![]() |
Divulgação/SCMS |
Com foco na gestão proativa da qualidade e segurança do cuidado do paciente, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral iniciou encontros curtos e diários chamados Safety Huddles com duração média de 10 a 15 minutos. Equipes multidisciplinares se reúnem com o objetivo de melhorar a comunicação, identificar e gerenciar riscos e prevenir incidentes, promovendo assim a segurança do paciente. O foco é na comunicação de preocupações, permitindo que compartilhem informações cruciais sobre o trabalho do dia anterior e as preocupações para o dia atual.
A diretora assistencial da Santa Casa, Maria de Lourdes Santos Rocha, destaca a relevância da iniciativa para o fortalecimento da cultura de segurança. “O Safety Huddle é uma reunião rápida em que discutimos segurança, identificamos riscos, revisamos eventos recentes e definimos ações preventivas. Esses encontros já fazem parte da nossa rotina diária e se tornaram momentos valiosos de alinhamento, troca de informações e fortalecimento do trabalho em equipe, sempre com foco na segurança e qualidade do cuidado. Mais do que um encontro, é um passo diário na construção de uma cultura de segurança ativa, onde todos estão atentos e preparados para agir”, afirma.
As reuniões acontecem junto aos quadros de Kanban instalados nas enfermarias da instituição. A ferramenta visual de organização de fluxo de trabalho é utilizada especialmente nos setores de internação, com o objetivo de reduzir o tempo de permanência dos pacientes, otimizar a ocupação dos leitos e agilizar os processos assistenciais.
Funcionando como um "semáforo" da assistência, o Kanban sinaliza por cores o andamento da previsão de alta dos pacientes: vermelho indica aqueles que ultrapassaram a previsão inicial; amarelo, os que estão próximos da data estimada de alta; e verde, pacientes com previsão dentro do prazo. Essa gestão visual permite à equipe multiprofissional uma percepção rápida da situação de cada paciente, facilitando a priorização dos casos que demandam maior atenção.
Para o gerente de qualidade e eficiência hospitalar da Santa Casa, Joaquim Ismael, a implantação do Kanban representa mais um avanço rumo à excelência na gestão das unidades. “O objetivo é aproximar cada vez mais a data prevista da alta com a data efetiva, reduzindo o tempo médio de permanência e os custos associados à internação. Mais do que uma metodologia, ferramentas como o Kanban contribuem diretamente para a construção de uma cultura de eficiência nos processos e na redução de desperdícios”, explica.