domingo, 31 de janeiro de 2021

Missão Velha vai ganhar agência da Caixa ainda neste primeiro semestre


Como parte do seu plano de expansão em todo o País, a Caixa Econômica Federal vai abrir nove agências no interior do Ceará. Serão contempladas as cidades de Itarema, Amontada, Mombaça, Pedra Branca, Beberibe, Granja, Viçosa do Ceará, Aquiraz e Missão Velha, de acordo com o banco.

O movimento reforça o papel do banco público na estratégia do governo federal de reforçar a área social, de olho nas eleições de 2022. Além das 9 agências anunciadas no Ceará, a Caixa abrirá outras 27 unidades em toda a região Nordeste - sendo 16 só no Maranhão. Ao todo, o banco anunciou que vai inaugurar 75 agências em todo o Brasil.

No Norte, serão abertas 19 filiais. No Centro-Oeste, serão abertas 10 unidades. Haverá outras sete no Sudeste e duas no Sul. Do total, 20 filiais serão especializadas em agronegócio.

A medida foi anunciada na última sexta-feira (29) pela estatal em comunicado, mas já havia sido antecipada na quinta-feira durante live do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Brasil deve receber até 14 milhões de vacinas de Oxford em fevereiro


O Ministério da Saúde informou hoje (30) que deve receber em meados de fevereiro entre 10 e 14 milhões doses da vacina produzida pela AstraZeneca-Oxford contra a covid-19. A pasta recebeu uma carta do consórcio internacional Covax Facility com as informações sobre o repasse de doses. O grupo faz parte de uma aliança global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir acesso ao imunizante.

O Brasil é um dos 191 países que fazem parte da Covax Facility. Em setembro do ano passado, duas medidas provisórias editadas pelo presidente Jair Bolsonaro garantiram os recursos para que o país participasse do consórcio.

O governo federal também possui parceria direta com o laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford para produção de vacinas, por meio da Fundação Osvaldo Cruz, e com o Instituto Butantan, responsável pela CoronaVac.

Maximiliano Quintino assume direção do Detran-CE - Confira outras mudanças no segundo escalão do governo estadual


Maximiliano Quintino, homem de confiança do vice-presidente da Assebmleia Legislativa do Ceará, é o novo superintendente do Detran-CE. A nomeação dele será publicada nesta segunda (1/2) no Diário Oficial do Estado.

Max como é conhecido no meio politico era diretor da Ceasa Ceará, que passa a ser ocupada pelo ex-prefeito de Barbalha Zé Leite, outra indicação de Fernando Santana.

Essas nomeações fazem parte de pelo menos cinco mudanças de comando em órgãos estaduais que ocorreram nos últimos dias.

A jornalista Moema Soares, foi indicada pelo secretário da Casa Civil Chagas Vieira para a superintendência da TVC no lugar de Ana Cristina Cavalcante.

Já o ex-superintendente do Detran-CE, Igor Pontes vai para a presidência do Metrofor também no início deste mês.


Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase: doença registra cerca de 30 mil novos casos por ano no Brasil


Janeiro chega ao fim com a data dedicada à conscientização de uma doença histórica que ainda preocupa secretarias de saúde do País. O Dia Mundial de Combate à Hanseníase é lembrado em todo último domingo do mês, levando reflexões sobre essa doença que registra cerca de 30 mil novos casos por ano no Brasil. Apesar de ser conhecida há séculos, a hanseníase é um desafio de várias cidades. Entre os 10 municípios com maior incidência de casos, todos são do Centro-Oeste, sendo nove do Mato Grosso e um de Goiás. Ribeirãozinho (MT) puxa a lista de taxa da doença, com 5,36 casos a cada mil habitantes, segundo dados do Datasus, do Ministério da Saúde. 

No Brasil, as regiões consideradas como hiperendêmicas são o Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que correspondem a quase 85% dos casos do País, segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM). 

Os 15 municípios com mais casos são Ribeirãozinho (MT), Itaúba (MT), Campos Verdes (GO), Nova Santa Helena (MT), Juína (MT), Cláudia (MT), Ponte Branca (MT), Querência (MT), Marcelândia (MT), Peixoto de Azevedo (MT), Pedro Gomes (MS), Água Boa (MT), São Valério (TO), Guarantã do Norte (MT) e Araguaiana (MT). 

Fonte: Brasil 61 

Nordeste tem previsão de chuva para este domingo (31)


Neste domingo (31), a previsão do tempo para o Nordeste brasileiro indica retorno das chuvas para o estado da Bahia. No entanto, os volumes ainda não são suficientes para aumentar a capacidade hídrica do solo. O aumento de nebulosidade e pancadas, mesmo que breves e localizadas já indicam mudanças no tempo neste início de fevereiro.

No início do próximo mês, a chuva retornará de forma relativamente mais frequente para o território baiano, e persiste de forma moderada à forte entre o Maranhão, Piauí e Ceará. As demais áreas nordestinas ainda permanecem com chuva irregular e mal distribuída.

A temperatura no Nordeste pode variar entre 15 e 33 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 30% e 100%.

As informações são do Somar Meteorologia. 

Fonte: Brasil 61 

sábado, 30 de janeiro de 2021

Glêdson participa de visita técnica ao conjunto habitacional Padre Cícero


O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Lima Bezerra, participou na manhã deste sábado, 30, de uma visita técnica no conjunto habitacional “Padre Cícero”, do programa “Casa Verde e Amarela”. A equipe técnica da gestão, representante da construtora responsável pelo empreendimento e representante da Cagece também participaram da visita. A iniciativa busca acompanhar o andamento da obra para agilizar e estabelecer prazos de entrega do empreendimento às famílias já sorteadas.

A construção já está em sua reta final, faltando apenas alguns detalhes técnicos, finalização do saneamento básico e iluminação pública, para que as residências sejam devidamente entregues. A expectativa é que, em torno de 3 meses, as atuais demandas sejam superadas entre Prefeitura, Cagece e a construtora e, finalmente, esse processo tenha início.

A gestão municipal também está montando estratégia para assegurar a entrega no menor prazo possível, sem que haja aglomeração. Na oportunidade, o prefeito Glêdson anunciou a intenção de instalar uma “Areninha” no local, através de parceria com o Governo do Estado. Outros empreendimentos como Unidade de Saúde da Família, Escola municipal e demais equipamentos para benefício da população também estão no rol de projetos.

Câmara Municipal de Juazeiro voltará a ter sessões presenciais

Darlan Lobo presidente a Câmara Municipal de Juazeiro.///

A primeira sessão legislativada de 2021 em modalidade presencial da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte está confirmada para a próxima  terça-feira, dia 2. De acordo com o presidente da casa Darlan Lobo (PTB), no grupo não há integrantes de risco, e assim , se estabeleceu reuniões presenciais com distanciamento controlado e limitando o acesso ao público em geral. A imprensa poderá acompanhar dentro do permitido por lei. 

“Os protocolos de higiene e prevenção da Covid-19 continuarão em vigor conforme orientações dos órgãos de saúde” disse Darlan Lobo.

A determinação, segundo o presidente da casa, visa melhor qualidade da informação e de debate legislativo.

Incêndio em cabine de rádio no Castelão


Incêndio é registrado na manhã deste sábado, 30, no estádio Castelão. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, que foi acionado para o local às 10h13min, o fogo teria começado em uma cabine de rádio. Seis guarnições dos Bombeiros foram acionadas e as pessoas que estavam trabalhando no local foram retiradas, sem registro de feridos. As chamas estão sendo debeladas.

Depoimentos de pessoas que estavam no local dão conta de que o sistema de combate a incêndios do estádio não teria funcionado. A informação, entretanto, não foi confirmada pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), que informou divulgação de nota sobre o ocorrido ainda nesta manhã. "O sistema de incêndio não funcionou. Hidrante não funcionou. A gente conseguiu salvar o equipamento e a nossa vida", contou Carlos Rogério, que estava no campo no momento do incêndio. 


Diretores e sócios da ACI tratam de demandas da entidade com bancadas do PSOL


Dando sequência ao debate de planos e projetos para a entidade em 2021, a Associação Cearense de Imprensa (ACI) recebeu nesta semana, o deputado estadual Renato Roseno e os vereadores de Fortaleza, Gabriel Aguiar e Adriana Gerônimo (todos do PSOL).

Na ocasião, o presidente da ACI, Salomão de Castro, entregou a cada parlamentar um relatório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) referente à saúde dos sócios da entidade durante a pandemia da Covid-19; o relatório acerca das condições de trabalho das mães jornalistas no contexto da pandemia e o balanço anual sobre casos de violência contra jornalistas no Brasil em 2020, ambos produzidos pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Durante seus discursos, os parlamentares enfatizaram a importância do combate aos ataques à imprensa e às fake news e a importância do trabalho dos jornalistas. Eles se mostraram dispostos a colaborar com a luta em favor das demandas da entidade na Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Fortaleza.


Mobilização permanente

A ACI iniciou os contatos com parlamentares no dia 29 de dezembro de 2020, ao receber o deputado federal Idilvan Alencar (PDT). Na ocasião, foi feito um balanço sobre projetos e iniciativas legislativas referentes aos jornalistas em tramitação na Câmara dos Deputados. A diretoria da Associação e o deputado planejaram iniciativas a serem desenvolvidas neste ano.

Os encontros com parlamentares terão sequência ao longo deste ano, conforme o presidente da Associação, Salomão de Castro. Também participaram da reunião os diretores da ACI, Ademir Costa, Antonio Lima Júnior, Márcia Catunda e Sylvia Helena Braun, além da jornalista Paula Bandeira, sócia da entidade.


Pedro Lobo acompanha entrega dos boletos do Programa Garantia Safra aos agricultores do Crato


O vereador Pedro Lobo, acompanhou na Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos - SDARH, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, o início da entrega  dos boletos do Programa Garantia Safra, aos agricultores cadastrados no município do Crato.. 

"Acompanhado do secretário da SDARH, Carlos Freire,  do presidente da Associação Rural do Crato - ARC, Francisco Nuclécio e do presidente da Associação do Distrito de Santa Rosa, Rodrigo Leite, constatamos o compriomisso da gestão municipal , através da secretaria, no desenvolvimento das políticas voltadas para o trabalhador rural, seja do próprio município ou em parceria com o Governo do Estado ou outros entes públicos", comentou Pedro Lobo. 

Durante sua presença na SDARH, o vereador conversou com agricultores (as). Predo Lobo ressaltou  que o seu mandato tem dado uma larga contribuição ás ações voltadas para os camponeses createnses e ampliará essa atuação, como também  consolidou uma parceria com as administrações do prefeito Zé Aílton Brasil e do governador Camilo Santana, por mais conquistas para o setor, principalmente da agricultura familiar. 

(Blog do Marcus Silva)

Desembargadora Nailde Pinheiro assume TJCE e quer o judiciário mais inclusivo e aberto


A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, nascida em Aurora na Região do Cariri, assumiu, nesta sexta-feira (29), a presidência do Tribunal de Justiça do Ceará para o biênio 2021-2022. Na mesma solenidade, tomaram posse os desembargadores Antônio Abelardo Benevides Moraes (Vice-presidente) e Paulo Airton Albuquerque Filho (Corregedor-geral).

A cerimônia virtual foi conduzida pelo desembargador Washington Araújo, que presidiu o Poder Judiciário no biênio 2019-2021. No discurso de despedida, Washington Araújo fez uma breve avaliação da gestão, deu as boas-vindas à nova presidente do Tribunal de Justiça, que exerceu até então a Vice-Presidência e enalteceu as qualidades da gestora. “O trajeto existencial da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira é marcado pelo percurso sereno, pelo caminhar sintonizado com o sol dos grandes valores”, disse.

Após juramento de posse, Nailde Pinheiro assumiu a condução da cerimônia. Em seguida, empossou o desembargador Abelardo Benevides Moraes, como vice-presidente, e o desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, como corregedor-geral da Justiça.

A nova dirigente do Poder Judiciário ressaltou que trabalhará para incrementar a produtividade sem deixar de lado a humanização dos serviços prestados pela Justiça estadual.

“Constatamos a necessidade de adequação ao nosso tempo, marcado pelo uso intensivo e inteligente de tecnologia. A automação e a gestão aprimorada de processos de trabalho se tornam absolutamente imprescindíveis. Em tempos tão difíceis, porém, não podemos dispensar a necessidade de humanização do atendimento, visando ao acolhimento daqueles que mais necessitam de auxílio e apoio, com o objetivo de propiciar um Poder Judiciário efetivamente aberto e inclusivo para todos”.

Terceira mulher a assumir a Presidência do TJCE em 146 anos de história, a desembargadora salientou que se dedicará às iniciativas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com a intensificação de ações preventivas em todo o Estado. Disse ainda que será executado programa de desenvolvimento de mulheres líderes, “com o fim de fomentar, cada vez mais, a participação feminina na gestão judiciária”. Outra prioridade é a comunicação permanente com o público interno e a sociedade.

Circulação entre Fortaleza e Interior deve ser proibida no Carnaval, diz Camilo


O aumento de casos da Covid-19 tem deixado o Estado em alerta. Conforme o governador Camilo Santana (PT), medidas mais restritivas devem ser tomadas principalmente no período do Carnaval, quando a circulação entre Fortaleza e outros municípios será proibida. No decreto vigente, a medida é apenas uma recomendação. As medidas foram anunciadas em publicação nas redes sociais na noite desta sexta-feira, 29. 

Segundo Camilo, o aumento de casos tem deixado o governo em alerta, "inclusive para tomar novas medidas restritivas que visem frear esse aumento". O atual decreto será renovado, enquanto serão realizadas mais reuniões do Comitê Estadual de Combate à Covid-19 para estabelecer novas medidas.
"Inclusive, com um decreto específico para o período do Carnaval, quando a recomendação atual de se evitar a circulação de veículos entre a capital e o interior deve se transformar em norma, além de outras providências", disse.

Crato vai revitalizar Centro Histórico e Comercial com rede subterrânea


O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), participou, nesta sexta-feira, 29, de reunião virtual sobre obra de implantação da rede elétrica subterrânea do centro histórico e comercial do Crato. O projeto tem como meta realizar a retirada das fiações elétricas da superfície e construir uma rede subterrânea, incluindo as ligações relacionadas às telecomunicações.

A meta é valorizar as fachadas do Centro da cidade, principalmente na rua Dr. João Pessoa, passando pela Miguel Lima Verde, Cel. Antônio Luiz, até o Crato Tênis Clube, além de todo o entorno da Praça da Sé.

O trabalho a ser realizado conta com a parceria do Governo do Estado e da Prefeitura do Crato. A reunião virtual teve a participação do Secretário Executivo de Planejamento da Secretaria de Infraestrutura do Estado, Paulo César, a arquiteta da Seinfra/CE, Carolina Rocha, e o Coordenador de Energia e Telecomunicação da Seinfra/CE, Jefferson Ventura, além do representante da ENEL, Carlos Gomes, e o secretário de Infraestrutura do Crato, Ítalo Samuel.

Segundo o prefeito Zé Ailton Brasil, esse projeto foi solicitado ao governado do Estado, Camilo Santana, ainda no mês de novembro do ano passado. O objetivo era melhorar a questão do paisagismo, com a internalização das instalações elétricas. Nessa primeira reunião de trabalho já ficou acertado que em fevereiro próximo, uma equipe da Enel e da secretaria de Infraestrutura do Estado, irão iniciar todo esse processo, retirando toda a poluição visual na principal rua comercial da cidade. "Também será modificada a iluminação com novos postes, proporcionando uma área mais atrativa e agradável para a população", completa.


sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Decreto de isolamento social é renovado e período de Carnaval terá medidas mais restritivas


O governador Camilo Santana anunciou que o decreto de isolamento social será renovado, mas que o período de Carnaval terá medidas mais restritivas no Estado do Ceará, inclusive a de evitar a circulação de veículos entre a capital e o interior. A decisão foi tomada após a reunião virtual do comitê que delibera sobre as ações relativas à pandemia do coronavírus, constituído por representantes dos três Poderes e Ministério Público estadual e federal.

"Nossos profissionais de saúde apresentaram os dados relativos à pandemia no Estado, que segue com preocupante aumento de casos. Essa situação tem nos deixado em alerta, inclusive para tomar novas medidas restritivas que visem frear esse aumento. Inclusive, com um decreto específico para o período do Carnaval, quando a recomendação atual de se evitar a circulação de veículos entre a capital e o interior deve se transformar em norma, além de outras providências", declarou Camilo Santana, garantindo ainda que serão realizadas mais reuniões durante a semana para avaliar e estabelecer novas medidas.

Camilo relembrou também que já havia sido definida a proibição de qualquer evento de Carnaval, bem como o cancelamento do ponto facultativo na segunda (15) e terça-feira (16), além da recomendação de funcionamento normal do comércio e do setor produtivo no Ceará durante esse período.

O novo Decreto Estadual estará disponível no Diário Oficial do Ceará e o governador reforçou também sua preocupação com os cearenses, ao lembrar que a pandemia continua, e é grave. O vírus continua circulando, por isso é fundamental que todos sigam as orientações sanitárias, principalmente quanto ao distanciamento, o uso da máscara, além de evitar ambientes com muita gente e que possam gerar aglomerações.

Vacinas

Sobre o processo de aquisição de vacinas, o governador também trouxe boas novas. "Recebi a informação do Ministério da Saúde de que o Governo Federal irá adquirir todos os 54 milhões de doses da Coronavac, do Butantan, para distribuir aos Estados. Essa é uma ótima notícia e nos dá a perspectiva de receber novas doses nos próximos dias", finalizou Camilo Santana.

Covid-19: Ceará registra aumento de 11% nos casos e 50% nos óbitos


Na última semana, Ceará registrou aumento de 11% no número de casos e de 50% no número de óbitos por Covid-19. O balanço foi divulgado na noite desta sexta-feira, 29, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Quatro das cinco regiões do Estado apresentaram aumento de casos. Até esta sexta, o número de pessoas vacinadas chega a 81.921 no Ceará. Em dois municípios, 100% das doses distribuídas já foram aplicadas.

Na semana epidemiológica 3, de 17 a 23 de janeiro, foram confirmados 5.126 casos e 54 óbitos. A região de saúde de Fortaleza registrou aumento 18,4% nos casos e redução de 4,3% nos óbitos. Outras regiões também registraram aumento: Norte (aumento de 12,5% nos casos e 100% nos óbitos), Litoral Leste (aumento de 6,4% nos casos e 200% nos óbitos), Sertão Central (aumento de 7,1% de casos e 200% de óbitos). Apenas o Cariri registrou redução de 3,7% nos casos e mesmo número de óbitos em relação à semana anterior. 

Das 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) do Estado, 21 apresentam incremento de casos em 15 dias (de 20/12 a 02/01) com relação à quinzena anterior (03/01 a 16/01). "Com exceção de Russas, todas as ADS tiveram incremento de casos novos. É importante esse alerta para que as pessoas não relaxem nas medidas de prevenção", alertou Ricristhi Gonçalves, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Sesa.

"Tivemos 69 municípios com registro de óbitos. O que representa 60% a mais do que foi registrado na semana passada", frisou. Em 2021, até o dia 23, foram registrados 237 óbitos por Covid-19 em 69 (37,5%) municípios. A maioria dos óbitos (75%) foi de pessoas com 60 anos ou mais, do sexo masculino (58,6%) e com doenças crônicas pré-existentes (71,1%).

Conforme atualização feita às 17h02min desta sexta no IntegraSUS, o Estado soma 370.300 casos confirmados e 10.465 mortes em decorrência da doença. Não foi registrado óbito nas últimas 24 horas. (O Povo)

Governo do Ceará inicia calendário de pagamento do Cartão Mais Infância Ceará nesta sexta-feira (29)


Famílias contempladas com a transferência de renda do Cartão Mais Infância Ceará recebem, nesta sexta-feira (29), o benefício do Governo do Ceará. Inicialmente, neste mês de janeiro, cerca de 45 mil mães com filhos na primeira infância estão aptas para sacar a quantia de R$ 85, já disponível na conta. Para 2021 o investimento total da ação é de R$ 74 milhões assegurados para aproximadamente 70 mil pessoas.

“O Estado segue garantindo o benefício para os mais vulneráveis. Por isso, a transferência do mês de janeiro está sendo realizada, cumprindo o calendário de pagamentos. Novas famílias estão passando pelo processo de validação dos dados, junto às prefeituras, para que possam receber o benefício, referente a esse mês, de forma retroativa”, explica a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Nos últimos anos, desde 2017, o Estado realizou o investimento de cerca de R$ 109,5 milhões, destinado para núcleos familiares cearenses com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses que se enquadrem na situação de alta vulnerabilidade social: residentes de zona rural, em propriedades sem banheiro ou sanitário de estrutura inapropriada, além de residências urbanas sem água canalizada em, pelo menos, um cômodo; domicílios improvisados, adaptados para servir de moradia; e domicílios coletivos, como abrigos, pensões, alojamentos, dentre outros. Para conceder o benefício, a família deve estar escrita no Cadastro Único Para Programas Sociais (CadÚnico).

Ação ampliada

O aumento no número de famílias beneficiadas com o Cartão Mais Infância Ceará foi anunciado no início do ano pelo governador Camilo Santana durante sanção da lei que atualiza e consolida o Programa Mais Infância Ceará como política pública de Estado. Uma ampliação de 45% em relação às 48 mil famílias atendidas em 2020. A iniciativa faz parte das ações do Programa Mais Infância Ceará e é executada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).    


Ex-prefeito Zé Leite assumirá comando da Ceasa no Ceará

  

Após articulação do deputado Fernando Santana, ex-prefeito de Barbalha comandará a Ceasa////. 

O ex-prefeito do município de Barbalha, Zé Leite, assumirá nos próximos dias a presidência das Centrais Estaduais de Abastecimento (Ceasa) no Ceará. O convite foi feito pelo governador Camilo Santana, após articulações do deputado Fernando Santana, no decorrer desta semana.

Zé Leite assume a função em substituição ao geógrafo e economista Maximiliano César Pedrosa Quintino de Medeiros que deixa o comando da Ceasa, iniciado em janeiro de 2018, para assumir a superintendência do Departamento Estadual de Trânsito - Detran, também a convite do governador Camilo Santana.

“Eu recebi com muita alegria esse convite do governador, fruto da articulação do nosso deputado Fernando Santana que, não apenas pelo sentimento de amizade, respeito e aproximação política, apoiou o nosso nome pelo trabalho que realizamos quando da nossa passagem pela secretaria executiva da SDA” disse o ex-prefeito Zé Leite.

Conforme ele, a missão a partir de agora é manter a qualidade que faz com que a Ceasa Ceará seja apontada como referência por outras centrais de abastecimento espalhadas pelo país. “Esse trabalho tem que ser efetuado neste sentido. A qualidade é fator primordial para que nos mantenhamos como exemplo para o Brasil afora”, ressaltou.

Zé Leite também ratificou o compromisso de ampliar a participação da Ceasa no Programa Mais Infância Ceará, especificamente na região do Cariri, por meio do Programa Mais Nutrição. “Em abril, nós deveremos estar com a Fábrica Mais Nutrição em pleno funcionamento. Esse é um programa apoiado desde as suas primeiras discussões pela primeira-dama Onélia Leite Santana. Pela importância do atendimento às 37 entidades selecionadas em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, que garantem a segurança alimentar de inúmeras crianças, vamos trabalhar com o objetivo de ampliarmos ao máximo a participação da Ceasa nestes programas”, concluiu.

Prefeito Cícero Figueiredo busca recursos para infraestrutura de Milagres em órgãos do Governo do Estado


Cumprindo agenda administrativa em Fortaleza, o Prefeito Municipal, Cícero Figueiredo, esteve em audiência nesta quinta-feira (28) com o Secretário das Cidades do Estado do Ceará, Zezinho Albuquerque e com o Superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira. O gestor esteve acompanhado do deputado estadual, Guilherme Landim e do Secretário da Administração e Finanças, Jorge Samuel.

Na pauta dos encontros, a busca de recursos para fortalecer a infraestrutura do município, tanto em projetos já em execução, quanto em parcerias futuras.

“Estamos nos mobilizando no sentido de garantir investimentos na infraestrutura do nosso município. Diante das dificuldades que se apresentam, nosso dever enquanto gestor é cair em campo para que novos recursos cheguem à nossa Milagres e representem melhoria na qualidade de vida de nossa gente”, disse o prefeito Figueiredo.

Meio Ambiente - Fernando Santana apresenta proposta para construção do aterro sanitário do Cariri ao secretário Artur Bruno

 


O presidente interino da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Fernando Santana (PT), nesta quinta-feira (28), em visita ao secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, conversou sobre a parceria do órgão juntamente com a Secretaria das Cidades e o Governo do Estado, na construção do aterro sanitário de resíduos sólidos no Cariri. A reunião foi para dar celeridade a este importante equipamento que irá beneficiar a saúde pública da população caririense e minimizar os aspectos ambientais. O consórcio que conta com a parceria de dez prefeitos do Cariri já está em andamento. O parlamentar ressalta o apoio incondicional do governador Camilo a este importante projeto.

Sessão da Posse de Evandro Leitão na Assebleia será de forma híbrida - Somente deputados terão acesso ao plenário


 Assembleia Legislativa definiu os protocolos sanitários para a sessão de posse da Mesa Diretora, na próxima segunda-feira (1º). Os trabalhos serão realizados de maneira híbrida, com acesso ao Plenário 13 de Maio restrito aos parlamentares. Depois da posse, na abertura da sessão legislativa, o govenador Camilo Santana (PT) fará a leitura da Mensagem Governamental virtualmente. (Ponto Poder)

Partidos definem seus líderas na Câmara Municipal de Fortaleza



Os partidos que compõem a Câmara Municipal de Fortaleza, com exceção do PT,  já definiu seu líderes para a legislatura 2021-2022. Veja quem foi indicado: Júlio Brizzi (PDT), Sgt. Reginauro (Pros), Prof. Enilson (Cidadania), Leo Couto (PSB), Wellington Sabóia (PMB), Ana Aracapé (PL), Priscila Costa (PSC), PPCell (PSD), Adriana Nossa Cara (PSol), Emanuel Acrízio (PP) e Ronaldo Martins (Republicanos) serão líderes de seus partidos na CMFor. Dem, PSL, PSDB, Podemos e Rede têm um vereador cada. O PT definirá em reunião se Larissa Gaspar segue como líder.

Primeira Turma do TRF-5 nega habeas corpus, e ex-deputado Adail Carneiro deve continuar preso


A Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) negou, nesta quinta-feira (28), um segundo pedido de habeas corpus ao ex-deputado federal Adail Carneiro, preso preventivamente desde o fim do ano passado na 'Operação Km Livre', da Polícia Federal (PF), que cumpriu mandados em Fortaleza, Caucaia, Russas e em cidades do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro, em investigação que mira suposto esquema de fraudes em licitações públicas. A defesa do ex-parlamentar ainda pode recorrer da decisão. 

Todos os desembargadores da Primeira Turma seguiram o parecer do relator, desembargador federal Roberto Machado, contrário ao habeas corpus, negando por unanimidade a medida. De acordo com o TRF-5, o processo contra o parlamentar ocorre em segredo de Justiça.


R$ 600 milhões teriam sido movimentos no esquema de fraudes em licitações da Prefeitura de Fortaleza, segundo as investigações.

Adail é acusado de liderar um suposto esquema de fraudes em licitações públicas que teria movimentado cerca de R$ 600 milhões nos últimos 20 anos na Prefeitura de Fortaleza. Desde novembro, Adail está preso em um presídio cearense. Esse é o segundo pedido de liberdade impetrado pela defesa do ex-deputado no Tribunal. 


No dia da sua prisão, a PF apreendeu quase R$ 2 milhões que estavam escondidos em uma caixa de televisor e o restante na cozinha da sede de empresas ligadas ao ex-parlamentar, conforme autos do processo. A defesa, por sua vez, alega que o fato de ter sido encontrado o valor em um ambiente não bancário não caracteriza, por si só, qualquer ilícito e os valores são compatíveis com a atividade da empresa, que trabalha com locação de veículos e maquinário.

Segundo habeas corpus

No dia 17 de dezembro do ano passado, a Primeira Turma, por maioria, também negou o pedido de um primeiro habeas corpus, apresentado pela defesa do ex-deputado. A defesa de Adail Carneiro impetrou um segundo habeas corpus. (Diário do Nordeste)


Zé Aílton assina termo de cooperação da Seduc com Programa InteliGentes


Realizada na manhã desta quinta-feira, 28, na sede da Crede 18, a assinatura do Termo de Cooperação técnica com a Secretaria de Educação do Estado. Na ocasião, esteve presente a coordenadora da Crede 18, Luciana Brito, e o Prefeito Municipal do Crato, Zé Ailton Brasil.

O termo estará voltado para o processo de implantação na rede municipal, do programa inteliGENTES!, que visa trabalhar através da implementação da disciplina socioemocional nas escolas do município, estimular os alunos no desenvolvimento dessa competência. Em todo o Estado do Ceará, apenas 70 cidades foram beneficiadas com essa parceria e o Crato é uma delas. A formação aos professores será concedida pelo Instituto Aliança.

Também foi assinado o protocolo de intenções para o desenvolvimento no Crato do Programa Mais Infância Ceará e do MAIS PAIC - Programa de Aprendizagem na Idade Certa, nas etapas de educação infantil e ensino fundamental em toda a rede municipal.

Camilo anuncia que vai adquirir doses da CoronaVac direto do Butantan


O governador Camilo Santana (PT) anunciou na noite desta quinta-feira, 28, que oficializou ao Instituto Butantan seu interesse em adquirir doses da CoronaVac sem a intervenção do governo federal para o Ceará. “Só descansarei quando todos o cearenses estiverem imunizados”, disse ele em publicação no Twitter.

Camilo segue a atitude de outros governadores estaduais, que estão pressionando o Ministério da Saúde em relação à compra de mais doses da vacina contra Covid-19. Outras gestões também se movimentam para adquirir as doses de forma independente. Segundo apuração do portal O Globo, 15 estados estão em negociação para comprar os imunizantes.

Juazeiro do Norte inicia vacinação contra a Covid-19 de idosos a partir de 75 anos


A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte iniciou, nesta quinta-feira (28), a vacinação contra a Covid-19 de idosos a partir de 75 anos. A primeira vacinada foi Naylê Porfírio Lima, de 82 anos. A idosa é acamada e acompanhada pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do Município.

Juazeiro do Norte recebeu esta semana, do Governo do Estado do Ceará, 1.730 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que devem ser destinadas aos idosos a partir de 75 anos. Esse número de doses corresponde a 18% desse grupo prioritário, composto por aproximadamente 9.565 idosos.

O Município está seguindo a ordem de prioridade estabelecida pela Secretaria da Saúde do Estado e irá realizar a aplicação dessa primeira remessa de doses conforme o cronograma.

Os vacinadores estão se deslocando até as residências dos idosos acamados que são acompanhados pelas equipes de saúde do município. 

Os idosos dentro dessa faixa etária, que não são restritos ao leito, poderão agendar a vacinação em domicílio no período indicado por meio de um telefone que será disponibilizado em breve.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Secretaria de Educação de Juazeiro inicia lotação de professores recém-empossados


A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte iniciou hoje, 28, o processo de lotação dos professores recém-empossados. Seguindo o cronograma, os profissionais classificados para lecionar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Fundamental foram divididos por turno para evitar aglomerações. Neste primeiro dia, 72 professores foram lotados na Rede Municipal de Ensino. 

Nesta sexta (29), será a vez dos professores de Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, História, Língua Inglesa, Matemática e também Psicopedagogo. A Seduc reforça que a lotação seguirá a ordem de classificação desde que os candidatos já estejam presentes no local e horário estabelecido pelo cronograma. No ato, o profissional poderá optar pela carga horária de 100h ou 200h, desde que assine o termo, e receberá a carta de apresentação. É necessário levar os documentos pessoais e a nomeação. A Secretaria de Educação está localizada na Rua São Francisco, S/N, Bairro São Miguel. 


HORÁRIO: 8h

Artes: Classificados

Ciências: Classificados

Educação Física: Classificados

Ensino Religioso: Classificados

História: Classificados

HORÁRIO: 13h

Língua Inglesa: Classificados

Matemática: Classificados

Psicopedagogo: Classificados

Novo Conselho Municipal de Assistência Social toma posse em Barbalha



A Prefeitura de Barbalha, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, empossou o novo Conselho Municipal de Assistência Social. A cerimônia foi realizada na última segunda-feira, 25, na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Os novos conselheiros têm mandato no biênio 2021-2022.

A secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Catiane Landim, ressaltou a importância da parceria entre representantes do poder público e sociedade. “É um momento muito importante para a gestão colocar para a sociedade civil a importância da participação deles. O Conselho Municipal de Assistência Social é um órgão regulador, deliberativo, mas acima de tudo, é um órgão parceiro através das instituições não governamentais. Esse é um marco para que saibam que terão a vez e a voz durante toda a nossa gestão”.

A presidente empossada do Conselho Municipal da Assistência Social, Maria Arivanda Pereira, retificou a necessidade do diálogo para a prestação do serviço a quem mais precisa. “É muito gratificante estar participando dessa posse dos novos conselheiros públicos, como também reempossar os da sociedade civil. Para nós é um grande ganho trabalhar em prol das famílias vulneráveis do nosso município, com apoio de todo o colegiado”, concluiu.

Queiroz Filho solicita recursos para a perfuração de poços em municípios do interior do Ceará


O deputado Queiroz Filho (PDT) apresentou emendas na Assembleia Legislativa do Ceará para a Lei Orçamentária Anual de 2021 solicitando mais recursos para a perfuração de poços nos municípios de Capistrano, Crateús e Senador Pompeu.

"Sabemos que o governador Camilo Santana não tem medido esforços para enfrentar os problemas ocasionados pela estiagem e o Plano de Convivência com a Seca, elaborado pelo Governo do Ceará, hoje é referência nacional. Essas emendas apresentadas se dão pela maior urgência em decorrência da localização estratégica de tais municípios", explica Queiroz Filho.

Segundo o parlamentar, todo tipo de ação voltada para a segurança hídrica é vital. "Devemos continuar atentos para que o povo cearense possa conviver com a escassez de chuvas sem maiores prejuízos e incentivar um melhor aproveitamento da água. Isso vai desde o pequeno agricultor no interior ao consumidor da área urbana que precisa da água para as tarefas diárias ", finalizou.

Juazeiro atuará no combate ao trabalho infantil durante Festa de Nossa Senhora das Candeias


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte estará com uma equipe atuando durante o período da Romaria de Nossa Senhora das Candeias.  O trabalho será realizado de 29 janeiro a 02 fevereiro em pontos estratégicos como Franciscanos, Matriz, Horto e Socorro, Praça Padre Cícero e proximidades. Uma reunião foi realizada nesta quarta-feira (27), para definir a atuação e organização dos técnicos.

Entre as ações desenvolvidas estarão a abordagem em situações onda haja a suspeita de exploração do trabalho infantil, através do Aepeti (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) que consiste na gestão, articulação e monitoramenteo em ações para a eliminação do trabalho infantil.

De acordo com a Assistente Social e Coordenadora do Aepeti Juazeiro do Norte, Camila Alencar, a equipe estará fazendo um trabalho voltado para informações sobre políticas de assistência, orientações e conscientização sobre trabalho infantil. “Estaremos fazendo abordagens em situações onde sejam identificados aspectos que denotem vulnerabilidade social e situações onde hajam condições de violações de direito não apenas em relação ao trabalho infantil”, explica a coordenadora.

A reunião contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Zulneide Parente, destacando que o trabalho da Sedest deve ser pautado na qualidade do atendimento ao usuário, como também nas abordagens de campo. “Nossa prioridade é o bom atendimento ao usuário e de forma qualificada”, definiu. 

Trabalho Infantil  é proibido até os 16 anos, exceto nas condições de aprendiz a partir dos 14 anos. Também é totalmente proibido para menores de 18 anos em situações quando se trata das piores formas, como condições insalubres, com bebidas alcoólicas ou exploração sexual. 

A população também pode colaborar com o trabalho do Aepeti Sedest através de denúncias pelo telefone Disque 100 ou mesmo entrando em contato diretamente com alguém da equipe da Sedest que esteja circulando nos pontos estratégicos.

Juros baixos devem manter o aquecimento da construção financiada de imóveis personalizados no Ceará em 2021


Em tempos de pandemia, no último ano, as pessoas tiveram a oportunidade de ficar mais em casa e esse olhar se voltou para o lar. Reformaram a casa, adaptaram para o home-office, ampliaram o espaço de convivência e uma grande maioria optou pela aquisição de um imóvel próprio, seja para sair do aluguel ou para dar mais conforto à família.

Ao mesmo tempo, houve uma queda nas taxas de juros para o financiamento habitacional no Brasil, em todos os bancos. Novas modalidades de financiamento surgiram, possibilitando maior contratação desse crédito. E esse movimento deve continuar em 2021.

De acordo com Hygor Guerreiro (foto), diretor da Domus Incorporada- empresa especialista em construção financiada no Ceará- o setor conseguiu atravessar, com firmeza, as incertezas no período da pandemia. “As pessoas têm procurado realizar seu sonho da casa própria e com isso o setor de construção financiada, teve um aumento enorme na procura. Isso se deve ao desejo das pessoas de personalizarem sua moradia e pela opção de ter uma casa mais espaçosa”, conta.

Este ano de 2021 promete ser um dos melhores para obter sua casa própria e uma das possibilidades é o incetivo dado pela Caixa Econômica Federal. Segundo Hygor, que cita o exemplo de sua empresa que tem parceria com a instituição, a Caixa Econômica Federal aumentou a flexibilização do capital de giro para os incorporadores e melhorou a análise de créditos para as pessoas.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que a meta é aumentar o financiamento do crédito imobiliário com recursos de poupança, via Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE),  em pelo menos 10%.

Prefeitura de Barbalha - Nota de Pesar pelo falecimento de Carlos Cruz


A Prefeitura Municipal de Barbalha lamenta a morte do ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Carlos Alberto da Cruz e se solidariza com seus familiares e amigos.

Carlos Cruz foi vereador por um mandato e representou o Cariri como deputado estadual por cinco mandatos. Tinha 88 anos, foi vítima de covid-19 e estava internado desde o último dia 20.

A Administração Municipal lamenta a perda de mais uma figura pública da política, bem como de todas as vidas humanas levadas pela pandemia.

Barbalha, 28 de janeiro de 2021.

Termina nesta sexta (29), prazo para quitação da primeira parcela do IPVA


Termina nesta sexta-feira, 29, o prazo para o contribuinte que optar pagar a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 com 5% de desconto no Ceará. Neste ano, o tributo ficou, em média, 4,5% mais em conta em comparação a 2020. Lembrando que não serão enviados boletos pelos Correios ou por e-mail. O documento pode ser acessado apenas pelos canais digitais do Governo do Estado.

São três opções onlines: pelos aplicativos Ceará App e Meu IPVA ou pelo site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).

Disponíveis para smartphones e tablets, os aplicativos permitem consultar valores do IPVA 2021 e emitir o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) para pagamento. As ferramentas podem ser baixadas gratuitamente nas lojas Play Store (Android) e App Store (IOS).


Ator paraibano Itamê Junior é confirmado em nova série da TV Globo


Após ganhar destaque na novela 'Salve-se Quem Puder', como o personagem Paulo o paraibano Itamê Junior está escalado para mais uma obra da teledramaturgia global. Desta vez, o ator, que é natural da cidade de Sumé, no interior da Paraíba, interpretará um soldado nazista na série “O Anjo de Hamburgo”.

A obra conta a história de Aracy de Carvalho, uma brasileira que salvou a vida de centenas de judeus na Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial. Entre as estrelas que fazem parte do elenco estão Sophie Charlotte, Rodrigo Lombardi e Tarcísio Filho. Para interpretar o novo personagem, Itamê garante que está estudando a cultura alemã e se prepara também para mudar o visual.

“No momento ando lendo e assistinfo documentários sobre o trabalho, comportamento, o dia a dia desses soldados, com um trabalho tão rígido. A cultura alemã é cheia de boas curiosidades” e surpresas.

O ator recebeu o convite para participar da série em 2020, mas as gravações foram canceladas por conta da pandemia da Covid-19. No ano passado, Itamê ganhou espaço na tela da TV Globo ao interpretar o personagem Paulo, na novela 'Salve-se Quem Puder'. Durante as filmagens, o ator paraibano contracenou com artistas renomados como Beth Faria e Ary Fontoura. Sobre o seu novo trabalho, Itamê afirma esperar que “o público se surpreenda ao conhecer uma cultura tão diferente”.

“O Anjo de Hamburgo” é uma produção da TV Globo em parceria com a Sony Pictures Television, criada e escrita por Mario Teixeira, com colaboração da autora inglesa Rachel Anthony, e dirigida por Jayme Monjardim. A obra é a primeira da TV Globo falada totalmente em língua inglesa.

Sobre Itamê

Natural da cidade de Sumé, no agreste da Paraíba, Itamê Junior mudou-se para a capital João Pessoa em 2008. Além de ator, é modelo fotográfico e DJ. Já realizou participações em novelas da TV Globo e da TV Record, além de participar das gravações do filme “Panelinha” e da Web série “Meninos que não vão pro céu” que tem estreia confirmada em Janeiro no YouTube. O ator também participou de várias peças teatrais e campanhas publicitárias para a TV.

Presidente da Assembleia deputado Fernando Santana lamenta morte de Carlos Cruz


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Santana (PT), lamentou a morte do ex-deputado e ex-prefeito de Juazeiro do Norte Carlos Cruz. Fernando  decretou luto oficial por três dias na Casa em homenagem ao ex-parlamentar.

 “Carlos Cruz foi um grande representante dos anseios da população cearense durante sua atuação na vida pública. Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e admiradores deste grande homem, que deixa um importante legado aos que percebem a política como mister em defesa dos mais necessitados”, ressalta.

 Carlos Cruz era advogado, e ingressou na vida pública em 1962 pela extinta União Democrática Nacional (UDN), em Juazeiro do Norte, quando se tornou vereador do município. Foi prefeito de Juazeiro do Norte por dois mandatos (1989 - 1992; 2001 - 2004), gestões em que foram construídos o Hospital Estefânia, a rodoviária da cidade, além de escolas e postos de saúde, e da criação do JuaForró, evento junino do município.

 No Parlamento Estadual, representou a região do Cariri por cinco mandatos, eleito em 1978, 1982, 1986, 1994 e 1998. Foi terceiro secretário da Casa, e teve atuação parlamentar ativa, participando das comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação; de Trabalho, Administração e Serviço Público; Agropecuária e Recursos Hídricos; Educação, Cultura e Desporto; Meio Ambiente; Seguridade Social e Saúde; Direitos Humanos e Cidadania; Defesa do Consumidor; Indústria, Comércio, Turismo e Serviço; e Viação e Transporte, Desenvolvimento Urbano e Interior.


Secretaria de Educação de Barbalha inicia entrega de kits da merenda escolar


A Secretaria de Educação de Barbalha iniciou na última segunda-feira, 25, a entrega dos kits extras da merenda escolar. Cerca de 5 mil alunos da rede municipal de ensino serão beneficiados. Os kits base serão compostos por: açúcar, biscoito doce, biscoito salgado, farinha de milho, leite integral, macarrão e polpa.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE, tem como finalidade destinar recursos para estados e municípios comprarem os alimentos. O secretário municipal de Educação em exercício, João Paulo Olegário, explicou como a distribuição será feita.

“Em 2020 foi criada a Lei 13.987, que garante que os estudantes recebam o kit alimentação, já que não estava havendo aulas presenciais por conta da pandemia de covid-19. Por falta de um planejamento bem feito, a gestão anterior comprou alimentos com curto prazo de validade. Entendemos que é verba pública e não podemos perder, por isso decidimos entregar antes do vencimento”.

Os kits serão entregues nas unidades escolares de maneira a garantir a segurança das famílias que não receberam o kit 4 em 2020 e obedecendo aos protocolos sanitários.

Na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Sebastião Santiago da Paz, no distrito Estrela, 520 kits serão entregues. Érica da Silva tem um filho de 11 anos estudando na unidade e logo cedo foi receber a cesta. “É uma ajuda muito grande porque é muito menino, já complementa a alimentação”, afirmou.

Caroline Rodrigues tem quatro filhos, cada um recebe um kit. “Foi uma ajuda muito boa esses kits terem vindo ate nós, como a gente está sem trabalhar, facilitou bastante”, contou.

A nutricionista da merenda escolar do Município, Karoline Siqueira, ressaltou os critérios de escolha. “Após levantamento do estoque, resolvemos entregar às escolas mais distantes do Centro, nas quais as famílias sempre vão buscar”.

O Conselho de Alimentação Escolar de Barbalha, CAE, acompanhou a distribuição, órgão máximo fiscalizador. “As crianças precisam se alimentar e isso vai ajudar muito, queremos que quando voltem para a escola, venham com gosto, que a comida seja gostosa e suficiente. A gente quer alimentação saudável, dentro das normas”, declarou a conselheira Aparecida Gimenez.

Escolas contempladas:

Dionísio Ross

Maria Linhares

Nazinha Garcia

Olegário Antônio

Maria Lucimar

Raimundo Sebastião

Santa Luzia

Sebastião Santiago

Antônia Dolores

Edson Olegário

Luis Filgueira

Manoel Saraiva

Maria Alacoque

Maria Ironina

Maria Valquíria

Martinho Teles

José Luis De Matos

Anexo Antonia Dolores

Escola Brasil

Pedro Machado (EJA)

Raul Coelho (EJA)

Senador Martiniano (EJA)

Maria das Dores (EJA)

Juazeiro do Norte - Mensagem de Glêdson Bezerra pela morte de Carlos Cruz


"Infelizmente temos que lidar com mais um momento de perda. A pandemia de Covid-19 acaba de levar mais uma grande figura política do solo juazeirense, o ex-prefeito Carlos Cruz. Sem dúvida nenhuma, Carlos Cruz é uma das personalidades mais marcantes da história contemporânea da cidade, sendo responsável por feitos que até hoje são lembrados, e enaltecidos, por seus eleitores e admiradores. 

Carlos Cruz manteve-se vivo na vida pública, expôs suas posições, opiniões e guiou, inevitavelmente, o pensamento e a compreensão de muitos de seus amigos e correligionários. O eterno prefeito, como o chamei certa vez, deixará para nós o seu exemplo, legado e, claro, o seu desejo de fazer mais por aqueles que de fato necessitam do Estado e das suas ferramentas.

O momento é de reverência e de reconhecimento. Nesse sentido, me solidarizo com os familiares, amigos, admiradores, e todos que de alguma forma, como eu, estão sentindo a partida de alguém tão singular para a história de Juazeiro do Norte"

Glêdson Bezerra

Prefeito de Juazeiro do Norte.

Prefeitura do Crato emite nota de pesar pela morte de Carlos Cruz


A Prefeitura Municipal do Crato, lamenta, com profundo pesar, a morte do líder político e ex-prefeito do Município juazeirense, Carlos Alberto da Cruz, aos 88 anos, na noite desta quarta-feira, dia 27, por complicações causadas no tratamento da Covid - 19

Carlos Cruz teve uma trajetória marcante na política. Nasceu em Juazeiro do Norte, onde foi vereador por um mandato, teve dois mandatos à frente do executivo e foi deputado estadual por cinco legislaturas. O ex-prefeito deixa família com esposa, filhos e netos, além de uma grande legião de amigos e admiradores.

A Prefeitura Municipal, através do Prefeito Zé Ailton Brasil, transmite os votos de pesar e solidariedade aos familiares e amigos.

Camilo lamentano Twitter morte de Carlos Cruz

 O governador Camilo Santana lamentou no Twitter a morte do ex-prefeito e ex-deputado estadual Carlos Cruz.



Covid-19 - Morre ex-prefeito de Juazeiro e ex-deputado Carlos Cruz




O ex-prefeito de Juazeiro do Norte Carlos Cruz, 88 anos, morreu na noite desta quarta-feira (17), vítima da Covid-19. Carlos Cruz foi também quatro vezes deputado estadual. Estava internado em Fortaleza e não resisitiu as complições da Covid-19. 

Era considerado uma das maiores expressões da política do Cariri e pertencia a tradicional família política de Juazeiro. Muitos políticos procuravam seus conselhos. Seu pai foi prefeito, sua filha deputada e nas eleições de 2020 foi candidata a prefeita de Juazeiro. Carlos Cruz era defensor da memória de Padre Cícero.

Pedro Lobo trabalha para viabilizar abastecimento d´água nas comunidades rurais do Crato


O vereador Pedro Lobo tem intensificado sua agenda de  visitas ás comunidades da zona rural do Crato. "O intuito é ouvir as demandas das famílias agricultoras e encaminhar as soluções por meio de requerimentos e projetos, viabilizar assistência técnica, através dos órgãos competentes, e assim oportunizar vida com dignidade e qualidade aos habitantes dessas áreas", comentou o vereador. 

Para isso, Pedro Lobo conta com a importante parceria do prefeito Zé Aílton Brasil (PT) e do governador Camilo Santana {PT),  que não têm poupado esforços para juntamente com o mandato do vereador, produzir projetos, executar ações e construir uma realidade promissora, onde o cidadão do campo tenha um tratamento respeitoso e uma melhor condição de vida. 

A visita ao Baixio dos Monteiros, esta semana, foi mais um momento de interação com o cidadão agricultor, no objetivo de viabilizar  as  soluções á altura de cada demanda. "Através do projeto São José vamos trabalhar para implantar na comunidade, o sistema de abastecimento d'água, informou Pedro. 

" O nosso empenho, contando com o apoio do prefeito  Zé Aílton Brasil e do governador Camilo Santana, é para possibilitar ás comunidades da zona rural do Crato, desenvolvimento, abastecimento com água potável, entre outros serviços, que garantam mais qualidade de vida ás famílias camponesas", afirmou Pedro Lobo .

Além do vereador, participaram da visita, Carlos Freire ( secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do município); Givaldo Gonçalves ( coordenador de Recursos Hídricos); Rodrigo Leite ( presidente da Associação do Distrito de Santa Rosa); Geraldo Tavares ( Técnico do Instituto Flor do Piqui e de Daniele Pereira (  presidente da Associação do baixio dos Monteiros).

André Fernandes, Leonardo e Baquit se livram de processos no Conselho de Ética


Estão oficialmente no passado a troca de xingamentos em plenário entre Leonardo Araújo (MDB) e Osmar Baquit (PDT), com direito acusações de um lado e de outro e quase confronto físico, em março de 2020, e a afirmação infundada de André Fernandes (Republicanos) sobre o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, estar fraudando atestados de óbitos de modo a inflar os dados de óbitos por Covid-19 no Estado.

Esses processos foram arquivados nesta quarta-feira, 27, pelo Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). O deputado bolsonarista, que um dia já esteve significativamente implicado com essas ações, agora está livre do Conselho.

"Hoje, o último processo no Conselho de Ética contra mim foi arquivado. Por unanimidade, fui absolvido! Continuo firme e forte na luta pela verdade", comemorou nas redes sociais. 

Procurado por O POVO, o relator dos dois casos, Guilherme Landim (PDT), justificou que Baquit e Leonardo Araújo demonstraram arrependimento e se retrataram na tribuna. "No processo, ambos colocaram o arrependimento, o aprendizado e a mudança de comportamento ao longo dos meses do ocorrido", argumentou. 


No Crato - Zé Aílton e Florisval visitam obras do Programa Casa Verde e Amarela


Estão em fase de finalização no Município do Crato, os conjuntos habitacionais do Programa Casa Verde e Amarela, no Distrito de Bela Vista, na Vila Padre Cícero. São 982 casas, na última etapa dos ajustes nas instalações, que deverão ser entregues a partir do dia 5 de março deste ano. Os cadastros estão na fase final de regularização, com avaliação da Caixa Econômica Federal. Nesta quarta-feira, 27, o local recebeu a visita do Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Florisval Coriolano.

Os técnicos e engenheiros que estão acompanhando todo o processo de finalização dos conjuntos, percorreram algumas ruas e áreas onde foram efetivadas as instalações hidro sanitárias e elétricas dos conjuntos. A visita aos espaços ainda contou com a Secretário de Infraestrutura do Crato, Ítalo Samuel.

Toda a parte de infraestrutura, passando pelo esgotamento sanitário, abastecimento de água, fornecimento de energia e iluminação pública estão nos últimos ajustes, com a instalação de equipamentos e testagem de mecanismos já instalados.

Além disso, é importante destacar que o período de pandemia foi decisivo para ampliação dos prazos de entrega, tendo em vista a paralisação de alguns serviços por falta de materiais necessários para conclusão das obras.

Parcerias

O prefeito Zé Ailton ressaltou a parceria da Prefeitura Municipal do Crato, Governo do Estado do Ceará e Governo Federal para a grande conquista desse programa no Crato. "Será um dos bairros onde queremos adaptar com educação, através de uma creche moderna, com um CEI (Centro Integrado de Educação), que já foi assinado o convênio com o Governo do Estado para, em breve, nós construirmos esse grande equipamento", diz.

O Chefe do Executivo ainda destacou que um dos grandes objetivos é promover a qualidade de vida das pessoas, que passarão a residir no local, possibilitando uma área considerável que nesse momento precisa de uma atenção no intuito de promover uma urbanização maior na área.

O Presidente da Câmara, Florisval Coriolano, disse estar muito feliz em ver a finalização de um conjunto habitacional que irá beneficiar centenas de famílias. "São pessoas que estarão saindo do aluguel para ter a sua casa própria", afirma. Ele ainda parabenizou o esforço mantido através da administração municipal, e que falta muito pouco para os beneficiados com a habitação finalmente receberem as suas casas.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Prefeito de Barbalha vacina idosa de 107 anos


O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PDT), vacinou a mulher mais idosa do Cariri nesta quarta-feira, 27. Dona Maria Liesse Callou Duarte tem 107 anos e recebeu a imunização em casa. Os mestres de cultura foram os primeiros do grupo a partir de 75 anos a receber a vacina pelas mãos do gestor, que também é médico. O Município já recebeu 1.286 doses.

Dona Liesse tem oito filhos, 27 netos, 36 bisnetos e quatro tataranetos. Com lucidez, recebeu a equipe de vacinação com todos os cuidados de segurança.

Os mestres Vicente Ribeiro, Vicente Ludugerio, Severino, Antônio Sales, Epitácio Fabrício, Francisca Helena e Francisca Rodrigues receberam as primeiras das 430 doses da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, recebidas pelo município na última terça-feira, 26. Este quantitativo é suficiente para vacinar 18% do grupo com 75 anos ou mais.

Outras 441 doses da Coronavac/Butantan chegaram na mesma remessa para dar continuidade à vacinação dos profissionais da linha de frente do combate ao vírus e idosos institucionalizados.

Deputado Guilherme Landim visita sede de projetos sociais ao lado do prefeito Figueiredo e autoridades em Milagres


Acompanhado do deputado estadual Guilherme Landim (PDT), o prefeito municipal, Cícero Figueiredo, esteve no distrito do Café da Linha visitando dois projetos sociais desenvolvidos por igrejas evangélicas e que influenciam positivamente o cotidiano dos moradores da região.

Acompanharam o prefeito, a primeira-dama e secretária do Trabalho e Assistência Social (STAS), Sônia Moreira de Figueiredo; o Vice-Prefeito Anderson Eugênio; o Chefe de Gabinete, Isael Santos e os vereadores Geraldo Netto (presidente da Câmara Municipal), Jorge Henrique, Amanda Moura, Aryldo Rodrigues e Chiquinho do São Tomé.

Inicialmente a comitiva conheceu a estrutura da Escola Antônio Crisóstomo, tida como escola modelo (padrão MEC), a qual já conta com mais de 200 alunos matriculados para o ano letivo de 2021. A unidade é composta de seis salas de aula, banheiro para crianças especiais, biblioteca, sala de informática, entre outras benfeitorias.

“A escola foi construída devido a necessidade da comunidade que cresce a cada dia. Antes dessa escola, as salas de aulas eram espalhadas no Café da Linha, funcionando em prédios alugados”, disse a diretora Fátima Crisóstomo.  

A comitiva visitou em seguida dois projetos sociais tocados por instituições religiosas: o ‘Agricultura do Reino’ e o ‘Casa de Pão’. O primeiro tem a frente o Pastor Oziel e a Pastora Gisele e consiste na criação de peixes em caixa d’água de mil litros, com reaproveitamento da água por uso de filtros. “A ideia é levar o sistema para as famílias da zona rural. Com cerca de seis meses, mais ou menos, a gente começa a tirar os peixes. Tanto dá para o consumo da família como para vender e ter um pouco mais de renda em casa”, disse o Pastor Oziel.  O projeto começou no Café da Linha, mais já funciona também no Sítio Morcego.

Já o ‘Casa de Pão’ é tocado pelo Pastor Heriovaldo e a Pastora Meire. A ação atende 70 crianças em contraturno escolar, no Café da Linha, oferecendo quatro refeições diárias. “Oferecemos ainda reforço escolar, escola de balé, escola de futebol, iniciação em informática, aula de violão e aula de jiu-jitsu”, observou o pastor Heriovaldo.

O prefeito Figueiredo afirmou que o município vai apoiar os projetos e ressaltou as experiências exitosas oriundas do terceiro setor. “De tantas experiências exitosas, seja nos projetos sociais como na escola, a gente vai mostrando o que de bom tem em nosso município. Tenho certeza que o deputado Guilherme Landim vai levar essa experiência, vai nos apoiar e ajudar cada vez mais no crescimento de nossa Milagres”, pontuou. 

Já o deputado Guilherme Landim se mostrou impressionado com os trabalhos dos projetos que conheceu. “Tivemos a oportunidade de visitar a escola, que é modelo, assim como a Casa de Pão, que nos deixou muito impressionado pelo grande trabalho que faz com as crianças da localidade”, ressaltou

A comitiva passou ainda pelo Centro Comunitário do Café da Linha e terminou as visitas na Arena Milagres que se prepara para ficar à disposição do futebol amador local e também do Cariri FC para as disputas da Série C do Campeonato Cearense.

Granjeiro e Caririaçu recebem recomendação do Ministério Público para divulgar lista de vacinados contra a Covid-19


Depois de recomendar os município de Barbalha, agora foi a vez do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendar, por meio das Promotorias de Justiça das comarcas de Granjeiro e Caririaçu, que os respectivos secretários de Saúde divulguem os nomes das pessoas imunizadas nas localidades, bem como data da aplicação, grupo prioritário ao qual o vacinado pertence e a identificação do agente público que efetivou a vacina.

Os dados devem ser divulgados em tempo real, diariamente, nos sites oficiais das prefeituras ou em endereços eletrônicos específicos. Em um cenário de limitação dos insumos, as medidas têm o intuito de combater a inversão da ordem prioritária de imunização e proteger a população mais vulnerável e propensa ao desenvolvimento da Covid-19. 

Cada Recomendação observa que também deve estar no site de cada município, no prazo de cinco dias, as informações relativas ao grupo prioritário a que pertencem as pessoas já vacinadas contra a Covid-19, data de vacinação, número de lote da vacina aplicada e nome do responsável pela aplicação da vacina, com alimentação diária das informações, a fim de possibilitar o acompanhamento, em tempo real, pelo cidadão e pelos órgãos de controle. 


Prefeitura de Barbalha e Urca assinam Termo de Convênio para a educação


 

A Secretaria de Educação de Barbalha firmou Termo de Convênio com a Universidade Regional do Cariri, URCA. O objetivo é estabelecer mútua colaboração de natureza educacional, técnico-científica e cultural, visando, especialmente, a oferta da formação continuada para gestores escolares e professores da rede de ensino municipal.

Participaram da reunião, além dos técnicos da SME, a professora Dra. Francisca Laudeci Martins Souza, pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação; a professora Dra. Ana Maria Parente Garcia Alencar, pró-reitora de Ensino e Graduação e, o professor Dr. Edmar Pinheiro, chefe de gabinete da Reitoria.


Marcondes Ferraz será o presidente do Consórcio de Saúde da Região Centro Sul


O prefeito de Saboeiro Marcondes Ferraz assume na próxima terça-feira (2/2), a presidência do Consórcio de Saúde da Policlínica de Iguatu, formado por prefeitos de nove municípios da Região Centro Sul. São eles: Iguatu, Saboeiro, Piquet Carneiro, Acopiara, Mombaça, Jucas, Cariús, Quixelô e Irapuan Pinheiro. A posse acontecerá às 16 horas e contará com a presença dos prefeitos e convidados.


terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Parceria - Governo do Estado e Prefeitura de Barbalha abrem inscrições para o Programa Primeiro Passo Jovem Bolsista


A Prefeitura de Barbalha através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social abre inscrições para o Programa Primeiro Passo, na modalidade Jovem Bolsista. Inicialmente, 30 jovens serão selecionados. O Projeto é realizado em parceria com o Governo do Estado.

Podem participar estudantes de 15 a 29 anos, cursando o 8º ou 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos, EJA, ou que já tenham concluído o ensino básico. Outro requisito é possuir renda per capita de até meio salário-mínimo.

Os jovens selecionados participarão do curso online de qualificação em “Marketing Digital Empreendedores” com carga horária de 240 h/aula (4 horas diárias) com duração de três meses, durante o período do curso os jovens receberão uma bolsa capacitação no valor de R$ 100,00 mensais/mês.

É preciso dispor de acesso à internet de qualidade, via smartphone, tablet, computador, notebook, etc.

As inscrições serão realizadas na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Barbalha, na Avenida Dr. Pio Sampaio, 499, no bairro Cirolândia. Os interessados devem comparecer com a documentação no período de 25 e 27 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 29 de janeiro e as aulas terão início no dia 1 de fevereiro.

Documentação necessária:

Cópia do RG, CPF, Carteira de Trabalho e Comprovante de endereço com CEP;

Cópia do Cartão do Bolsa Família (caso tenha);

 Número do NIS;

Declaração Escolar ou Certificado de Conclusão do ensino médio;

Cópia do RG e CPF do responsável legal.

Juazeiro dá posse a mais 96 servidores em cargos efetivos no município


Mais 96 aprovados em concurso público de Juazeiro do Norte tomaram posse de seus respectivos cargos efetivos no município. A solenidade ocorreu na tarde desta terça-feira, 26, no auditório do Memorial Padre Cícero, obedecendo às regras de distanciamento social estabelecidas pelos órgãos sanitários. A maioria dos novos servidores é, estrategicamente, ligada à Secretaria de Saúde para ajudar no combate à Covid-19.

A iniciativa acompanha o que foi estabelecido pelo prefeito Glêdson Lima Bezerra, que garantiu a convocação de todos os aprovados no certame realizado em 2019. “Com essa turma, já são quase 200 novos servidores, em menos de 1 mês de gestão. Este é o nosso compromisso, convocar todos os concursados de acordo com a necessidade, saúde financeira e limite fiscal”, frisou.

Na solenidade, o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município, Prof. Edson Xavier, falou da alegria de ver um novo corpo de servidores no município, que vai ajudar a fazer funcionar o serviço público de Juazeiro do Norte, além de fortalecer o sindicato  e a previdência dos mesmos.

O calendário de convocação terá continuidade, nesta quinta-feira, 28, com nova rodada de exames médicos, e posse, no dia seguinte. O chamamento será contínuo até que todos os aprovados sejam empossados em seus respectivos cargos.

Com aumento de matrículas, aulas remotas na rede municipal se iniciam nesta quinta (28)


Nesta quinta-feira (28), tem início o ano letivo 2021 na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Com redução da evasão escolar e aumento do número de matrículas, cerca de 235 mil alunos iniciarão as atividades em regime remoto. Os estudantes receberão material escolar, livros e conteúdos complementares, como apoio ao desenvolvimento das atividades, além do kit de alimentação.

A modalidade de ensino adotada no início deste ano letivo permitirá a professores trabalharem a partir de suas residências, em decorrência do enfrentamento à pandemia da Covid, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). É válido destacar que o modelo remoto já foi adotado de forma exitosa em 2020, com registro de 98% de devolutivas das atividades realizadas pelos alunos, assim como execução de interações com os professores.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha, em 2020, o ensino remoto demonstrou eficácia na manutenção dos vínculos dos estudantes com a escola, o que se refletiu em baixa evasão e aumento no número de matrículas. Em 2020, a rede municipal contava com 231 mil alunos. Neste ano, o número passou a cerca de 235 mil.

“A gente conseguiu com esse processo seguir trabalhando na perspectiva de, cada vez mais, oferecer ferramentas e conteúdos digitais para apoiar tanto professores como também os estudantes”, comemorou a secretária. Segundo ela, gestores e professores estão envolvidos na elaboração da estratégia de retomada das aulas.

“Nossos professores são os protagonistas de todo esse processo, que se reinventaram, que acabaram transformando suas casas em salas de aula. Então a gente precisa reconhecer e agradecer a eles por todo o envolvimento, toda a disposição e, principalmente, às famílias que, ao longo desse processo, têm sido nossas grandes parcerias”, enfatizou.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, afirmou que todos os estudantes serão beneficiados pelo kit alimentação, além do kit pedagógico. “Nós vamos garantir o kit alimentação para toda a rede. São 235 mil (alunos), quase. Isso dá, em termos de recursos financeiros, algo em torno de R$ 10 milhões que o Tesouro Municipal custeia para garantir, para oferecer proteção alimentar para essas crianças. Além do kit alimentar, tem o kit pedagógico, que é o material escolar. Lá, tem toda a especificação por classe, por faixa etária”, reforçou.

Tablets e chips

A expectativa é que, neste semestre, a Prefeitura disponibilize para professores e alunos chips e tablets com a finalidade de apoiar as atividades virtuais escolares. “Estamos finalizando a licitação para aquisição de tablets e chips com internet de até 20 GB, que vai permitir que o aluno acesse não apenas o conteúdo escolar, mas tenham um excedente para outras práticas”, explicou o prefeito Sarto.

Serão disponibilizados cerca de 242 mil chips com pacote de dados para o desenvolvimento das atividades pedagógicas em regime domiciliar. Além disso, a ideia é atender estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) IV com a entrega de 21 mil tablets.

Ambos os itens, que estão em processo de licitação para aquisição, funcionarão por meio de cessão, para que estudantes e profissionais possam desenvolver as atividades pedagógicas em regime domiciliar pela difusão dos meios digitais. A previsão de entrega, que será realizada nas unidades escolares, é de 45 dias, após a contratação da empresa vencedora do processo licitatório.