sábado, 31 de julho de 2021

Missão Velha, Pedra Branca e Martinópole escolhem seus prefeitos neste domingo (1/8)


Neste domingo, 1º de agosto, os eleitores dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca irão às urnas para escolher os novos prefeitos e vices. O horário de votação será o mesmo das eleições de 2020, das 7h às 17h. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o órgão trabalha para que as eleições suplementares nesses municípios ocorram de forma organizada e segura para todas e todos. Os protocolos sanitários definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com médicos e especialistas, serão seguidos no dia da votação.

Para garantir a ordem pública, a tranquilidade no dia do pleito e a segurança dos eleitores e colaboradores, os juízes eleitorais das Zonas de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca assinaram portarias para disciplinar a venda de bebidas alcoólicas.

Ao todo, 69.012 eleitores devem votar nas urnas eletrônicas das 254 seções eleitorais, distribuídas nos 116 locais de votação dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca. Nos três municípios, mais de 2000 pessoas estão envolvidas em todo processo eleitoral: são mesários, auxiliares de eleição, delegados de prédio, magistrados, promotores eleitorais, terceirizados, servidores das Zonas, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do TRE, e policiais.

O eleitorado apto a votar, nas eleições suplementares dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca são os que solicitaram alistamento, transferência e revisão até o dia 3 de março de 2021 (151 antes das eleições).

Martinópole – 9.347 eleitores(as), que votarão em 33 seções, distribuídas em 9 locais;

Missão Velha – 27.602 eleitores(as), que votarão em 92 seções, distribuídas em 36 locais; e

Pedra Branca – 32.063 eleitores(as), que votarão em 129 seções, distribuídas em 71 locais.


Veja os candidatos ao pleito

Martinópole

1. Coligação “Por um Martinópole cada mais forte” – candidato a prefeito: Francisco Ediberto de Souza (nome na urna: Betão do James Bel)/vice: Filipe Félix Sousa;

2. Coligação “A Esperança do povo é a nossa força” – candidato a prefeito: Francisco Fontenele Júnior (nome na urna: Junior Fontenele) /vice: Joe Hallyson Aguiar Silva.


Missão Velha

1. Coligação “A Esperança do Povo” – candidato a prefeito: Luiz Rosemberg Dantas Macedo Filho (nome na urna: Dr. Lorim)/ vice: Rodrigues Roberto;

2.  Coligação “Unidos pela vontade do povo” – candidata à prefeita: Maria das Graças da Silva (nome na urna: Fitinha)/ vice: Tião Fechine.


 Pedra Branca

1. Coligação “Eu Acredito” – candidato a prefeito: Antonio Menezes de Souza (nome na urna: Padre Antônio) / vice: Joaquim Alberio Feitosa;

2.  Coligação  “Juventude e Experiência para uma nova Pedra Branca” – candidato a prefeito: Matheus Pereira Mendes (nome na urna: Matheus Góis)/ vice: Francisco David Alves de Melo.


Apuração e totalização dos votos

A apuração dos votos nos três municípios será realizada nas sedes das respectivas Zonas Eleitorais.

A totalização de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca será realizada pelas Zonas Eleitorais respectivas e os resultados serão divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Divulgação dos Resultados

Para acompanhar os resultados das eleições suplementares, basta acessar o divulga.tse.jus.br ou fazer o download, do aplicativo Resultados (iOS e Android), nas lojas Google Play e App Store dos dispositivos móveis.

Aurora recebe retroescavadeira doada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional


Neste sábado (31), a gestão Marcone Tavares (PSD), recebeu em solenidade ocorrida em frente ao Paço Municipal, uma máquina retroescavadeira enviada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, a pedido do deputado federal Domingos Neto (PSD). Além do Prefeito Marcone Tavares, estiveram presentes no ato a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social Ana Lúcia Gonçalves, o secretário de transportes Valdir do Balneário o secretário de Agricultura Tatá Calixto, como também os vereadores Osasco Gonçalves, Sílvio Benício, Daniel Gustavo, Lucimar Fernandes e Yanne Marina. “Agora vamos dar ainda mais agilidade na conservação das nossas estradas rurais”, afirmou o prefeito Marcone Tavares.

Queiroz Filho destaca o potencial de desenvolvimento sustentável da região Sertão Central Sul


O deputado estadual Queiroz Filho (PDT) participou na última quinta-feira (29) abertura da I Conferência Regional de Resíduos Sólidos da região Sertão Central Sul, no município de Senador Pompeu. Na ocasião, o parlamentar destacou o potencial de desenvolvimento dos municípios que compõem a região.

"É louvável a iniciativa do Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul, o Codessul, presidida pelo amigo e prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro. O evento simboliza uma união pelo desenvolvimento sustentável que esses municípios possuem, com enorme potencial para a geração de emprego e renda", disse Queiroz Filho.

O evento contou com uma palestra do ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), com o tema "Desenvolvimento Sustentável e Oportunidades de Negócios no Sertão Central Sul". "Foi de grande aprendizado conferir tais relatos de alguém com tamanho conhecimento, que entende muito da dor do cidadão brasileiro, com o foco no crescimento econômico da região, na estruturação e potencialidades do que tem de melhor e mais moderno", relata Queiroz Filho.

Os municípios que compõem o Codessul são: Acopiara, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole.

Estiveram presentes também no evento o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão; deputados estaduais Salmito Filho, Osmar Baquit e Diego Barreto; o competente deputado federal e atual Secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Mauro Filho; e o deputado federal, Pedro Augusto Bezerra.

Programa InteliGentes estimula competências socioemocionais nas escolas municipais de Barbalha


A Secretaria de Educação de Barbalha tem promovido em parceria com o Instituto Aliança, a implantação do Programa InteliGentes na rede municipal de ensino. O objetivo é desenvolver atividades que potencializem aptidões e habilidades e estimulem as Competências Socioemocionais (CS) dos alunos.

 O Governo de Barbalha, que tem como uma de suas principais bandeiras, a educação, entende que só conteúdos não são suficientes, é preciso formar cidadãos integralmente. “O programa proporciona a aprendizagem sobre as emoções e o quanto elas influenciam nossas vivências, isso é de suma importância para a construção de relações mais saudáveis, de pessoas mais conscientes e uma sociedade mais justa e respeitosa”, afirma a secretária Jussara Luna.

No primeiro semestre de 2021, a Seduc implantou o programa nas escolas de Tempo Integral Édson Olegário e Maria Linhares, contemplando 603 alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Para isso, o Instituto Aliança realizou formações para professores e gestores das instituições.

De acordo com a gestora da pasta, a ideia é que todas as escolas do município tenham o programa ativo no segundo semestre.

Justiça Federal no Ceará retoma parcialmente atividades em Sobral e Maracanaú a partir desta segunda-feira, 2/8


Conforme as Portarias Conjuntas nº 1 e 2/2021, assinadas na quinta-feira, 29/07, as Subseções Judiciárias de Maracanaú e Sobral estão autorizadas a retomarem parcialmente suas atividades presenciais a partir desta segunda-feira, 2/8, de 8h às 16h30.

O retorno abrange os serviços necessários à realização de perícias no domínio dos Juizados Especiais Federais e de audiências perante as Varas Federais de qualquer competência, além de diligências a serem praticadas pelos oficiais de justiça.

O atendimento das partes e interessados ocorrerá de forma preferencialmente remota, por meio dos contatos listados no site da Justiça Federal no Ceará (JFCE), mantendo as demais orientações quanto ao trabalho remoto, acesso às instalações físicas, suspensão dos prazos dos processos físicos, plantão judicial, atividades dos oficiais de justiça, entre outras regulações, publicadas durante o período de regime de trabalho diferenciado instituído na 5ª Região e decorrente da pandemia de COVID-19, até ulterior deliberação do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

A retomada acontecerá conforme Plano de Retomada da Justiça Federal no Ceará, instituído por meio da Portaria nº 92/2020, da Direção do Foro, observadas as ações necessárias para prevenção de contágio pela Covid-19 no âmbito da Justiça Federal no Ceará.

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Pedro Bezerra segue em Brasília como deputado federal e trabalhando pelo Cariri



O deputado federal Pedro Bezerra permanece no cargo, mesmo com a decisão do ministro do STF Alexandre Morais, que nesta sexta-feira (30) aceitou a admissibilidade do processo contra seu mandato. Nesta fase julgada hoje de forma monocrática pelo ministro Alexandre Morais, não se julgou o mérito da questão (afastamento do cargo e perda dos direitos políticos). O caso agora segue para a corte do STF, para conhecimento e discussão dos termos do processo.

Desta forma, o Cariri continua contado com mandato do deputado Pedro Bezerra, em Brasília, pois o parlamentar não foi declarado inelegível. Portanto em 2022, independente do resultado do processo, terá condições de disputar uma vaga na Câmara Federal.

A defesa do deputado, se pronunciou nas redes sociais afirmando ter convicção de que o resultado será revertido no STF, uma vez que o parlamentar foi absolvido de todas as imputações que lhes foram feitas. Portanto, a decisão em si nada muda no quadro do processo, sendo uma decorrência normal e aguardada do próprio procedimento.

Nota de Esclarecimento

"O Deputado Federal Pedro Bezerra acredita e confia na Justiça Eleitoral, motivo pelo qual recebe com serenidade a decisão monocrática do Ministro Alexandre de Moraes.

No entanto, apresentará recurso ao Plenário destacando particularidades da causa que não foram avaliadas pelo Ministro Relator, as quais certamente implicarão na reforma da decisão pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral.

Além disso, é oportuno destacar que NÃO FOI aplicada a pena de inelegibilidade ao Deputado Federal Pedro Bezerra, de modo que ele poderá concorrer à reeleição do pleito de 2022 sem nenhum tipo de impedimento eleitoral", diz nota.

Demutran de Barbalha tem novo endereço


O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) da cidade de Barbalha mudou de endereço. O novo prédio está localizado na Rua Antônio Adriano Almeida, 144, bairro Santo Antônio (próximo ao Fórum de Justiça). A mudança é para melhor alocar servidores e viaturas do setor, além de proporcionar melhor qualidade no atendimento ao público.

O vice-prefeito, Everton Siqueira, representou o chefe do executivo, Guilherme Saraiva, durante cerimônia de apresentação do novo espaço, que para ele, “irá proporcionar mais agilidade na execução do trabalho dos agentes”, já que está localizado nas ruas centrais da cidade.

Além de mobília nova, os agentes de trânsito também receberam novos fardamentos, incluindo gandolas, coturnos, cinto de guarnição, apito, chapéu e boné. “Tudo foi comprado da melhor qualidade para proporcionar um melhor trabalho nas ruas. Cada fardamento possui identificação e os selos municipais que garantem a autenticidade do serviço”, afirmou o diretor do departamento, Pedro Bezerra.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Antônio Everardo, participou da entrega do novo equipamento.

Volta às aulas no Crato será dia 2 de agosro


 A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Educação, vem trabalhando com muita seriedade o plano de retomada das aulas para o segundo semestre do ano letivo de 2021.

O retorno das aulas está previsto para a próxima segunda-feira, 02 de agosto, ainda de forma remota e quando houver possibilidade voltará presencialmente tornando dessa forma híbrido. Seguindo sempre à risca as recomendações dos decretos municipal, estadual e da Organização Mundial de Saúde (OMS) em relação às normas de prevenção do novo Coronavírus.

No modelo remoto, os alunos participarão das aulas através de plataformas como o Google meat, que é uma ferramenta on-line e gratuita que auxilia professores, alunos e escolas com um espaço para a realização de aulas virtuais, os professores também farão vídeo-aulas explicativas, para que todos os alunos sejam atendidos.

A secretária municipal de Educação, Germana Brito, destacou a necessidade de retomada das aulas com cautela. "O retorno acontecerá com todos os cuidados necessários, atendendo as normas estabelecidas pelas autoridades em Saúde e seguindo o decreto municipal e estadual. O momento ainda requer bastante atenção, pois a pandemia não acabou", explica.

De acordo com a secretária, a gestão está elaborando um cronograma de adequação do plano de retomada que contempla todas as etapas de organização para o começo das aulas, incluindo reuniões e formações internas com servidores, e externas com a comunidade.

Nesta sexta-feira (30) a equipe da SME estará em reunião com o comitê do plano de retomada das aulas presenciais da rede municipal, para estudo e análise de algumas decisões. O comitê têm a participação de diversos segmentos como as secretarias de Saúde, Infraestrutura, Finanças, Procuradoria, Controladoria, CREDE, URCA, representante de professores, sindicato e do próprio gabinete.

Guimarães e lideranças políticas comandam plenária do Campo Democrático do Cariri neste sábado (31)


O deputado federal e vice-presidente nacional do PT, José Guimarães, participa da Plenária Regional do Campo Democrático na região do Cariri. O encontro acontece no Crato Tênis Clube, às 9 horas, amanhã (31). 

O evento tem como objetivos centrais discutir a conjuntura nacional, organizar a legenda na região, mobilizar apoiadores para o palanque de Lula em 2022 e apoiar a candidatura de Fitinha (PT) à prefeitura de Missão Velha, que passará por eleições fora de época neste domingo (1º).

A plenária reunirá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dirigentes sindicais e lideranças políticas da região. São esperadas, no máximo, 200 pessoas, em respeito ao decreto estadual em vigor. 

Entre as presenças petistas já confirmadas, estão as dos deputados estaduais Fernando Santana e Moisés Braz, ambos do PT; do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz; do presidente da Fetraece, Raimundo Martins; da candidata à prefeitura de Missão Velha, Fitinha.    

SERVIÇO

 -Plenária do Campo Democrático no Cariri

Local: Crato Tênis Clube (Rua Cel. Antônio Luiz, 1397 - Pimenta, Crato)

Horário: 9 horas

Data: sábado, 31/07/21

Heitor Freire faz balanço de sua gestão à frente do PSL


O deputado federal Heitor Freire (PSL/CE) divulgou carta aberta em suas redes sociais avaliando o tempo em que ficou à frente do PSL Ceará, entre os anos de 2018 e 2021. Com a intenção de fortalecer a oposição aos Ferreira Gomes no Ceará, o partido agora passará para as mãos do grupo político liderado pelo também deputado Capitão Wagner. Freire, no entanto, seguirá como presidente do diretório municipal de Fortaleza, vice-presidente da estadual e membro do Conselho da executiva federal do PSL. Confira na íntegra a carta aberta divulgada nesta sexta-feira (30):

"Com muita satisfação estou passando o comando do PSL Ceará para o Capitão Wagner. Entendo que, neste primeiro momento, ele não poderá assumir a presidência da sigla devido a janela partidária, mas acredito que, sob seu comando, o partido crescerá muito mais. Eu permanecerei, com muito orgulho, na vice-presidência estadual e como Presidente do PSL Fortaleza".


_Assumi o PSL Ceará em março de 2018, período em que o partido tinha muitas pendências na justiça. Regularizei toda a documentação pendente e as contas eleitorais, deixando a sigla apta para as eleições daquele ano, o qual saímos com resultado muito bem bem-sucedido, elegendo deputados no Ceará e o presidente da República. Em 2020 mostramos mais crescimento com a eleição de vereadores e vice-prefeitos no Estado._


_Deixo essa presidência com a cabeça erguida e com o sentimento de missão cumprida. Passo agora o comando para o meu amigo deputado federal e futuro governador do Ceará, Capitão Wagner, onde juntos vamos nos empenhar para aumentar nossa bancada na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Trazer esperança e dias melhores para nosso querido povo cearense é o que nos guia!_


_Obrigado a todos os correligionários pela confiança e apoio enquanto presidente estadual do PSL Ceará, foi uma honra e satisfação._

Receita paga hoje 3º lote da restituição do IR 2021; confira calendário


A Receita Federal começa hoje (30) a efetuar o pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021. O contribuinte já pode consultar o site da Receita Federal sobre o procedimento. O dinheiro deverá ser depositado na conta informada no ato da declaração do IR.

Durante a consulta, também será possível conferir se há pendências que impeçam o pagamento da restituição. Dessa forma, caso haja inconsistências, basta enviar uma declaração retificadora, corrigindo as pendências.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se por algum motivo o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

COMO CONSULTAR A SITUAÇÃO DA RESTITUIÇÃO?

Para consultar a situação da declaração, o contribuinte precisa estar cadastrado no portal do e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, onde também é possível gerar um código de acesso. 

Acesse o site da Receita Federal ou baixe o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS;

Clique na aba "Meu Imposto de Renda";

Em seguida, selecione a opção "Consultar Restituição".

No portal é possível verificar o pagamento de cotas mensais ao IR, imprimir Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs), assim como solicitar e alterar o débito automático para o pagamento. 

As restituições serão pagas em cinco lotes, assim como ocorreu no Imposto de Renda 2020. O primeiro lote foi depositado no dia 31 de maio. 

1º lote: 31 de maio 

2º lote: 30 de junho 

3º lote: 30 de julho 

4º lote: 31 de agosto 

5º lote: 30 de setembro

A Receita Federal espera concluir o pagamento de todas as restituições até setembro. "Esse é o maior lote já pago pela Receita Federal, tanto em valor quanto em quantidade de contemplados. O crédito bancário para 3.446.038 contribuintes será feito em 31 de maio, totalizando o valor de R$ 6 bilhões", diz a nota.

PRIORIDADE LEGAL DE RESTITUIÇÃO

Deste total, têm prioridade legal de restituição os contribuintes idosos, com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Implantação do Curso de Turismo debatida pela URCA e Prefeitura de Barbalha; vestibular acontece este ano


Com processo seletivo previsto para acontecer em outubro deste ano para a primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Regional do Cariri (URCA), foi realizada nesta quarta-feira, dia 28, reunião com representantes da administração superior da Instituição e a prefeitura de Barbalha, com o objetivo de dar os encaminhamentos para a implantação definitiva do curso, aprovado recentemente pelo Conselho Estadual de Educação.

O encontro aconteceu em Barbalha, com a presença do Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, o Vice-Reitor, Carlos Kleber de Oliveira, a Pró-Reitora de Extensão, Sandra Nancy, o Prefeito Guilherme Saraiva, e o Professor Josier Ferreira, entre outros participantes.

O curso irá funcionar inicialmente na escola Martiniano de Alencar, no largo do Rosário, em Barbalha, no período noturno. Segundo o Prefeito, formar e qualificar o trade turístico reforça um polo universitário de um campo estratégico. Ele destaca que a URCA terá um campus na cidade, e com isso abre a possibilidade de ampliação para atração de novos cursos.

O Reitor Lima Júnior afirma que serão destinadas pela Universidade 40 vagas anuais. Com isso, as provas do Processo Seletivo Unificado da URCA serão realizadas também em Barbalha, com concorrência para todos os cursos, inclusive para o que será em breve implantado no Município.

O novo curso amplia a possibilidade de fortalecimento do desenvolvimento regional pela oportunidade de qualificação de diversos segmentos e atores do trade turístico, que no Cariri e Centro-Sul assume amplas dimensões (turismo religioso, cultural, científico, ecológico, de lazer, de negócios, dentre outros).

Para o Reitor, o curso representa mais um importante projeto da URCA que ganha concretude e que terá seu ambiente de práticas pedagógicas de formação no rico patrimônio turístico, no território do Araripe Geopark Mundial da UNESCO, no Hotel Municipal do Caldas, além de um novo campus cujo projeto e garantias já avançam com apoio do Governo do Estado do Ceará, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Barbalha, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE) e de toda a comunidade acadêmica.

Ceará deve receber quase 320 mil doses de vacina contra Covid-19 neste fim de semana


Ceará deve receber quase 320 mil doses de vacina contra Covid-19 neste fim de semana. A informação é do governador Camilo Santa (PT) em publicação na manhã desta sexta-feira, 30, um dia após a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) afirmar que casos da variante delta foram confirmados em passageiros que chegaram a Fortaleza. 

De acordo com Camilo, deverão chegar 173.160 doses da Pfizer e 146.800 doses da vacina CoronaVac. Ainda não há confirmação do horário de chegada pelo Ministério da Saúde, que envia as doses. Até o momento, mais de cinco milhões de pessoas foram imunizadas no Ceará. "Seguimos na luta para vacinar toda a nossa população o mais rápido possível", afirmou Camilo. 

Nesta semana, três novos lotes de vacinas foram enviados ao Estado em três dias. O mais recente chegou na manhã da quarta-feira, 28, com 93.600 doses da vacina da Pfizer. Conforme Secretaria da Saúde (Sesa), os imunizantes estão destonados para a aplicação da primeira dose (D1) e da segunda dose (D2).

De acordo com a contabilização da Sesa, o lote previsto para este fim de semana será o 57º a chegar com vacinas contra a Covid-19 no Ceará. Até o momento, o Estado recebeu 6.542.868 doses.

Crise no transporte - Prefeito Glêdson pede aprovação do projeto de subsídio pela Câmara de Vereadores

 


O prefeito Glêdson Bezerra, por meio de suas redes sociais, falou sobre a paralisação parcial da Via Metro em Juazeiro. Explicou que, da parte do Município, as medidas estão sendo adotadas. Dentre elas, envio de projeto à Câmara de Vereadores, subsidiando as tarifas, e combate ao transporte clandestino, que gera "concorrência desigual", como alega a empresa. 

O prefeito acrescenta que não há como praticar aumento no valor das tarifas neste momento de pandemia, com desemprego em alta e população sem recursos. Buscou apoio junto ao Governador do Estado, que garantiu pagar a metade do subsídio. Diante disto, Glêdson Bezerra enviou à Câmara de Vereadores projeto subsidiando a outra parte mas, até o momento, a matéria não foi aprovada. Ele, inclusive, fez apelo à Casa, no sentido de que agilize a aprovação para evitar mais prejuízos aos usuários do transporte coletivo. 

O prefeito assegura que está empenhado em solucionar a questão de modo que a Via Metro continue operando e o  Município possa oferecer esse relevante serviço à população.

Nova empresa responsável pela limpeza urbana opera há 20 dias em Barbalha


O Município de Barbalha conta com nova empresa de gestão da limpeza pública. A Locar, de coleta e transporte de resíduos sólidos, foi contratada de forma emergencial, mas o processo licitatório já está em curso.

Com essa nova empresa administrando a limpeza urbana, os garis concursados foram realocados em outras funções dentro da Gestão, e novas admissões serão realizadas pela Locar. As contratações serão feitas pelo processo seletivo de 2020 e, posteriormente, pela empresa ganhadora do processo licitatório.

O Governo de Barbalha espera, com isso, sanar algumas demandas da população em relação à coleta de resíduos sólidos e levar mais qualidade de vida e saúde aos moradores. “Com certeza é um novo capítulo. Agora dispomos de caminhões mais novos e mais pessoal para agilizarmos e coordenarmos melhor esse serviço. E melhor, sem gasto adicional para o município”, afirmou o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente, Alex de Sá Barreto, enfatizou a importância dessa nova contratação para a população. “Os trâmites duraram seis meses, mas agora podemos dar início a um novo ciclo. Iremos iniciar também uma campanha de educação ambiental”, disse.

Crato volta a vacinar população de 30 a 59 anos, neste sábado (31)



Com a chegada de um novo lote de imunizante, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomará a vacinação da população de 30 a 59 anos, com a primeira dose. A vacinação acontecerá em modalidade drive-thru, na manhã do próximo sábado, 31 de julho, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

O agendamento aconteceu na tarde da última quinta-feira na plataforma Saúde Digital. Para a vacinação é obrigatório apresentar documento com foto, comprovante de endereço (nominal ou no nome de pais e cônjuges) e cartão do SUS.

Campanha solidária

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social também estará no parque com a campanha "Receba Vacina, Doe Amor", recebendo voluntariamente um quilo de alimento não perecível da população. Toda a doação é destinada às famílias cratenses em situação de vulnerabilidade.

Cadastro na plataforma Saúde Digital

A SMS convoca os cratenses que ainda não estão no Saúde Digital para realizarem o cadastro na plataforma (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Já no caso das pessoas que não têm acesso à internet ou possuem dificuldades em realizar seu cadastro, a Prefeitura atua diariamente com a busca ativa deste público, por meio das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), orientando sobre o cadastro no Saúde Digital, e disponibiliza as UBS's e os CRAS para ajudar no cadastro.

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Quixeramobim e Iguatu recebem comitiva do Pacto Contra o Coronavírus


A comitiva do Pacto Contra o Coronavírus no Ceará esteve em Quixeramobim e Iguatu nesta quinta-feira (29/07) para instalar postos de cadastro para vacinação. Em Quixeramobim, o ponto para cadastro foi aberto na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município. A CDL e o Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT) em Iguatu também iniciaram o trabalho de cadastramento da população. “É muito importante esse auxílio. Muita gente não tem acesso à internet ou tem dúvidas quanto ao preenchimento dos dados na plataforma Saúde Digital”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. 

O reforço das medidas contra a pandemia no interior do Estado é uma iniciativa da Assembleia Legislativa, Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Ceará (OAB-CE) e IDT. O Pacto Contra o Coronavírus é formado por 18 instituições. 

Em Quixeramobim, estiveram presentes os prefeitos da região, Cirilo Pimenta (Quixeramobim), Marcondes Jucá (Choró) e Ricardo Silveira (Quixadá), além dos deputados Osmar Baquit e Salmito Filho, e do Diretor da CDL Quixeramobim, Cirilo Vidal. Participaram em Iguatu, o prefeito Ednaldo Lavor, os deputados estaduais da região, Agenor Neto, Marcos Sobreira, Nizo Costa e Osmar Baquit, além da assessora especial do governador Camilo Santana, Janaina Farias. Pelas instituições parceiras, participaram o presidente do IDT, Vladyson Viana, e o presidente da CDL Iguatu, Francisco Luciano.

Desde a semana passada, a comitiva do pacto reforçou as medidas preventivas contra o coronavírus e potencializou o cadastro para vacina nos municípios de Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, Crateús, Tauá, Aracati, Morada Nova, Canindé, Baturité, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Camocim, Granja, Quixeramobim e Iguatu.

Uma nova Aurora - Gestão Marcone Tavares recupera estradas na zona rural


Em Aurora, a população vibra com o trabalho da nova gestão do prefeito Marcone Tavares (PSD), consertando estradas que estavam abandonadas há 12 anos.

Confira:



Uece desenvolve teste rápido para diagnóstico da Covid-19; resultado é disponibilizado em até cinco minutos


A Universidade Estadual do Ceará (Uece) segue com pesquisas científicas para contribuir, cada vez mais, no combate à Covid-19. Desta vez, o Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM/Uece) desenvolveu teste rápido e de baixo custo para diagnóstico da SARS-CoV-2, a partir da saliva ou de secreções nasais. O resultado do teste sai entre três e cinco minutos.

Atualmente, os testes padrão ouro para detecção da Covid-19 são realizados por RT-PCR, cujo processo é demorado, de elevado custo, com o envolvimento de pessoal qualificado. O teste desenvolvido pela Uece se provou tão eficaz quanto o RT-PCR, tendo vantagens econômicas e de aplicabilidade. A coordenadora do LBBM/Uece, professora Izabel Florindo Guedes, fala da praticidade e utilidade do teste.

“O teste desenvolvido na Uece poderá ser aplicado em crianças ou em pessoas, inclusive, à beira do leito. Basta pegar uma gotinha de saliva para fazer o teste. O método também é ideal para fazer triagem e monitoramento em grandes eventos, como as Olimpíadas, por exemplo, em que é preciso testar todos os participantes de forma rápida”.

O pesquisador do LBBM/Uece, Valdester Cavalcante Pinto Júnior, ressalta que a ideia surgiu a partir do desenvolvimento de outra pesquisa, em que é analisada a prevalência da Covid-19 em crianças, adolescentes e adultos em situação de educação remota pela rede municipal de ensino em Fortaleza.

“Quando fizemos o rastreamento das crianças como parte do estudo para o doutorado, recebemos algumas demandas das famílias: o teste era incômodo, caro, e demorava muito a sair o resultado. Foi a partir daí que os membros do Laboratório passaram a discutir a possibilidade de desenvolver um teste rápido, de custo mais barato e menos desconfortável para o paciente. Então, desenvolvemos esse teste, que já passou pelo estudo de bancada e que se provou tão eficaz quanto o RT-PCR”, explicou o pesquisador.

A invenção é uma técnica simples e não invasiva, que pode contribuir de maneira significativa no rastreio de pessoas infectadas, sejam elas sintomáticas, sejam assintomáticas. O teste deve, inclusive, contribuir com a elaboração de estratégias mais seguras para retomada das atividades sociais.

Além da vantagem de fornecer resultados de modo mais seguro, prático e simples, o teste oferece benefício também no processo de análise, pois não requer mão de obra extremamente qualificada. O teste pode ser utilizado não somente em laboratórios, mas também em locais de atendimento ao público ou em escolas, por exemplo.

Valdester explica como funciona: “Após a coleta da saliva, ela é colocada em uma membrana [suporte sólido] onde acontece sua dispersão. Em seguida, são sobrepostos a essa membrana os anticorpos do SARS-CoV-2 [causador da Covid-19]. O anticorpo reage com o antígeno e daí surge uma ‘marca’ nos testes dos pacientes que forem positivos”.

O também pesquisador do LBBM, Luiz Francisco Wemmenson Gonçalves Moura, revela a atual fase da pesquisa e fala sobre os próximos passos. “Foi feita a maioria dos testes em bancada. Infere-se, dessa avaliação, o fato de que o modelo se mostrou de alta sensibilidade e elevada especificidade. Já estamos em fase final de elaboração da redação para pedido de patente e, no momento, estamos escrevendo projeto para conseguir financiamento e aprovação do Comitê de Ética para validação clínica (provável que seja feito em um grande hospital aqui da capital)”.

São responsáveis pela invenção do teste os pesquisadores Valdester Cavalcante Pinto Júnior, Maria Izabel Florindo Guedes, Luiz Francisco Wemmenson Gonçalves Moura, Ana Cláudia Marinho da Silva, Daylana Régia de Sousa Dantas, Ney de Carvalho Almeida, Cícero Matheus Lima Amaral, Daniel Freire Lima, Arnaldo Solheiro Bezerra e Eridan Orlando Pereira Tramontina Florean.

Em Fortaleza - Vereador Didi Mangueira e secretários participam de entrega de Reforma e Ampliação de Escola em Tempo Integral no Bom Jardim


Na manhã desta quinta-feira, 29, o vereador Didi Mangueira (PDT), participou da entrega da reforma e ampliação da primeira escola em tempo integral da Regional V, do município de Fortaleza. Na ocasião estiveram juntos com o parlamentar, a secretária de Educação Dalila Saldanha, o secretário de Infraestrutura Samuel Dias e o secretário da Regional V, Moacir Soares.

A Escola Dom Antônio de Almeida Lustosa, localizada no Granja Lisboa, região do Grande Bom Jardim; atende cerca de 450 alunos do 6º ao 9º ano e foi toda reestruturada. Agora a instituição conta com laboratórios de ciências e matemática, sala de inclusão digital, auditório com capacidade de aproximadamente de 120 pessoas, além da expansão total do pátio de convivência.

O vereador declarou estar muito alegre com mais essa entrega da prefeitura de Fortaleza para os moradores da região do Grande Bom Jardim. "Esse equipamento é uma verdadeira conquista para nós moradores do bairro. O Dom Lustosa foi a primeira escola de tempo integral da região e isso graças a parceria entre a população local, o corpo docente, discente e o nosso mandato, que levou a solicitação ao Poder Executivo. Estamos muito felizes, essa entrega é motivo de muita comemoração", afirmou.

Secretaria de Saúde confirma identificação da variante Delta pela primeira vez no Ceará



A variante Delta da Covid-19 foi identificada pela primeira vez no Ceará. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), quatro viajantes oriundos do Rio de Janeiro, que foram testados no Aeroporto de Fortaleza, estavam contaminados com a mutação do novo coronavírus. 

A pasta recomendou que todas as pessoas presentes nos voos listados abaixo realizem quarentena de 14 dias. São eles:

Voo GOL 2021 de 19/7/2021 – Rio de Janeiro → Fortaleza

Voo LATAM 3383 de 20/7/2021 – Rio de Janeiro → Fortaleza

Voo AZUL 4763 de 21/07/2021 – Rio de Janeiro → Fortaleza

Os passageiros e tripulantes devem entrar imediatamente em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/CE) pelo número (85) 98724-0455 (das 9h às 17 horas) ou comparecer para realização do exame RT-PCR no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen). 

O local já possui a lista com os nomes das pessoas que estavam nas aeronaves.  

"A Sesa e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão realizando busca ativa na lista dos passageiros e tripulantes de três aeronaves vindas do Rio de Janeiro, onde estavam os quatro viajantes que testaram positivo para a variante originária da Índia", informou a pasta em nota. 

(Diário do Nordeste)

Juazeiro debate requalificação de vias e espaços ligados ao turismo religioso


A requalificação dos espaços que compõem o trecho identificado como roteiro da fé, em Juazeiro do Norte, foi tema de encontro realizado nessa quarta-feira, 28, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos – Semasp.

Devem ser beneficiadas vias que dão acesso à Igreja Matriz, ao Centro de Apoio ao Romeiro, à praça Padre Cícero, ao Memorial Padre Cícero e ao Anel Viário, bem como as pequenas ruas do entorno. O objetivo é melhorar o perfil urbano nesses locais, que recebem grande número de turistas e romeiros.

Participaram do encontro, os secretários da Semasp, Diogo Machado, de Infraestrutura, José Maria Pontes, de Cultura, Vandinho Pereira. Também estiveram presentes o padre Paulo de Lima, secretário de Turismo e Romaria, Wilson Soares, de Desenvolvimento e Inovação, e Eraldo Oliveira, superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente.

Sesc Ceará realiza residência em paleoarte


Manifestação que alia arte e ciência, a paleoarte consiste na reprodução visual da vida de animais pré-históricos por meio de esculturas e pinturas, dentre outras técnicas. Essas representações são feitas a partir da observação e da interpretação de fósseis e evidências científicas, com o objetivo de retratar, de forma fiel, o organismo extinto. E é justamente por meio da paleoarte que temos, hoje, a oportunidade de ver como eram esses seres e como eles viviam há milhões de anos. 

Como forma de apresentar para o público mais sobre o assunto, além de mostrar na prática o processo de criação, o Sesc Ceará vai realizar uma série de residências artísticas com Francisco dos Santos, que acontece em Juazeiro do Norte (09 a 13 de agosto), Crato (13 a 18 de setembro) e Fortaleza (08 a 12 de novembro). Na ocasião, os interessados vão ter a chance de participar de uma oficina para a confecção de réplicas de fósseis, em tamanho natural, que foram encontrados na Bacia Sedimentar do Araripe.  

As inscrições para a Residência Artística em Paleoarte em Juazeiro do Norte já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (88) 3512.3355 - Ramal: 241 e presencialmente na unidade, com mais informações pelo Instagram @shanaduatelie. As vagas limitadas a 20 participantes, com idade a partir de 16 anos, por ordem de inscrição. O único pré-requisito é possuir noção em escultura.   

As obras produzidas pelos alunos durante as residências artísticas vão fazer parte da exposição “Gigantes do Kariri - Um Voo pela Paleoarte”, que passará por Crato e Fortaleza, após ficar em cartaz de primeiro a 30 de julho no Sesc Juazeiro do Norte. Com curadoria de Edvânia Martins, a mostra traz obras de Francisco dos Santos que retratam os seres pré-históricos que habitaram a região há milhões de anos. 


SERVIÇO 

Residência Artística em Paleorate – Juazeiro do Norte 

Dia: 09 a 13 de agosto  

Horário: 18h30 às 21h30 

Local: Galeria de Artes do Sesc Juazeiro do Norte ( R. da Matriz, 227 – Centro) 

Inscrições: (88) 3512.3355 - Ramal: 241 e presencialmente na unidade 

Vagas: 20, por ordem de inscrição 

Classificação: 16 anos 

Justiça Eleitoral disciplina venda de bebida alcoólica no domingo (1/8), dia de eleição suplementar


Juízes eleitorais das Zonas de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca assinaram portarias para disciplinar a venda de bebidas alcoólicas nos respectivos municípios no dia da eleição suplementar, 1º/8. A medida tem o objetivo de garantir a ordem pública, a tranquilidade no dia do pleito e a segurança de eleitores(as) e colaboradores(as) envolvidos(as).

Missão Velha (16ª ZE)

O juiz Djalma Sobreira Dantas Júnior, por meio da Portaria nº 6/2021, proibiu a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, estabelecimentos congêneres e demais locais abertos ao público, no município de Missão Velha, a partir das 18h do dia 31 de julho de 2021 até as 17h do dia 1º de agosto.

Martinópole (25ª ZE)

O juiz eleitoral Hugo Gutparakis de Miranda, por meio da Portaria nº 11/2021 da 25ª ZE, proibiu a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, estabelecimentos congêneres e demais locais abertos ao público, independentemente de edição por parte da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará de ato nesse mesmo sentido no município de Martinópole, no horário compreendido entre 0h e 17h do dia 1º de agosto de 2021, dia da eleição.

Pedra Branca (59ª ZE)

Por meio da  Portaria nº 6/2021, o juiz eleitoral Adriano Ribeiro Furtado Barbosa proibiu a venda e o consumo de bebidas alcoólicas, no horário compreendido entre 0h e 18h do dia 1º de agosto, em bares, restaurantes, churrascarias, clubes, mercearias, mercados, lanchonetes, trailers, pizzarias e demais estabelecimentos abertos ao publico do município de Pedra Branca

Aprece doa Capacetes Elmos para o deputado Davi de Raimundão trazer ao Cariri


O deputado estadual Davi de Raimundão recebeu das mãos do seu colega parlamentar Walter Cavalcante dois Capacetes Elmos, equipamento idealizado e produzido no Ceará com resultados satisfatórios no tratamento da Covid. A doação foi feita pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e se destina ao hospital filantrópico de Aurora com o objetivo de salvar vidas de pacientes acometidos pela doença no Cariri

Ele destacou as articulações no âmbito da Assembleia na luta contra o coronavirus, citando o colega Walter Cavalcante e agradecendo ao mesmo. Davi Macedo estendeu ainda o sentimento de gratidão ao presidente da Aprece e prefeito de Chorozinho, Francisco de Castro Menezes Júnior, o “Júnior Castro”. Para o deputado, são atitudes que levam esperança ao povo caririense já que todos não pensam noutra coisa senão o fim da pandemia a qual já ceifou milhares de vidas e causou enormes prejuízos.

Juazeiro já aplicou quase 136 mil doses de vacina contra Covid-19


A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte - SESAU aplicou, até ontem (quarta-feira, 28), 135.849 doses da vacina contra a Covid-19. Deste total, 95.760 são referentes à primeira dose; 35.329 são de segunda dose; e 4.760 da vacina de dose única.

Durante esta semana, está havendo aplicação da primeira dose em pessoas de 35 a 59 anos, agendadas no Saúde Digital.

Já no próximo sábado, 31, haverá aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca, em pessoas de 60 a 64 anos, que tomaram a primeira dose entre 5 e 12 de maio. Para este grupo não é necessário o agendamento.


Governo de Barbalha debate Plano Plurianual com contribuição dos 17 ODS


Em reunião com representantes das secretarias municipais, o Governo de Barbalha promoveu na tarde da última sexta-feira, 23, o primeiro seminário para debater a elaboração do Plano Plurianual (PPA), tendo como diretrizes os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis norteados pelas Organização das Nações Unidas (ONU).

 Estão à frente do seminário as secretarias de Administração e de Desenvolvimento Econômico. A ideia é alinhar as estratégias de atuação para elevar os indicadores sociais no município, sobretudo nas áreas da educação, saúde, desenvolvimento socioeconômico e bem-estar. “A administração terá que trabalhar totalmente vinculado ao PPA. É a inclusão de um projeto grandioso que todos nós temos responsabilidade, como gestores e como cidadãos”, afirmou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Tiago Pereira.

 O primeiro passo da elaboração do plano é engajar todos os setores do Governo Municipal e parceiros. Para isso, está sendo formada a estrutura organizacional que irá coordenar as ações, ou seja, o Grupo de Trabalho (GT) que ficará responsável pela construção e revisão do PPA. O GT será o agente de ações, programas e projetos intersetoriais dentro da Gestão.

 O plano também visa a adesão da sociedade civil, setor privado, poder legislativo e a área acadêmica na união de esforços para alcance das metas estabelecidas. No dia 29 de julho haverá audiência pública para mais alinhamentos e planejamento de apresentação à Câmara municipal.

Movimento de advogados escolhe Sávio Aguiar para concorrer às eleições da OAB Ceará


O Movimento Unidos Pela Advocacia, formado por nomes reconhecidos na advocacia cearense e contrário a atual gestão da Ordem no Ceará, lança oficialmente o nome que vai encabeçar a disputa nas eleições da entidade, em novembro deste ano. O advogado Sávio Aguiar, atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados - Caace, é o pré-candidato deste movimento, numa tentativa de unir as oposições em torno de uma proposta concreta de valorização e defesa da advocacia.

As insatisfações com a atual gestão da OAB Ceará fizeram surgir ainda no início deste ano, o Movimento Muda OAB, composto por ex-aliados da base. Com a contribuição de colegas e a liderança de Sávio Aguiar, o grupo cresceu, se multiplicou e se transformou.

Após percorrer todo o Estado, Sávio agregou diversas lideranças em torno de um só projeto de reformulação, agora intitulado Unidos Pela Advocacia e encabeçado por ele na disputa das eleições da entidade, que acontecem em novembro deste ano. A pré-candidatura faz parte de projeto independente, com o objetivo de ser mais forte e altivo perante as instituições e a sociedade.

Fruto de uma ampla discussão com vários setores, ouvindo os colegas e suas dificuldades, diante do cenário que se apresenta no Estado, a escolha de Sávio Aguiar reflete os anseios de uma classe que se sente abandonada e desassistida por sua principal entidade representativa. "Percorremos todo o Ceará ouvindo os colegas e tanto na capital como no interior, o que mais ouvimos foram problemas e reclamações sobre a falta de atenção da OAB com os advogados e omissão na defesa das prerrogativas", destaca Sávio Aguiar.

De acordo com Sávio Aguiar, esse é um momento de união, de aglutinar forças e esforços para defender a advocacia do casuísmo, da indiferença e do uso político da Ordem.

quarta-feira, 28 de julho de 2021

O asfalto chegou em Iguatu


Apesar de ser um parlamentar de oposição ao prefeito de Iguatu, o deputado estadual Agenor Neto (MDB) foi o único que fez na Assembleia Legislativa (nº 1987/2021) - ao Governo do Estado solicitando pavimentação asfáltica para o município. Trabalhar pelo interesse coletivo, pelo bem-estar das pessoas, tem sido meta de Agenor Neto  no Legislativo Estadual.



Pacto Contra o Coronavírus instala postos de cadastro em Camocim e Granja


Camocim e Granja foram visitados nesta quarta-feira (28/07) pela comitiva do Pacto Contra o Coronavírus no Ceará. A ação promovida pela Assembleia Legislativa, Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL) lançou postos de cadastros para que a população sem acesso à internet ou com dificuldade em acessar a plataforma Saúde Digital possa ser auxiliada.

Pela manhã, um posto de cadastro foi inaugurado na sede da CDL de Camocim. À tarde, outro ponto foi inaugurado na CDL de Granja. 

“Estamos realizando visitas ao interior para reforçar que as pessoas continuem se cuidando. A pandemia ainda não acabou e somente com a união de todos poderemos evitar uma terceira onda”, afirma o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão. Além de Fortaleza, o Pacto Contra o Coronavírus no Ceará já esteve em Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, Crateús, Tauá, Aracati, Morada Nova, Canindé, Baturité, Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato. Nesta quinta-feira, serão visitados os municípios de Quixeramobim e Iguatu. 

O Pacto Contra o Coronavírus no Ceará reúne 18 instituições representativas e busca reforçar a importância de continuar tomando as medidas para evitar a Covid-19, como o uso da máscara e a higienização constante das mãos. De acordo com Evandro Leitão, posteriormente haverá reuniões com o setor produtivo para ouvir as principais demandas com o objetivo de elaborar políticas públicas que possam contribuir com a retomada do crescimento econômico.

Inec realiza mapeamento com artistas e agentes culturais do Ceará para planejar novas ações do Projeto Cultura em Comunidade


Com o objetivo de planejar ações mais diversas e assertivas na área da cultura e criar uma rede colaborativa para fortalecer a atuação de artistas, coletivos e demais agentes culturais dentro dos seus cinco territórios de atuação no Ceará – Fortaleza, Itapíúna, Meruoca, Milagres e Jaguaretama - o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) realizou, no mês de julho, um mapeamento para identificar necessidades, particulares e anseios desses públicos. A ação faz parte do projeto Cultura em Comunidade, que busca fomentar a criação de bens e serviços culturais nas dimensões econômica, simbólica e cidadã, expandindo a economia da cultura e a formação de capital humano e social.

A partir dos dados levantados pelo mapeamento, será possível compreender melhor a cadeia produtiva da cultura em cada território e como se organizam os grupos culturais de forma mais detalhada. As informações servirão para o Instituto executar as ações de maneira mais próxima à realidade de cada um deles, ampliando o alcance, adaptando as linguagens e, dessa forma, promover a profissionalização dos grupos e agentes culturais, a circulação dos seus trabalhos e suas artes e o acesso às oportunidades e à renda.

Participaram do mapeamento artistas e agentes culturais de Fortaleza, Itapíúna, Meruoca, Milagres e Jaguaretama, que já tiveram ou têm interesse em atuar em rede com o Inec. Eles responderam um formulário online sobre aspectos econômicos, história de vida, tempo de atuação, acesso a recursos de editais e outros tópicos. Para aqueles com dificuldades para utilizar a internet, o Inec disponibilizou articuladores para visitá-los e colher os dados presencialmente, seguindo os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde, mediante a situação da pandemia.

Dentre as atividades do Cultura em Comunidade já previstas para esse ano, estão a realização de festivais, apresentações, oficinas de elaboração de projetos, e mentorias e debates sobre arte e empreendedorismo. As informações coletadas no mapeamento também servirão de base para o planejamento de ações de anos posteriores.

Sobre o Inec

Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de programas de microfinanças e socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. É parceiro do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo. É a maior operadora de microcrédito da América Latina. Saiba mais em www.inec.org.br.

Salitre está entre as cidades com menor índice de risco para Covid no Ceará


O municípo de Salitre é destaque no combate à Covid-19. De acordo com dados do IntegraSus, plataforma oficial da Secretaria da Saúde do Ceará., Salitre é o município com mais baixo risco de transmissão da coronavírus na Região do Cariri.

Entre os dias 4 a 17 de julho – período que compreende a semana epidemiológica 27 da Sesa – eram seis cidades na classificação 1, ou “novo normal”. Agora, entre os dias 11 a 24 de julho – semanas epidemiológicas 28 e 29 – são 12, sendo uma dessas a cidade de Salitre.

O resultado foi comemorado pelo prefeito Dodó de Neoclídes (foto), que vê o município se destacar no cenário pandêmico no Ceará. O prefeito ressaltou o trabalho dos profissionais de saúde e lembrou que a população deve continuar se cadastrando pelo https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/ e comparecendo ao locais de vacinação nos dias determinados.

Ceará recebe mais 288 mil vacinas para aplicação da primeira e segunda doses contra a Covid-19


Nesta quarta-feira (28), o Ceará recebeu o 50° lote de vacinas contra a Covid-19, com 93.600 doses da Pfizer. Esse imunizante vai ser usado para aplicação da primeira (D1) e segunda (D2) doses na população cearense. No fim da noite de terça-feira (27), foram recebidas 194.750 doses da AstraZeneca (Fiocruz) destinados à aplicação de D2.

“Acabamos de receber 93.600 doses da vacina da Pfizer, o último lote previsto para chegar ao Ceará nesta semana. De acordo com o Ministério da Saúde, as doses da CoronaVac e Pfizer serão utilizadas para D1 e D2, enquanto a AstraZeneca deverá ser usada para aplicação da D2. Seguimos firmes na luta para vacinar todos os cearenses o mais rápido possível”, reforçou o governador Camilo Santana nas redes sociais. No início da tarde de terça-feira (27), outras 205 mil doses (42.200 da AstraZeneca e 163.200 da CoronaVac) tinham sido entregues ao Ceará.

A maior parte das remessas foi enviada pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e 42.200 da AstraZeneca foram recebidas via consórcio Covax Facility, iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros a fim de ampliar a distribuição de vacinas contra a Covid-19. Até o momento, o Ceará recebeu um total de 6.542.868 doses (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen).

Após desembarque no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, o novo lote foi encaminhado para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). A distribuição dos imunizantes para D1 será feita de forma proporcional aos municípios cearenses, em até 24 horas, depois da chegada da remessa semanal à Capital. O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.

Telecentros estão com inscrições abertas para curso gratuito de Informática Básica


Os Telecentros de Juazeiro do Norte, equipamentos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - Sedest, estão com inscrições abertas e gratuitas para o curso de Informática Básica.

As aulas acontecem em quatro turmas por unidade, nas segundas e terças, e nas quartas e quintas-feiras, nos turnos da manhã e tarde, e são abertas para toda a população. 

Para participar, é necessário fazer uma inscrição prévia de forma presencial ou através do whatsapp (88) 998457776.

Por conta da pandemia da Covid-19, as aulas acontecem com número reduzido de alunos e obedecendo aos protocolos de distanciamento social e higienização.

Juazeiro do Norte possui duas unidades do Telecentro, uma no Cras Timbaúbas, na rua João Paulo I, 620, bairro Timbaúbas, e outra no Pólo de Convivência Dra. Rosiane Limaverde, na rua Renan Carvalho, S/N, bairro Frei Damião.  

Curso de Informática Básica

Turmas manhã

- 08h30 às 10 horas

- 10h às 11h30


Turmas tarde

- 13h30 às 15h

- 15h às 16h30

Disque Eleitor 148 funcionará no domingo das Eleições Suplementares, 1°/8


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará disponibilizará o serviço Disque Eleitor 148 no domingo, 1°/8, das 7 às 17 horas, data em que serão realizadas eleições suplementares nos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca, para escolha de prefeitos(as) e vices. 

A ampliação do atendimento do Disque Eleitor 148 objetiva orientar os(as) eleitores(as) com informações diversas sobre cadastro eleitoral: endereços dos locais de votação, números de zona e seção, situação cadastral de eleitores(as); orientações sobre justificativa, informações a eleitores(as) convocados(as) como mesários(as), medidas sanitárias recomendadas para uma votação segura, dentre outras. 

O(A) eleitor(a) também poderá obter todas as informações sobre os pleitos suplementares no site do TRE-CE, na guia "Eleitor e Eleições". Outra alternativa para consulta de dados é baixar o aplicativo e-Título em seu smartphone. O app contém diversas informações eleitorais, além de servir como documento de identificação, caso haja biometria cadastrada.

O 148 não recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular. Para esse caso, as eleitoras e os eleitores dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca poderão usar o Formulário Eletrônico de Denúncias, bem como o aplicativo Pardal. 

Serviço

Destaca-se que o Disque Eleitor 148 é um serviço contínuo do TRE-CE e está disponível de segunda a sexta, das 7 às 13h. O atendimento é voltado aos(às) cidadãos(ãs) de todo o Estado e a ligação tem o preço de uma chamada local.

Militares são suspensos após denúncia do deputado federal Heitor Freire


Após denúncias realizadas pelo deputado federal Heitor Freire (PSL/CE), o Ministério Público do Ceará resolveu instaurar investigações sobre a conduta de policiais militares acusados de apreenderem armas de forma ilegal. O MPCE também solicitou o afastamento do Subtenente Mauro César Rodrigues de Castro e abertura de inquérito para investigar omissão (inércia) do comandante da PRE, Tenente-Coronel QOPM Alexandre Maciel Holanda frente aos atos do Subtenente Mauro.

No último dia 07 de julho, Freire foi à tribuna da Câmara dos Deputados para denunciar as perseguições de alguns militares aos atiradores desportivos (CACs), com o intuito de realizar apreensões de armas e conquistar premiações em dinheiro, promovidas pelo Governo do Estado do Ceará. Porém, essas apreensões vêm sendo realizadas de forma ilegal, já que os atiradores desportivos possuem autorização especial do Exército Brasileiro para transitar com armas no trajeto até os clubes de tiro.

Além das apreensões ilegais, os militares também foram denunciados por abuso de autoridade e má conduta com os CACs. O parlamentar comemorou a decisão preliminar:

“O que eu tenho pedido sempre é respeito com os CACs. As nossas armas são legais, registradas no Exército Brasileiro, nós cumprimos uma burocracia enorme para praticar o tiro e é um absurdo o que está acontecendo aqui no Ceará, onde essas maçãs podres da Polícia Militar estão querendo ganhar dinheiro às nossas custas. Por isso eu fiquei muito satisfeito no Ministério Público ter acatado a minha denúncia para investigar e afastar esses policiais. Ao invés de perseguir CACs, deveriam apreender as armas dos traficantes que estão aterrorizando a população”, ponderou o deputado federal.

Deputado Pedro Bezerra comemora entrega das moradias dos conjuntos habitacionais Leandro Bezerra e Padre Cícero I e II, em Juazeiro do Norte. Veja o vídeo aqui.


O deputado federal Pedro Augusto Bezerra (PTB), voltou a usar suas redes sociais para comemorar a entrega dos conjuntos habitacionais Leandro Bezerra e Padre Cícero I e II, em Juazeiro do Norte. A data como havia sido antecipada pelo parlamentar na semana passada, após conversa com o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho, será no próximo dia 13 de agosto. Por coincidência, lembra o deputado, data de aniversário do seu pai Arnon Bezerra, ex-prefeito de Juazeiro do Norte, cuja administração iniciou e concluiu a construção dos conjuntos residenciais.

Assista o vídeo com a fala do deputado Pedro Bezerra:




Caririaçu já aplicou mais de 14 mil doses de vacina contra Covid


A Secretaria de Saúde de Caririaçu atingiu nesta terça-feira, 27 de julho, a marca de 14.331 doses aplicadas  contra o novo coronavírus (Covid-19), sendo  9.947 como 1ª dose; e 3.983, como 2ª dose; e ainda 401 da dose única.

O prefeito Edmilson Leite destaca que é de fundamental importância a colaboração da população caririaçuenses para a realização do cadastro no Saúde Digital no site da Secretaria de Saúde do Estado, que é responsável pelo monitoramento da imunização da população cearense. 

"É obrigatório realizar o cadastro, pois o município só recebe as doses da vacina contra a covid-19 de acordo com o número de pessoas cadastradas. Por tanto, pedimos o apoio e engajamento de todos os caririaçuenses para ajudar o nosso município receber mais doses dos imunizantes. O cadastro na plataforma estadual Saúde Digital é obrigatório e a única forma de você receber a vacinação contra a covid-19", explicou. 

SERVIÇO

PARA RECEBER A VACINA, VOCÊ PRECISA SE CADASTRAR NO SAÚDE DIGITAL. FAÇA SEU CADASTRO URGENTE! ACESSE O LINK: https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/ e faça seu cadastro urgente, em seguida você receberá um e-mail da secretaria de saúde do estado. 

Quando receber o e-mail, tem que fazer a validação para concluir o cadastro e esperar abrir a sala de vacinação que contempla a faixa etária correspondente à  sua idade, para assim fazer o agendamento e ser imunizado.

Documentação necessária para fazer o cadastro. O cidadão ou cidadã deve apresentar: Cartão do SUS, CPF, endereço eletrônico (E-mail), número de telefone e comprovante de residência.

Eleições suplementares: o que os eleitores precisam para votar


No próximo domingo, 1º/8, três municípios do Ceará escolherão novos(as) prefeitos(as) e vice-prefeitos(as) em eleições suplementares. Esse tipo de eleição ocorre sempre que há a cassação de mandato pela Justiça Eleitoral e a necessidade de substituição dos(as) que foram anteriormente eleitos(as).

As orientações sanitárias, elaboradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e adotadas em 2020, para evitar a disseminação do novo coronavírus nos locais de votação, continuam valendo para as eleições suplementares de 2021.

A Justiça Eleitoral do Ceará tomou medidas de segurança para proteger a saúde de eleitoras, eleitores, mesárias, mesários, colaboradoras e colaboradores, visando reduzir as possibilidades de contaminação nas seções eleitorais.

É importante que as pessoas fiquem o menor tempo possível nos locais de votação. Pensando nisso, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) destaca algumas informações para que os(as) eleitores(as) saibam o que precisam para votar.

Documentação

Na seção eleitoral, o(a) eleitor deve apresentar documento de identificação com foto, que pode ser: carteira de identidade(RG), passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Caso o(a) eleitor(a) já tenha cadastro biométrico, pode apresentar o e-Título ao(à) mesário(a) como documento de identificação.

Sobre o e-Título, o TRE-CE orienta que os(as) eleitores(as) dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca façam com antecedência o download gratuito, para garantir que o(a) usuário(a), que precisará do serviço no dia 1º/8, tenha uma melhor experiência. O app oferece diversas facilidades ao(à) eleitor(a), como acessar local de votação; consultar a situação do eleitor(a); identificar-se na seção (se tiver feito biometria); e justificar a ausência.

Download e-Título

Para fazer o download gratuito do app, basta acessar as lojas on-line Google Play e App Store no seu smartphone ou tablet. Já para validar o aplicativo, é importante que o(a) eleitor(a) preencha os dados corretamente. Caso haja preenchimento de alguma informação em discordância com as do cadastro eleitoral, o sistema não aprovará a solicitação de emissão, e assim, o(a) eleitor(a) não poderá utilizar o app.

Quando as informações estão de acordo com as do cadastro, o e-Título exigirá a resposta do(a) eleitor(a) a uma série de perguntas. Apenas as pessoas que responderem com sucesso a esse desafio poderão usar o aplicativo e suas funcionalidades. Destaca-se que, embora soluções de segurança como essa possam tornar a experiência do(a) usuário(a) menos fluida, as checagens são relevantes para a proteção dos dados do cadastro. Outra medida de segurança na utilização do app é a necessidade de criação de senha de acesso do(a) eleitor(a).

Horário de votação

Nestas eleições, o horário de votação também foi ampliado para uma hora mais cedo. Portanto, o eleitorado apto a votar irá às urnas dentro do período de 7h as 17h. A finalidade da medida é garantir mais tempo para que eleitoras e eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação.

O horário das 7h às 10h será preferencial para as pessoas maiores de 60 anos (13.944 eleitores[as]). No entanto, caso prefiram, podem votar em outro horário dentro do tempo de votação. Os(As) eleitores(as), que não estão enquadrados no atendimento preferencial, também podem votar entre 7h e 10h, desde que respeitem o atendimento prioritário.

Protocolos Sanitários no dia da Eleição

Seguindo as orientações dos órgãos sanitários e dos decretos federais e estaduais, no dia das eleições suplementares, o uso de máscara é obrigatório em todas as seções dos três municípios. Na hora da identificação, o(a) mesário(a) poderá pedir que o(a) eleitor(a) dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara.

A Justiça Eleitoral cearense fornecerá álcool em gel em todas as seções eleitorais em quantidade que permita que cada eleitor(a) higienize as mãos antes e depois de votar. Como medida de prevenção, mesmo com a disponibilização de canetas nas seções, solicita-se que, quando possível, a eleitora e o eleitor levem a própria caneta para assinatura do caderno de votação.

A recomendação do TRE-CE é que o distanciamento de, no mínimo, 1 metro entre as pessoas, no seu local de votação, seja respeitado. Na seção eleitoral, os locais, onde as filas serão organizadas, estarão sinalizados com adesivos colados no chão, para garantir o respeito ao distanciamento.

Orienta-se que evite levar crianças ou acompanhantes para as seções eleitorais. Contato físico com outros(as) eleitores(as), como abraços e apertos de mãos, também devem ser evitados.


Rafael Branco discute propostas para Turismo do Cariri com secretário da região


Nesta terça-feira (27) o deputado estadual Rafael Branco (MDB), se reuniu, virtualmente, com os secretários de turismo da Região do Cariri. Mesmo cumprindo agenda, em Brasília, Rafael Branco não hesitou em discutir questões importantes para o turismo dos municípios Caririenses.

Na reunião virtual estavam presentes: Denise Sá, adjunta da Secretaria de Turismo do Ceará; Tony Almeida, de Assaré; Ypsilon Félix, de Santana do Cariri; William Luxo, de Nova Olinda; Ary Melo, de Crato e Padre Paulo, de Juazeiro do Norte. Na ocasião, foram avaliadas ações de inclusão e fomento para o turismo em toda a Região do Cariri. 

Programa InteliGentes estimula competências socioemocionais nas escolas municipais de Barbalha


A Secretaria de Educação de Barbalha tem promovido em parceria com o Instituto Aliança, a implantação do Programa InteliGentes na rede municipal de ensino. O objetivo é desenvolver atividades que potencializem aptidões e habilidades e estimulem as Competências Socioemocionais (CS) dos alunos.

O Governo de Barbalha, que tem como uma de suas principais bandeiras, a educação, entende que só conteúdos não são suficientes, é preciso formar cidadãos integralmente. “O programa proporciona a aprendizagem sobre as emoções e o quanto elas influenciam nossas vivências, isso é de suma importância para a construção de relações mais saudáveis, de pessoas mais conscientes e uma sociedade mais justa e respeitosa”, afirma a secretária Jussara Luna.

No primeiro semestre de 2021, a Seduc implantou o programa nas escolas de Tempo Integral Édson Olegário e Maria Linhares, contemplando 603 alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Para isso, o Instituto Aliança realizou formações para professores e gestores das instituições.

De acordo com a gestora da pasta, a ideia é que todas as escolas do município tenham o programa ativo no segundo semestre.

Veja o vídeo - Bolsonaro vem ao Crato e Juazeiro do Norte dia 13 de agosto para entrega de 1.800 casas



O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho estarão dia 13 de agosto Crato e Juazeiro do Norte para entrega de quase 2.000 casas do Programa Verde e Amarelo.

Assista o vídeo aqui:



terça-feira, 27 de julho de 2021

Camilo atende a pedido do deputado Diego Barreto e homologa concurso dos oficiais da PM. Veja o vídeo aqui.


Nesta terça-feira (27), o governador Camilo Santana anunciou oficialmente a homologação do concurso dos oficiais da Polícia Militar.  No vídeo, o governador do Ceará reconhece que a homologação foi um pedido pessoal do deputado Diego Barreto (PTB), que esteve semana passada no Palácio da Abolição e tratou do assunto com o chefe do executivo estadual.

"É com muita felicidade que informo essa notícia e agradeço ao nosso Governador e ao Secretário Mauro Filho por mais essa conquista para a Segurança Pública do Estado do Ceará", pontou Diego Barreto, que é delegado de carreira da Polícia Civil.

Fernando Santana acompanha Evandro Leitão e outros parlamentares em visitas pelo Cariri



O Crajubar recebeu nesta terça-feira (27), a visita do presidente e do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT) e Fernando Santana (PT), respectivamente. Além deles, uma comitiva de outros parlamentares  também participaram. Os líderes estiveram no Cariri para cumprir a agenda do programa Pacto Contra o Coronavírus, uma ação que busca o incentivo do crescimento econômico e geração de emprego e renda. 

A primeira visita dos parlamentares aconteceu a órgãos parceiros da ação, o IDT/Vapt Vupt e à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), ambos em Juazeiro do Norte. Em sequência, foram recebidos na prefeitura de Barbalha. Durante a tarde, a agenda continuou e a comitiva foi à prefeitura do Crato. As visitas foram encerradas com uma reunião na prefeitura de Juazeiro do Norte. 

Fernando Santana destaca que as agendas aconteceram para alinhar ações e estratégias que contribuam com os objetivos do programa. “O Cariri é uma região muito importante e estratégica para o nosso Estado. Estamos trabalhando, em parceria com órgãos, instituições e prefeituras, para incentivar o crescimento econômico e a geração de emprego e renda. Esperamos, em breve, trazer muitas novidades boas para o povo caririense e cearense”. 

O Pacto Contra o Coronavírus do Ceará tem a união de 18 instituições com a finalidade de evitar retrocessos no controle da pandemia para salvar vidas e retomar o crescimento econômico e geração de emprego e renda. Reúne 18 instituições representativas no Ceará e busca ainda reforçar a importância de continuar tomando as medidas para evitar a Covid-19, como o uso da máscara e a higienização constante das mãos.

Deputado Davi de Raimundão acompanha o presidente da AL no Cariri em ações contra a Covid


O deputado estadual Davi de Raimundão acompanhou o seu colega parlamentar e presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, em eventos no Cariri. Foi lançado o pacto contra o coronavirus no Ceará durante visitas, por exemplo, no vaptu-vupt e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), reunindo outros cinco deputados. Nas parcerias firmadas a ideia é apoiar criando facilidades para o cadastro de pessoas sem acesso à Internet no Saúde Digital.

Quanto mais cadastros, mais vacinas e um número maior de pessoas imunizadas em nosso estado e Davi de Raimundão elogiou a iniciativa do presidente do Poder Legislativo. Na opinião dele, o que todos esperam é a vacinação em massa para as pessoas retomarem a vida dentro da normalidade e com total segurança citando até a falta que as romarias fazem ao Juazeiro.

Na sua exposição, o deputado Evandro Leitão citou a necessidade de o Poder Legislativo escutar o povo especialmente em momentos de dificuldades como esse atual da pandemia. Disse mais que vem percorrendo o Ceará com a intenção de ouvir o setor produtivo e buscar caminhos que representem avanços no processo de imunização em nosso estado. Já a presidente da CDL de Juazeiro, Zenilda Sena, destacou a importância dessa “conectividade” e se dispôs a apoiar

Em Brasília - Deputado Rafael Branco consegue quase R$ 2 milhões para o Crato


O deputado estadual Rafael Branco (MDB) esteve nesta terça-feira, 27, em Brasília, com Tiago Pontes Queiroz, Secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional. Na ocasião, foram deliberados recursos de R$ 1.918.210,48 para pavimentação em pedra tosca, drenagem e revestimento asfáltico para a estrada que dá acesso aos distritos Sítio Baixio, Vila Padre Cícero, Vila São Francisco, Sítio Bebida Nova e Sítio Coqueiro; e R$718.210,48 para pavimentação e drenagem para os distritos Ponta da Serra, Monte Alverne e Dom Quintino, no Crato.  

Rafael Branco afirma estar bastante contente, com os recursos destinados para a zona rural do Crato: “Estou muito feliz com essa deliberação. Esses recursos são muito importantes para os moradores dessas localidades. Agradeço ao secretário Tiago Pontes Queiroz; ele não hesitou em contribuir para esse processo deliberativo. Avante”, afirmou o deputado.

Visita ao Idace


Representado pelo Chefe de Gabinete do deputado Audic Mota, Waufranio Coutinho, o vereador Roberinho do Choro, esteve em visita, nesta terça (27). ao Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), para agilizar a liberação de títulos de terra a produtores rurais do município. "Na ocasião, fomos recebidos pelos técnicos do órgão Leuda Cândido Zimmermann, Rosângela Cardoso e Gustavo Henrique". escreveu o parlamentar em suas redes sociais..

Pacto Contra o Coronavírus reforça cadastro e ações preventivas no Cariri


A Região do Cariri foi visitada pela comitiva do Pacto Contra o Coronavírus no Ceará nesta terça-feira (27/07). O grupo, formado por deputados estaduais, representantes do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), implantou postos de cadastro no IDT do Vapt Vupt e na Câmara de Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL) de Juazeiro do Norte. Em seguida, a comitiva visitou os prefeitos de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. Nesta quarta-feira (28/08), a parada será em Camocim e Granja. 

As visitas do Pacto pelo interior do Ceará têm o objetivo de fortalecer o cadastro na plataforma Saúde Digital, primeiro passo para tomar a vacina contra o coronavírus. Além do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, estiveram presentes no Cariri os parlamentares Fernando Santana, Davi de Raimundão, Walter Cavalcante, Diego Barreto, Nizo Costa, Guilherme Landim e o ex-deputado Anderson Palácio. Também acompanharam as atividades o presidente do IDT, Vladyson Viana, e o presidente da Aprece, Júnior Castro. Na ocasião, a comitiva do Pacto foi recebida pelo prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, pelo prefeito do Crato, José Ailton Brasil, e pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra. Além dos representantes das Câmaras Municipais das três cidades.

“Além de reforçar a importância do cadastro, temos de estimular para que as pessoas continuem tomando todos os cuidados contra o coronavírus. Estamos avançando no combate à pandemia, mas não podemos relaxar. Temos de estar atentos para evitar uma terceira onda, portanto é preciso continuar com o uso da máscara e a limpeza constante das mãos”, afirmou Evandro Leitão. 

O Pacto Contra o Coronavírus No Ceará já visitou Sobral, Tianguá, Viçosa Do Ceará, Crateús, Tauá, Aracati, Morada Nova, Canindé e Baturité, além de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

A campanha para fortalecer o cadastro no interior do estado é uma parceria entre Assembleia Legislativa, Aprece, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), IDT e  Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE). O Pacto Contra o Coronavírus reúne 18 instituições representativas no Ceará e busca ainda reforçar a importância de continuar tomando as medidas para evitar a Covid-19, como o uso da máscara e a higienização constante das mãos.

Eleitores de Missão Velha, Pedra Branca e Martinópole vão às urnas no próximo domingo, 1º/8


No próximo domingo, 1º de agosto, eleitoras e eleitores dos municípios de Martinópole (25° Zona Eleitoral- sede em Granja/CE), Missão Velha (16ª Zona Eleitoral) e Pedra Branca (59ª Zona Eleitoral) irão às urnas para escolher os(as) novos(as) prefeitos(as) e vices. O horário de votação será o mesmo das eleições de 2020, das 7h às 17h.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) trabalha para que as eleições suplementares nesses municípios ocorram de forma organizada e segura para todas e todos. Os protocolos sanitários definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com médicos e especialistas, serão seguidos no dia da votação.

As equipes dos cartórios das Zonas Eleitorais (ZEs) dos três municípios (16° ZE, 25ª ZE e 59ª ZE), com o apoio de unidades do TRE, conduzem de forma responsável o pleito, primando pela lisura e transparência do processo eleitoral e desenvolvendo estratégias para o enfrentamento de informações falsas.

Nesse contexto, a Justiça Eleitoral do Ceará contribui para que 69.012 eleitoras e eleitores possam votar nas urnas eletrônicas das 254 seções eleitorais, distribuídas nos 116 locais de votação dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca, no dia 1º/8.

Ao todo, nos três municípios, mais de 2000 pessoas estão envolvidas em todo processo eleitoral: são mesárias, mesários, auxiliares de eleição, delegadas e delegados de prédio, magistradas, magistrados, promotoras e promotores eleitorais, terceirizadas, terceirizados, servidoras e servidores das Zonas, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do TRE-CE, e policiais.

O orçamento geral para as eleições suplementares de 2021 dos três municípios é cerca de 150 mil reais, gastos, principalmente, entre o projeto convocados (mesárias, mesários, distribuição de urnas e veículos).

O eleitorado apto a votar, nas eleições suplementares dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca são os(as) que solicitaram alistamento, transferência e revisão até o dia 3 de março de 2021 (151 antes das eleições), conforme disposto nas Resoluções TRE nº 810/2021, nº 817/2021 e nº 819/2021.

• Martinópole – 9.347 eleitores(as), que votarão em 33 seções, distribuídas em 9 locais;

• Missão Velha – 27.602 eleitores(as), que votarão em 92 seções, distribuídas em 36 locais; e

• Pedra Branca – 32.063 eleitores(as), que votarão em 129 seções, distribuídas em 71 locais.


Visita do Presidente

O presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, acompanhará os trabalhos das eleições suplementares, no dia do pleito, em Missão Velha. Nos municípios de Martinópole e de Pedra Branca, contribuirão com o pleito, respectivamente, o desembargador Emanuel Leite Albuquerque e o juiz do Pleno Eduardo Scorsafava. O objetivo das visitas é acompanhar de perto a abertura e o encerramento das eleições, bem como colaborar para o bom andamento dos trabalhos.


Candidatas(os) ao pleito


Martinópole

1. Coligação "Por um Martinópole cada mais forte" - candidato a prefeito: Francisco Ediberto de Souza (nome na urna: Betão do James Bel )/vice: Filipe Félix Sousa;

2. Coligação "A Esperança do povo é a nossa força" - candidato a prefeito: Francisco Fontenele Júnior (nome na urna: Junior Fontenele) /vice: Joe Hallyson Aguiar Silva.

Missão Velha

1. Coligação "A Esperança do Povo" - candidato a prefeito: Luiz Rosemberg Dantas Macedo Filho (nome na urna: Dr. Lorim)/ vice: Rodrigues Roberto;

2.  Coligação "Unidos pela vontade do povo" - candidata à prefeita: Maria das Graças da Silva (nome na urna: Fitinha)/ vice: Tião Fechine.

 Pedra Branca

1. Coligação "Eu Acredito" - candidato a prefeito: Antonio Menezes de Souza (nome na urna: Padre Antônio) / vice: Joaquim Alberio Feitosa;

2.  Coligação  "Juventude e Experiência para uma nova Pedra Branca" - candidato a prefeito: Matheus Pereira Mendes (nome na urna: Matheus Góis)/ vice: Francisco David Alves de Melo.

Apuração e totalização dos votos

A apuração dos votos nos três municípios será realizada nas sedes das respectivas Zonas Eleitorais.

A totalização de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca será realizada pelas Zonas Eleitorais respectivas e os resultados serão divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Divulgação dos Resultados

Para acompanhar os resultados das eleições suplementares, basta acessar o divulga.tse.jus.br ou fazer o download, do aplicativo Resultados (iOS e Android), nas lojas Google Play e App Store dos dispositivos móveis.