a primeira versão da plataforma Professor Online. O sistema digital marca um novo passo na modernização da Rede Municipal de Ensino, reunindo em um só ambiente virtual recursos de planejamento, registro de frequência, acompanhamento pedagógico e integração com o Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor).

A novidade é fruto de uma construção coletiva com os professores que participaram de encontros de escuta ativa, sugerindo melhorias e indicando prioridades. Muitas dessas contribuições já foram incorporadas à ferramenta, que permite, por exemplo, que coordenadores acompanhem e validem conteúdos e planejamentos, fortalecendo a colaboração nas escolas.

A plataforma será implantada de forma gradual e por adesão, permitindo ajustes permanentes. Além da versão web já disponível, um aplicativo com funcionalidades offline será lançado ainda neste semestre.

“O Professor Online foi pensado para facilitar o dia a dia do professor, integrando funções, otimizando o tempo e garantindo mais condições para que ele planeje, acompanhe e inove em sala de aula. É uma iniciativa que moderniza a prática pedagógica e nasce com a marca da participação dos docentes”, afirma o secretário da Educação de Fortaleza, Idilvan Alencar.

Para o coordenador da Tecnologia da Informação e Comunicação da SME, Bruno Barros, a participação dos professores foi essencial. “As sugestões da Rede possibilitaram avanços importantes, como a integração entre perfis, melhorias no planejamento e maior agilidade na visualização da frequência dos alunos. A cada etapa, buscamos alinhar a ferramenta às necessidades reais da escola”, explica.

“Este projeto não é uma ferramenta imposta, mas uma construção coletiva, que seguirá crescendo conforme as necessidades da Rede. O envolvimento dos professores e coordenadores é o que garante que o sistema tenha sentido e resultado”, reforça Osvaldo Negreiros, coordenador do Ensino Fundamental da SME.

Para apoiar o uso da nova ferramenta, foi criado vídeo tutorial e um canal exclusivo onde os profissionais da Rede podem esclarecer dúvidas e encaminhar sugestões de melhorias. O contato pode ser feito pelo e-mail coteci@educacao.fortaleza.ce.gov.br.

Últimas notícias