sexta-feira, 31 de julho de 2020

Rede pública estadual de ensino inicia segundo semestre letivo nesta segunda (3/8)


A rede pública estadual de ensino do Ceará se prepara para o retorno às atividades letivas no segundo semestre de 2020. A abertura oficial do semestre será feita pela secretária Eliana Estrela, na próxima segunda-feira (3/8), às 9h, no canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc no Youtube.

Considerando a necessidade de manutenção das medidas de distanciamento social para contenção do novo Coronavírus, todas as escolas iniciarão este período letivo exclusivamente de forma remota, seguindo um planejamento de ações com o intuito de preservar o processo de ensino e aprendizagem de maneira segura. As aulas presenciais só voltarão após divulgação de decreto governamental autorizando e normatizando a retomada destas atividades.

Na primeira semana de agosto, tempo que antecede a volta às aulas, as escolas realizam uma nova Jornada Pedagógica, com o objetivo de planejar o que deve ser posto em prática ao longo do semestre, otimizando as estratégias desenvolvidas nos campos pedagógico e administrativo. Para tanto, contam com o suporte das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). As unidades de ensino terão autonomia para promover movimentos de mobilização e de apoio aos estudantes.

Para além do que cada escola pode realizar individualmente, a Seduc realizou parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Fundação Roberto Marinho para exibição do Programa Vamos Aprender, que oferece teleaulas voltadas à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A programação, que será exibida em emissoras locais, será organizada por área de conhecimento para que cada escola consiga incorporá-la ao seu quadro de estratégias de ensino remoto.

Afora isso, a programação da Conexão Seduc terá continuidade com a realização de webinars, colóquios temáticos e fóruns para troca de conhecimentos online, estimulando e desenvolvendo a reflexão crítica e criativa, fomentando boas práticas e a comunicação colaborativa entre os atores do processo educativo.

Há, ainda, a previsão de cursos de formação em Tecnologias Digitais para a Educação, voltados aos professores, com o objetivo de oferecer condições apropriadas ao uso de ferramentas digitais.

Rodriigo Aras e subprocurador batem boca em reunião do Conselho Superior do MP


Um bate-boca marcou a sessão dessa sexta-feira (31) do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF). Enquanto o conselheiro Nicolao Dino fazia críticas às declarações do procurador-geral da República, Augusto Aras, sobre a operação Lava Jato, o PGR interrompeu o colega.

“Vossa Excelência, com o peso da autoridade do cargo que exerce, e evocando o pretexto de corrigir rumos ante os supostos desvios das forças-tarefas fez graves afirmações em relação ao funcionamento do Ministério Público Federal em debate com advogados”, disse o subprocurador Nicolao Dino.

“Conselheiro Nicolao Dino, essa sessão é para o orçamento. Solicito a Vossa Excelência que reserve suas manifestações pessoais e de seus colegas, meus colegas, para após a sessão”, disse Aras.

As manifestações foram seguidas por um bate-boca entre as partes. “O regimento interno me faculta o uso da palavra”, apontou Nicolao Dino. “Não faz sentido que se cerceie o uso da palavra por parte de um membro desse conselho. Isso nunca aconteceu nesse colegiado”.

Aras disse que daria a palavra ao conselheiro após a votação do orçamento. Disse ainda que ia “replicar os pretextos” “com a documentação que disponho em mãos”. Ao que Nicolao Dino insistiu. “O regimento interno me assegura a palavra no início da sessão.”

"Não aceitarei ato político em uma sessão de orçamento. Depois do orçamento teremos a manifestação da sessão ordinária e vossa excelência poderá falar à vontade”, rebateu Aras.

Os subprocuradore Luiza Frischeisen e José Adonis Callou de Araújo Sá intercederam a favor de Nicolao Dino. “Acho importante que todos se manifestem nesse colegiado. Que possamos debater com Vossa Excelência como Vossa Excelência tem debatido com outros profissionais de direito”, defendeu Luiza.

Já José Adonis disse não ver “qualquer impedimento a que o conselheiro manifeste sua opinião sobre temas caros à instituição e que estão na pauta, que foram objeto da manifestação pública de vossa excelência em debates com outras instâncias”. “Os debates sobre outros assuntos podem ocorrer no âmbito do Conselho Superior do MPF”.

Aras encerrou a discussão dizendo que não faltaria tempo para o debate, mas sugeriu que sessão iniciasse pela análise do orçamento. “Sobrará tempo suficiente para todos nós nos manifestarmos. Eu pondero a todos que a palavra será amplamente aberta”, disse.

No fim da tarde, os subprocuradores emitiram uma carta aberta endereçada a Aras onde repudiam a atitude do PGR.

Na terça-feira Aras disse que sua gestão busca uma unidade para o Ministério Público Federal (MPF). O procurador-geral também aproveitou a ocasião para fazer críticas à força-tarefa da Operação Lava Jato. “Agora é a hora de corrigir os rumos para que o lavajatismo não perdure”, afirmou.

O Ministério Público Federal (MPF) afirmou na quarta-feira (29) que as informações prestadas pelo PGR são objeto de investigação que corre em sigilo na Corregedoria MPF. Diferente políticos repudiaram a fala de Aras, bem como a própria força-tarefa e A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

(Congresso em Foco)

Audic Mota requer audiência pública sobre anemia que afeta caprinocultura de Tauá


O deputado Audic Mota (PSB) requerereu a realização de audiência pública para debater a grave crise de anemia que acomete a caprinovinocultura no município de Tauá.

A atividade responde por boa parte do setor agropecuário da região dos Inhamuns, tem caráter predominantemente de subsistência e de reserva de valor para os pequenos agricultores.

A demanda pela carne de caprinos e ovinos cresce em virtude da melhoria dos processos de criação, da melhor apresentação dos cortes e do preparo mais adequado nos estabelecimentos de serviços diretos ao consumidor.

“A atividade é de extrema importância para o desenvolvimento da região, motivo pelo qual se faz necessário o debate sobre soluções para eliminação da doença que vem assolando os municípios produtores, principalmente Tauá. É uma preocupação constante“, justifica o deputado Audic Mota.

Definida banca responsável pela realização do concurso público de Crato

A gestão municipal do Crato anunciou na manhã desta sexta-feira (31), através de live nas redes sociais, o concurso público para o município cratense. A ordem de serviço foi assinada hoje com a Universidade Regional do Cariri (URCA), que terá a Comissão Executiva do Vestibular (CEV), como banca responsável pela realização do certame.

A comissão do concurso terá como presidente e coordenadora Jane Eyre Ribeiro, sendo composta pelo Sindicato dos Servidores Municipais do Crato (SindsmCrato) e servidores de várias secretarias.

Segundo o vice-presidente da CEV-URCA, Marcelino Oliveira, a quantidade de vagas só será divulgada quando o edital for publicado, assim como também o calendário do processo, que seguirá respeitando o decreto estadual, para que sejam apresentadas as informações. Marcelino ressalta que apesar de não haver previsão expressa para a data de aplicação do exame, a partir desta sexta já começa a elaboração das provas. 

Por estarmos em ano eleitoral, Marcelino destacou que a realização de concurso é permitida, porém, fica proibida a contratação e exoneração nesse período.

Conforme o Reitor da URCA, Lima Júnior, enquanto não existir um ambiente seguro, recomendado pelas autoridades de saúde, as provas não serão aplicadas, buscando preservar a saúde dos concorrentes. 

Confira o trecho da coletiva onde é citado sobre as datas e vagas do concurso, a partir dos 33 minutos de vídeo:



Fonte: Gazeta do Cariri

Deputado Davi de Raimundão acredita que o novo Fundeb vai alavancar a educação


O deputado estadual Davi de Raimundão disse acreditar numa vitória folgada do novo Fundeb no Senado da República na apreciação que deve acontecer nesse início de agosto. O Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da Educação é a principal ferramenta de financiamento da educação no Brasil e aumenta a complementação da União de 10% para 23% até 2026. O parlamentar caririense entende que a iniciativa deve resultar em bons frutos para a educação pública.

No ano passado o fundo movimentou R$ 166 bilhões para pagamento, desenvolvimento e manutenção de todas as etapas da educação básica no país. De acordo com Davi Macedo, a nova proposta vai garantir segurança e estabilidade a municípios e estados no financiamento da educação. No caso específico do Cariri, o deputado vê a possibilidade de enormes melhorias a serem implementadas de forma progressiva com o novo Fundeb.

Prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor sofre infarto nesta madrugada


O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, sofreu infarto na madrugada desta sexta-feira (31) e está internado na UTI do Hospital São Camilo, no município. Segundo familiares, o quadro de saúde de Ednaldo é estável. Ednaldo deve ser transferido ainda hoje para Fortaleza no avião da Unimed Móvel para novos exames.

Campos Sales a Barão de Aquiraz - Estrada da Confiança já recebe em alguns trechos camada de asfalto. Assista o vídeo.


Em Campos Sales o clima já é de muita expectiva e ansiedade para a conclusão e entrega da CE-187 (Estrada da Confiança). Obra essa, aguardada há mais de 40 anos pela população.

Numa parceria entre a Prefeitura de Campos Sales e o Governo do Estado (leia-se prefeito Moésio Loiola e governador Camilo Santana), o trecho de quase 25km que liga a sede do município ao distrito de Barão de Aquiraz, segue em ritimo acelerado e deve ser entregue em brteve, coroando assim, a segunda gestão do prefeito Moésio Loiola.

A obra também teve significativo apoio dos deputados Zezinho Albquerque e Moses Rodrigues, dois grandes parceiros de Moésio em Campos Sales. Por meio de emendas parlamentares, os dois parlamentares destinaram recursos para várias obras de infraestrutura e saúde, justificando assim, cada voto que receberam dos campossalenses.

A construção da Estrada da Confiança vai ser um marco da gestão Moésio Loiola em Campos Sales, juntamente com a construção do Mirante de Nossa Senhora da Penha. Mas muitas outras obras da gestão foram concluídas com recursos próprios do tesouro municipal, tais como calçamentos, requalificação de espaços públicos e obras hídricas.

Veja como está o andamento da Estrada da Confiança. As imagens são do colega Helvécio Martins:







Traficante chefe de facção criminosa do Ceará é morto em confronto com a polícia em comunidade no RJ

O traficante Alban Darlan Batista Guerra, conhecido como 'Darlan', foi morto nesta sexta-feira (31), em um confronto com policiais civis do Rio de Janeiro. Ele era chefe de uma facção criminosa que comandava o tráfico de drogas na cidade de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.

Polícia oferecia recompensa de R$ 10 mil por informações que levem à prisão de chefe de facção de Caucaia. — Foto: Reprodução TV Verdes MaresSegundo informações da Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS-CE), Darlan foi encontrado em um imóvel no bairro Gardênia Azul, na zona oeste do Rio de Janeiro. Darlan foi baleado, não resistiu aos ferimentos e morreu. Uma pistola e um carro de luxo foram apreendidos na ação policial.

Darlan tinha um extenso histórico de homicídios e outros crimes. O homem era suspeito de ter assassinado um policial aposentado, o próprio cunhado e pelo menos outras seis pessoas.

O Governo do Estado oferecia recompensa de R$ 10 mil a quem fornecer informações que o levassem para prisão.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública, a vítima mais recente de Darlan foi Francisco José da Silva Barros, de 30 anos, com antecedentes criminais por tráfico de drogas, receptação e formação de quadrilha. Francisco José agrediu a própria mulher, irmã de Darlan, o que motivou o assassinato.

Receita paga hoje 3º lote de restituição do Imposto de Renda


A Receita Federal paga hoje (sexta-feira,31) o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020, relativo a 2019. Ao todo, serão pagos R$ 5,7 bilhões a 3,9 milhões de contribuintes.

As consultas podem ser feitas na página da Receita na internet, pelo telefone 146, no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
Neste terceiro lote, a restituição será paga a 3.985.007 contribuintes, no valor de R$ 5,7 bilhões.

Obras da Arena Romeirão, em Juazeiro, alcançam 30% de execução

As intervenções de reforma e ampliação do Estádio Mauro Sampaio (Romeirão), em Juazeiro do Norte, já entram na casa dos 30% de apronto, com as novas estruturas de arquibancada visíveis a quem passa pelo entorno. Contando com R$ 70,4 milhões do Tesouro Estadual investidos na execução do projeto, através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), a previsão de conclusão é no segundo semestre de 2021.
A arena multiuso terá capacidade para 17 mil pessoas, apta a sediar não apenas partidas de futebol, mas também eventos culturais e religiosos.

Abrigo em Juazeiro vive surto de coronavírus com 49 idosos contaminados e dois óbitos

Em 6 de julho, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou uma inspeção remota no Albergue Sagrada Família, em Juazeiro do Norte. Durante a inspeção, o órgão constatou que oito idosos que haviam testado positivo para Covid-19 no dia 1º do mesmo mês ainda não haviam sido transferidos para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pela Secretaria de Saúde (Sesau).
COLUNA DE NEUMA: Comemorando 25 anos Albergue Sagrada FamíliaNa quarta-feira, a Prefeitura de Juazeiro do Norte informou que a Sesau montou uma equipe de monitoramento permanente específica para acompanhar casos de Covid-19 nesses estabelecimentos.
Segundo o diretor Carlos Josias, o Albergue Sagrada Família vive um surto de coronavírus.
Dos 64 idosos, 49 foram contaminados e dois morreram. “A Covid é de uma contaminação muito rápida e difícil de ser controlada, a gente tem tomado todas as medidas exigidas […], mesmo assim a gente não tá conseguindo conter o vírus”, contou.
O diretor diz que os profissionais de saúde infectados foram afastados. Isso dificulta que haja uma atenção regular à comunidade.
De acordo com o IntegraSUS, cerca de 251 profissionais de saúde testaram positivo para Covid-19 em Juazeiro do Norte. “Por isso aumentou a disseminação do vírus e chegou ao albergue de forma tão violenta”, pondera Carlos Josias.
Desde o início da pandemia os idosos do abrigo só foram testados duas vezes. A primeira vez no dia 1º de julho, com 8 positivos, e a segunda vez no dia 27, com 41 positivos. O segundo teste ocorreu um dia após uma das idosas do abrigo falecer por Covid-19. Outro óbito também foi registrado na instituição, de um idoso que havia sido diagnosticado no dia 1º, que estava recuperado da doença, mas sofreu uma parada cardíaca.
Atualmente, o Albergue Sagrada Família está dividido em duas alas. Alguns quartos são ocupados apenas por idosos que estão com Covid-19 e os outros quartos são ocupados apenas por aqueles que testaram negativo para a doença. A equipe de cuidadores foi dividida em duas também, para que não haja risco de algum idoso ser contaminado.
Miséria

Juazeiro do Norte confirma mais um óbito por Covid-19 e 228 novos casos

A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte, divulgou que foi confirmado mais um óbito por coronavírus no município.
O óbito ocorreu no dia 29 de julho. Trata-se de uma mulher, de 77 anos, com diabetes e pneumopatia crônica.
Até a tarde desta quinta-feira, o município notificou 28.006 pacientes, dos quais 13 são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 17.399 casos descartados e 10.594 casos confirmados de Covid-19, 228 a mais em comparação com o boletim de quarta-feira, quando eram 10.366 infectados.
Entre os pacientes confirmados há 107 hospitalizados, 3.812 em isolamento domiciliar, 6.454 que já estão recuperados, e 221 óbitos.

Crato registra 3 óbitos, 57 casos de Covid-19 e mais uma localidade com paciente infectado

A Secretaria da Saúde do Crato, informou através do seu boletim diário que foram confirmados mais três óbitos por Covid-19 no município.
A primeira morte ocorreu no dia 25 de julho, e trata-se de uma mulher, de 69 anos, sem comorbidades. A outra aconteceu no dia 27 de julho, vitimando um homem, de 87 anos, com histórico de insuficiência cardíaca congestiva, e que estava internado no Hospital São Francisco. As amostras de SWAB dos dois primeiros óbitos foram encaminhadas ao LACEN, e os resultados saíram quarta-feira.
O terceiro óbito ocorreu nesta quinta, e trata-se de um homem, de 68 anos, com histórico de diabetes e hipertensão, que também estava internado no Hospital São Francisco.
Até o começo da noite desta quinta, o município notificou 10.470 pacientes, sendo 6.706 descartados, 169 aguardando o resultado dos exames e 3.595 casos confirmados de Covid-19, 57 a mais em comparação com o boletim de quarta-feira, quando eram 3.538 pessoas diagnosticadas com a infecção.
Entre os casos confirmados, 1.990 já estão recuperados, 19 internados, sendo 8 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 11 em enfermaria clínica. Os outros 1.533 estão em isolamento domiciliar e 53 óbitos por Covid-19 foram registrados no município.
Nesta quinta, a Vila Guilherme teve o primeiro caso de paciente infectado que reside na localidade.

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Em debate com pré-candidatos do PDT, Sarto propõe ampliação de espaços públicos


Pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto, afirmou, na noite desta quinta-feira (30), que Fortaleza é uma cidade densa, complexa, afetada pela desigualdade social, e o urbanismo deve garantir o acesso da população a espaços públicos, especialmente em bairros com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo.

“Comecei minha vida pela Barra do Ceará. Andando na Mozart Lucena, vi aquilo nascer. Fui o primeiro médico plantonista no Gonzaguinha da Barra. Fortaleza cresceu assustadoramente. Os espaços públicos precisam acompanhar esse crescimento”, pontuou, durante o quarto debate com prefeituráveis pedetistas, que teve como tema “Mobilidade, Urbanismo e Meio Ambiente” e foi mediado pelo secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos do Município, Luiz Alberto Sabóia.

Segundo Sarto, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) acerta ao instalar Areninhas em bairros com mais baixo IDH. Na avaliação dele, além de incentivo à prática de atividade física, o projeto vai além e cria espaços de convivência, leva iluminação pública, estimula microempreendedores.

Sobre mobilidade urbana, Sarto enfatizou que a boa política traz repercussões em diferentes campos da vida da população, como saúde, bem-estar e emprego. “A rua é ambiente de convivência. É feita primeiro para o pedestre, o carro vem depois”, disse.

Na opinião de Sarto, é preciso assegurar a preservação da política de mobilidade urbana da atual gestão, que deu certo. “O Bilhete Único reduz o tempo que o trabalhador e a trabalhadora gastam para ir e vir. A pessoa chega em casa mais cedo e reparte com sua família o seu afeto, a sua convivência. Como médico, posso dizer que isso diminui estresse, ansiedade”, argumentou.

O deputado mencionou a redução de acidentes de trânsito registrada nos últimos e apontou benefícios indiretos para saúde, a partir do estímulo ao uso de bicicletas, que é também menos poluente. “Como médico, posso afirmar que a mobilidade tem fator fundamental. Acidentes de trânsito têm reduzido ano após ano. Indiretamente, as mortes por acidente cardiovascular também são diminuídas porque quem usa bicicleta está se exercitando, melhorando circulação, obesidade, hipertensão”, defendeu.

Durante o encontro, Sarto mencionou a preocupação com quem depende de ônibus para se deslocar. “Precisamos qualificar ainda mais o transporte público, porque é nele que o nosso trabalhador vai sair de manhã bem cedo. Vem do Ancuri trabalhar no Meireles, vem da Barra trabalhar no Centro. É preciso garantir transporte rápido, com segurança e conforto”, destacou..

Série de debates

Sarto é pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT ao lado do deputado federal Idilvan Alencar, do deputado estadual Salmito Filho e dos ex-secretários municipais Ferruccio Feitosa e Samuel Dias. Essa já é a quarta Live realizada pelo partido. A primeira teve o objetivo de apresentar os candidatos. Na sequência, foram discutidos os temas “Saúde e Vida” e“Educação e Cultura”. Na próxima terça-feira (4/8), às 18 horas, haverá novo debate.

Ceará registra queda de até 37% em casos e óbitos por Covid-19


Fortaleza e o Interior do Ceará tiveram queda de até 37% na média de casos e de óbitos suspeitos e confirmados para Covid-19, nas duas últimas quinzenas, de acordo com o boletim epidemiológico semanal da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), divulgado na noite desta quinta-feira (30).

Apesar dos diferentes cenários verificados entre as chamadas Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs), no Interior a redução atingiu 29,5% em número de casos e 24% em mortes pela doença entre as semanas epidemiológias 27 e 29, enquanto em Fortaleza a redução foi de 37,4% em mortes e de 22,6% em casos, no mesmo período.

Com relação apenas à média de casos, a Capital teve queda de 46,4% em julho. Já a média de óbitos pelo novo coronavírus registrou redução de 32,2% nos últimos 14 dias na cidade.

A taxa de reprodução efetiva (Rt) está abaixo de 1 no Estado, contudo está em torno de 1 nas chamadas Regiões de Saúde (RSs) situadas no litoral leste/Jaguaribe, sertão central e Cariri. Segundo o informe da Sesa, isso pode significar manutenção das cadeias de transmissão e consequente continuação da pandemia nesta áreas.

Números da Covid-19 no Ceará
O Ceará contabiliza, até as 17h16 desta quinta-feira, 171.565 diagnósticos positivos de Covid-19, com 7.664 mortes em decorrência da enfermidade. Um total de 143.369 pessoas conseguiram se recuperar. A atualização foi realizada pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

(Diário do Nordeste)

Aprovado na Assembleia auxílio emergencial de R$ 261,25 para catadores


A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou hoje (quinta-feira,30), em sessão remota, a criação do auxílio-catador, que prevê a concessão emergencial de R$ 261,25 (valor correspondente a 1/4 do salário mínimo) para profissionais que fazem a coleta seletiva de materiais recicláveis no Ceará.
A matéria, enviada à Casa pelo Governo do Estado, prevê o pagamento mensal do benefício durante a situação de calamidade pública - decretada em decorrência da pandemia da Covid-19 até 31 de dezembro de 2020.

Para valer, a medida ainda precisa ser sancionada pelo governador Camilo Santana (PT). O chefe do Executivo deve definir uma data para iniciaro pagamento do auxílio, assim como a forma da concessão. O trabalho será executado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
1.249 profissionais que trabalham com a coleta seletiva de resíduos sólidos vinculados a nove cooperativas já estão aptos a receber o auxílio. No entanto, essa quantidade deve aumentar, já que catadores que ainda não possuem cadastro devem ser inscritos para também receber o benefício.

O projeto busca estimular o tratamento sustentável de resíduos sólidos, além de ajudar famílias que sobrevivem dessa atividade.

Setor hoteleiro do Cariri espera pela reabertura para superar a crise gerada pela Covid-19 e voltar a crescer, diz George Pereira

Foto: Diário do Cariri

Pré-candidato a vereador em Barbalha pelo Cidadania, o administrador e gerente de hotelaria no Cairiri, George Pereira foi o entrevistado do programa Panorama Regional, da TV Padre Cícero. “A Cadeia Hoteleira do Cariri – em tempo de pandemia” foi o tema. George falou sobre o grande potencial que hoje desponta a Região do Cariri, que cresce, desenvolve e tem espaço para avançar no contexto Crajubar, mas que por conta da pandemia atravessa crise financeira.

"Não resta dúvida que a pandemia da Covid-19, tem prejudicado todos os empreendimentos em nível Cariri, e a rede hoteleira do Cariri foi uma das mais atingida, inclusive alguns estabelecimentos chegaram a fechar suas portas diante a crise financeira nesse segmento todos os segmentos profissionais", disse.

George Pereira ressaltou ainda que, os empresários do setor hoteleiro aguardam com muita expectativa a reabertura do segmento para voltar a trabalhar, para voltar a fazer parte da economia gerando emprego e renda. 

Pela segunda, o administrador irá colocar seu nome à dispoisção dos eleitores barbalhneses como pré-candidato a vereador. O Cidadania, partido pelo qual vai disputar as eleiçõs 2020, ainda está em fase de conversações com grupo político do deputado Fernando Santana em Barbaha, mas deve se unir ao PDT e PT para que Barbalha volte ao curso natural de desenvolvimento, emprego e renda.

Projeto sobre Incentivo ao Turismo Religioso no Ceará é aprovado na Assembleia


O projeto de indicação n° 326/19, de autoria do deputado Fernando Santana (PT), que dispõe sobre a política estadual de incentivo ao turismo religioso no âmbito do estado do Ceará, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quinta-feira (30),.

O Ceará é um destino turístico consolidado no Brasil, decorrente das suas características e riquezas geográficas, históricas e culturais. No entanto, é preciso reconhecer a importância da religiosidade do povo cearense e valorizar as inúmeras manifestações religiosas que ocorrem em todo o Estado, de norte a sul, de leste a oeste, onde há manifestações marcantes da religiosidade do povo cearense.

O parlamentar ressalta que “nossos municípios cearenses têm potencial para a atividade, o que precisamos é estudar cada região do Estado e traçar metas para o desenvolvimento de cada uma e assim aquecer a economia, gerando emprego e renda”, afirmou.

Fernando Santana presta contas do mandato em Live nesta quinta


Nesta quinta-feira (30), o deputado Fernando Santana, fará live de prestação de contas do mandato, onde irá anunciar algumas conquistas para os hospitais São Vicente de Paulo e o Santo Antônio, ambos em Barbalha. Falará também do Centro de Educação Infantil do município de Crato, o Mais Nutrição para a região do Cariri, o Hospital em Jardim, regularização fundiária, além dos projetos que estão na pauta de votação de hoje na Assembleia Legislativa, o que dispõe sobre a Política Estadual de Incentivo ao turismo religioso no âmbito do estado do Ceará e o que dispõe sobre a estadualização da estrada que se inicia no entroncamento das rodovias CE-293 e CE-386 e termina na comunidade da Vila Santo Antônio em Barbalha.

Michelle Bolsonaro está com Covid-19, diz Planalto

A primeira-dama Michelle Bolsonaro está com Covid-19, informou nesta quinta-feira (30) o Palácio do Planalto.

Em nota, a Presidência disse ainda que o estado de saúde de Michelle é bom e que ela seguirá "todos os protocolos estabelecidos" para tratamento da doença.

Michelle Bolsonaro recebe alta neste sábado - 03/01/2020 - UOL ..."A primeira-dama Michelle Bolsonaro testou positivo para Covid-19 nesta quinta-feira, 30. Ela apresenta bom estado de saúde e seguirá todos os protocolos estabelecidos. A primeira-dama está sendo acompanhada pela equipe médica da Presidência da República", diz a nota divulgada pela Presidência.

O resultado do exame de Michelle saiu dias depois de o presidente Jair Bolsonaro ter anunciado que se curou da Covid-19. O presidente informou no dia 7 de julho que seu exame tinha dado positivo. Passou os dias seguintes trabalhando da residência oficial. No sábado (25), disse que não tinha mais o vírus.

A primeira-dama mora com Bolsonaro e as filhas Letícia e Laura na residência oficial do Palácio da Alvorada. Letícia é enteada do presidente. G1

Em dia histórico para Tuaá e Inhamuns, retransmissora da TV Sinal de Aracati é instalada após conquista de Audic Mota e Eduardo Bismarck


A primeira estação a ser instalada no interior do sstado pela TV Sinal de Aracati, no Serrote do Quinamuiú, marco geológico e histórico de Tauá, onde o Rio Jaguaribe nasce para desaguar na cidade sede da emissora, no Litoral Leste. Já está erguida a maior torre de transmissão dos Inhamuns.

O equipamento possui a mais ampla capacidade de alcance para sinal de TV aberta digital em toda a região, a ser transmitido por meio do Canal 40.

Daqui a dez dias, transmissor e instalações deverão estar prontos e as imagens da TV Sinal sendo transmitidas, em fase de testes.

Uma conquista do deputado estadual Audic Mota (PSB), anunciada ainda na campanha eleitoral e incentivada pelo então candidato e hoje deputado federal Eduardo Bismarck (PDT).

Em Tauá, a TV Sinal exibirá a própria  programação jornalística, cultural e educativa, simultaneamente à gerada em Aracati.

Marcos Pontes diz que está com Covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, informou que testou positivo para o novo coronavírus.

Pontes revelou que está com Covid-19, doença provocada pelo vírus, na quarta-feira (29) ao final de uma transmissão ao vivo feita com o senador Roberto Rocha (PSDB-MA). O encontro virtual discutiu o uso do centro de lançamento de Alcântara, no Maranhão.

Bolsonaro quer trocar ministro Marcos Pontes por nome do CentrãoO ministro diz ter sentido sintomas de gripe e realizado o exame na terça-feira (28). O resultado saiu no dia seguinte.

“Vou permanecer trabalhando no isolamento e continuar a despachar normalmente com isolamento. A gente vai tratar e tudo vai dar certo de Deus quiser. Vou até entrar nos testes da nitazoxanida, agora eu posso", acrescentou.

Pontes é o quinto ministro do governo a anunciar ter contraído o coronavírus. Os outros quatro foram:

Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional);
Bento Albuquerque (Minas e Energia);
Onyx Lorenzoni (Cidadania);
Milton Ribeiro (Educação).
O presidente Jair Bolsonaro também contraiu a doença. Ele anunciou o resultado positivo do teste no último dia 7 e permaneceu por quase três semanas na residência oficial do Palácio da Alvorada. No último sábado (25), informou que estava recuperado.

Rotary Club de Juazeiro fará doação de alimentos beneficiando 236 famílias


Em Juazeiro do Norte, o Rotary realiza mais uma ação solidária de doação de alimentos na comunidade escolar atendida pela instituição. São 236 famílias a ser beneficiadas nesta sexta feira, dia 31 de junho.

O Rotary, na Gestão 2020/2021, é presidida pela professora e radialista Adriana Brito, sempre atenciosa com as questões sociais no município. Os alimentos são oriundos de parcerias com o INEC, Postos ALE e Ação Cidadania.

A Secretaria de Educação do Município está oferecendo o suporte logístico através da organização na distribuição com os cuidados de distância recomendados.

Estudantes do IFCE recebem chip de acesso à internet


Estudantes dos campi de Crato e Juazeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará (IFCE) já começaram a receber os SIM Cards de acesso à internet que foram disponibilizados pela instituição. São vinte mil chips para os mais de 30 campi do IFCE em todo o estado. No Cariri, os campi de Crato e Juazeiro do Norte receberam juntos cerca de 700 unidades.


“A entrega dos chips é uma ação que visa possibilitar aos estudantes o acesso à internet durante a pandemia”, explica Francisete Fernandes, diretora de ensino do campus Crato. Segundo ela, cerca de 150 estudantes da unidade já solicitaram o chip.


Para o diretor-geral do campus Juazeiro, Guilherme Lacerda, a instituição assume sua responsabilidade social também por meio dessa ação: “É um passo importante na promoção da igualdade de oportunidades, mas estamos conscientes de que outras ações precisam se somar para garantir a todos essa igualdade”.


Aluno da graduação em Zootecnia do campus de Crato, João Ítalo Alves está passando a pandemia na zona rural e tinha dificuldade de acesso. Com o chip, a conexão está mais fácil: “Até o momento consigo acessar as aulas, vídeos e responder as atividades disponibilizadas pelos professores sem ter nenhum problema com oscilação da Internet. Acho uma iniciativa ótima, muitos alunos não tinham acesso a internet e graças a esta iniciativa vão conseguir assistir às aulas sem nenhum prejuízo”.


Os estudantes do IFCE Crato podem solicitar o chip até o dia 31 de julho, em formulário disponível no site ifce.edu.br/crato. A entrega é feita no próprio campus, às quintas e sextas-feiras. Já os estudantes do IFCE Juazeiro que ainda não fizeram o pedido devem aguardar a abertura de um novo período de solicitação.


Tablets

Além dos chips de acesso à internet, o IFCE adquiriu 4.500 tablets para auxiliar estudantes de baixa renda da instituição que não dispõem de um equipamento para acompanhar as aulas de forma remota. O equipamento atenderá aos estudantes não só no período de pandemia, mas também quando retornarem às aulas presenciais. Os critérios para solicitação devem ser divulgados em breve.

Juazeiro passa Sobral em numero de casos de Covid-19

A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte, divulgou que foram confirmados mais três óbitos por coronavírus no município.

Os óbitos ocorreram nos dias 28 e 29 de julho. Trata-se de duas mulheres, de 34 e 84 anos, ambas sem comorbidade; e um homem, de 88 anos, com comorbidades.

Até a tarde desta quarta-feira, o município notificou 27.449 pacientes, dos quais 17 são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 17.066 casos descartados e 10.366 casos confirmados de Covid-19, 273 a mais em comparação com o boletim de terça-feira, quando eram 10.093 infectados. o numero ultrapassa em mais de 100 os da cidade de Sobral que registrou 10.222

Entre os pacientes confirmados há 92 hospitalizados, 3.920 em isolamento domiciliar, 6.134 que já estão recuperados, e 220 óbitos.

Sobre a vítima da Covid-19, de apenas 34 anos, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedest), divulgou nota de pesar no início da tarde desta quarta-feira, lamentando o falecimento da facilitadora social, do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), do bairro Triângulo, Francisca Simone Alves, acometida pela infecção.

Conforme a nota, "Simone, por seu grande carisma, era querida por todos que fazem a secretaria e o público do Cras da comunidade do bairro Triângulo, onde atuava. O falecimento precoce deixou a todos consternados, por ser uma pessoa amável e cheia de vivacidade. Há cerca de um mês ela se encontrava hospitalizada. Aos familiares e amigos enviamos os votos de pesar", finaliza.

Fogo consome vegetação próximo a um posto de combustível em Orós, no interior do Ceará

Incêndio atinge área de vegetação em Orós, no interior do Ceará.  — Foto: Arquivo pessoalUm incêndio consome a vegetação de um terreno na entrada da cidade de Orós, no sertão cearense, na noite desta quarta-feira (29). O fogo se espalhou próximo a um posto de combustível.
Às 22h, o Corpo de Bombeiros ainda estava no local e o fogo prestes a ser debelado. "Inicialmente havia muito fogo, muitos focos, vento muito forte, mas agora [por volta das 22h] a situação está praticamente sob controle. Depois que for debelado, faremos uma vistoria final e um rescaldo, para fazer uma avaliação", disse o tenente-coronel Nijair Araújo, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militares.

Crato confirma mais 3 óbitos por Covid-19, chegando a 50 mortes; 115 novos casos foram registrados nesta quarta

A Secretaria da Saúde do Crato, divulgou em seu boletim diário que foram confirmados mais três óbitos por Covid-19 no município.
O primeiro ocorreu no dia 11 de julho, e trata-se de uma mulher, de 63 anos, com histórico de hipertensão e diabetes, e que estava internada no Hospital São Francisco.
O outro ocorreu no dia 27 de julho, e também vitimou uma mulher, de 86 anos, com histórico de hipertensão, que estava internada no Hospital São Francisco.
Como as amostras de SWAB dos dois primeiros óbitos foram encaminhadas ao LACEN, o resultado só saiu ontem.
A terceira morte aconteceu na terça-feira, e trata-se de um homem, de 70 anos, com histórico de diabetes e insuficiência renal crônica, que estava internado no Hospital São Raimundo.
Até o começo da noite desta quarta-feira, o município notificou 10.321 pacientes, sendo 6.662 descartados, 121 aguardando o resultado dos exames e 3.538 casos confirmados de Covid-19, 115 a mais em comparação com o boletim de terça-feira, quando eram 3.423 pessoas diagnosticadas com a infecção.
Entre os casos confirmados, 1.870 já estão recuperados, 20 internados, sendo 8 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 em enfermaria clínica. Os outros 1.598 estão em isolamento domiciliar e 50 óbitos por Covid-19 foram registrados no município.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Assista o vídeo - Sarto convida os cearenses para o 2º Festival de Música da Assembleia


Nesta quinta (30) e sexta-feira (31), acontecem as semifinais do 2º Festival de Música da Assembleia Legislativa. O presidente da casa, deputado Jospe Sarto (PDT) faz convite aos cearenses.

Em agosto - Banco Central vai lançar cédula de R$ 200,00


O Banco Central anunciou nesta quarta, 29, por meio de nota à imprensa, que lançará cédulas de R$ 200 no Brasil. A nova cédula terá como personagem o lobo-guará. A previsão é de que a nota entre em circulação a partir do fim de agosto.

Conforme o BC, a nova cédula foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que conta com representantes da autarquia e do Ministério da Economia.

Não há relação entre cédula de R$ 200 e desvalorização do real, diz Banco Central

Na manhã de hoje, o BC informou que de fevereiro - antes da pandemia - para junho, o Papel Moeda em Poder do Público (PMPP) saltou 28,9%, de R$ 210,227 bilhões para R$ 270,899 bilhões. Este é o maior valor da série histórica do BC, iniciada em dezembro de 2001.

De acordo com o chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, o aumento do papel moeda nas mãos do público nos últimos meses foi causado pela demanda da população com a liberação do auxílio emergencial mensal de R$ 600 pelo governo, durante a pandemia.

Em meio à busca por dinheiro em papel na crise, o Ministério da Economia havia confirmado em 22 de julho que o BC havia solicitado ao Conselho CMN um reforço de R$ 437,9 milhões para atendimento do meio circulante.

Câmara rejeita mudanças do Senado e aprova relatório de José Guimarães sobre MP 986*


A Câmara dos Deputados rejeitou, nesta quarta-feira (29), as mudanças feitas na Medida Provisória 986, que regulamenta a forma de repasses da Lei Aldir Blanc. Líder da Minoria e relator da matéria, José Guimarães (PT/CE) recomendou a reprovação das alterações realizadas pelo Senado e a manutenção do texto aprovado em 20 de junho no plenário.

“A opinião de toda a área cultural, com a qual dialogamos desde a tramitação do projeto 1075/2020, é de que qualquer alteração no que foi aprovado na Câmara vai atrasar ainda mais o decreto de regulamentação com os prazos de liberação dos recursos já acordados com a área política do governo”, justificou.

Guimarães comemorou a aprovação da MP 986 e ressaltou a importância do socorro aprovado aos trabalhadores da cultura: “É produto de uma intensa articulação, que envolveu vários projetos acoplados e um grande acordo que patrocinou essa conquista”.

Outra Medida Provisória, a 990/2020, já abriu crédito extraordinário de R$ 3 bilhões para execução da lei.

Pré-candidada a prefeita dispara: "Caucaia paga preço alto por “forasteiros” presentes no município apenas em eleições


A pré-candidata do PSDB à Prefeitura de Caucaia, Emilia Pessoa (foto), destaca que a declaração de apoio do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ao petista Elmano de Freitas traz um alerta que é válido a todos os “forasteiros” da política que costumam se aproximar do município em períodos eleitorais.  No vídeo de 30 segundos, divulgado na noite de segunda-feira (27), Ciro diz que resolveu apoiar Elmano “porque ele está qualificado de salvar Caucaia de uma aventura”. Para a pré-candidata tucana, a crítica não tem um único alvo: “Vale tanto para o prefeito atual, Naumi Amorim, quanto para os demais pré-candidatos que apenas recentemente adquiriram o domicílio eleitoral, como Vitor Valim e o próprio Elmano”, diz.


O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, nem sequer reside em Caucaia, mas em um condomínio de luxo no município de Eusébio. Já o deputado estadual Elmano de Freitas somente transferiu seu título em abril deste ano, na data-limite prevista pela legislação eleitoral. O também deputado estadual Vitor Valim (Pros) só cuidou do seu novo domicílio eleitoral há apenas alguns meses atrás. “No mínimo, o que se espera de um candidato a prefeito é vivência com a cidade que pretende administrar e infelizmente Caucaia tem tido experiências amargas nesse sentido, com reflexos na gestão e nos cuidados que os moradores merecem”, reitera Emília.


Emilia, que é administradora e  pós graduada em gestão pública, tem a sua pré candidatura fortalecida  pelos grupos de dois senadores da República:Tasso e Eduardo Girão.

Em 8ª edição regional do Proseando, André Figueiredo conversa com representantes de Irapuan Pinheiro, Maranguape, Pedra Branca e Santana do Cariri


Vamos fazer mais uma rodada de prosa, turma? Às 10h desta próxima sexta-feira (31), o deputado federal André Figueiredo fará mais um bate-papo virtual com representantes de municípios cearenses. Veiculado pelo Facebook e YouTube, o ato virtual que vai para a 8ª edição contará com a presença do presidente municipal do PDT e vereador de Deputado Irapuan Pinheiro, Gildecarlos; do presidente do PDT de Maranguape, Afonso Neto;  do presidente do PDT de Santana do Cariri, Vicente Brilhante; e do presidente do PDT de Pedra Branca, Padre Antônio Menezes.

O programa busca reaproximar virtualmente os eleitores dos municípios nesta pandemia e levar um bate-papo sobre as ações feitas nos municípios para o combate à Covid-19 e outros assuntos. Durante o Proseando o programa vem trazendo nos intervalos algumas inserções de personagens cearenses com o intuito de exaltar e valorizar a cultura local. Já marcaram presença o poeta Rodolfo, o sanfoneiro e xodó cearense, Kayro Oliveira, o presidente do Movimento Cultural Darcy Ribeiro, Roberto Viana, a sanfoneira Mariana Cavalcante e o artista Ricardo Black. “A ideia é trazer ao nosso bate-papo a valorização da cultura do nosso Ceará”, disse André.

Serviço:

Proseando” Lives pelo YouTube e Facebook

Data/hora: sexta-feira (31/07), às 10h

Convidados:

Vicente Brilhante - Presidente do PDT de Santana do Cariri
Padre Antônio Menezes - Presidente do PDT de Pedra Branca
Afonso Neto - Presidente do PDT de Maranguape
Gildecarlos – presidente municipal do PDT e vereador de Deputado Irapuan Pinheiro

Prefeito Arnon Bezerra obtém R$ 90 milhões para obras de abastecimento em reunião com governador Camilo Santana


O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, participou de reunião com o Governador do Estado, Camilo Santana, na noite desta terça-feira, 28, em Fortaleza. Na ocasião, o Governo estadual informou a aprovação de empréstimo no valor de R$ 90 milhões junto ao Governo Federal, através da Cagece, para o Município. Os investimentos estarão voltados para ampliação do abastecimento na cidade.

O Deputado Federal Pedro Bezerra irá auxiliar no encaminhamento dos investimentos junto ao Governo Federal, já aprovados pelo Governador Camilo, e autorizados, em Brasília, conforme o prefeito.

Ainda durante a reunião, o governador e o prefeito trataram de diversas obras que estão sendo executadas em Juazeiro do Norte, a exemplo do Teleférico, que terá a primeira etapa entregue em breve, além do Romeirão, obra em andamento e já bastante adiantada. O Governador Camilo destacou a parceria que vem mantendo para a realização dessas importantes obras em Juazeiro do Norte, junto à administração municipal.

O Prefeito Arnon Bezerra avaliou a reunião como bastante produtiva com o Governador, que ainda tratou de projetos de pavimentação no Município, além do Hospital Infantil Maria Amélia, entre outros.

Ações de combate à Covid – 19

Durante a reunião, o Governador Camilo Santana fez uma avaliação da evolução positiva relacionada à situação da Covid – 19 no Cariri, e especialmente em Juazeiro do Norte. O governador destacou como importantes as ações que estão sendo executadas na cidade, para o combate da pandemia.

Apoio do PSD a pré-candidatos antigovernista coloca Domingos Filho de novo na mira da base do governo estadual


O apoio declarado via redes sociais do ex-ministro Ciro Gomes ao pré-candidato a prefeito de Caucaia Elmano Freitas (PT) é duro recado as pretensões políticas do ex-vide-governador Domingos Filho (PSD).

Mais do que um gesto de apoio ao petista e a um possível gesto que poderá até render em breve aliança com o PT na Capital, Ciro deixa claro que não aceitará outra rebeldia de Domingos Filho na base eleitoral do governo estadual, liderada pelo governador Camilo e os Ferreira Gomes.

Em 2016, Domingos Filho foi expulso do grupo, após bancar candidatura do deputado Sérgio Aguiar à presidência da Assembleia Legislativa contra indicação do FGS que manteve Zezinho Albuquerque no comando da casa Legislativa.

Depois de ser aceito de volta pelos Ferreira Gomes à base política do governo, Domingos Filho e o deputado federal Domingos Neto (PSD), têm buscado desde ano passado arregimentar forças no interior cearense não só tirando prefeitos e lideranças do MDB, mas também colocando em xeque a alianças construídas por Cid, Ciro e Camilo em todas as regiões cearenses.

NO CARIRI

E aqui no Cariri, é do conhecimento de todos, que os prefeitos Arnon Bezerra (PTB) e Zé Aílton Brasil (PT), são preferidos da base governista, incluindo aí o FGS e o governador Camilo para a reeleição.

No entendimento de lideranças nesses dois municípios, Domingos Filho ao procurar fazer alianças e fortalecer a pré-candidatura  de adversários de Arnon e Zé Aílton, em Juazeiro do Norte e no Crato, respectivamente, estaria fortalecendo os adversários do grupo governista na capital e nas principais cidades interioranas. Esse grupo tem a liderança do deputado federal Capital Wagner (Pros).

Pré-candidatos como Glêdson Bezerra (Podemos), em Juazeiro; e Aloísio Brasil, no Crato; têm apoio do deputado Capitão Wagner.  Pré-candidatos como Giovanni Sampaio e Normando Sóracles que também dizem compor a base governista, mas estariam em segundo plano, pelo menos nesse momento, por comporem base de PSD em Juazeiro.

E assim, o líder máximo do PSD no Ceará, estaria contrariando interesses políticos da base de governo na região.

Daí o recado dado por Ciro Gomes nas redes sociais.

O apoio a Elmano de Freitas em Caucaia é um contraponto à reeleição de Naumir Amorim , hoje filiado ao PSD e um dos principais aliados do grupo de Domingos Filho.

Enfim, trata-se de um recado aqueles que se dizem da base governista, mas na prática passam outra percepção.

Ciro não é de brincadeira.

Morre Renato Barros, líder do Renato e Seus Blue Caps

Morreu ontem o cantor e guitarrista Renato Barros, líder do Renato e Seus Blue Caps, aos 76 anos. Ele fez fama na época da Jovem Guarda e seguia na ativa, nos palcos.
Renato Barros, líder do Renato e Seus Blue Caps, morre aos 76 anos ...

A notícia foi compartilhada pela filha, Érika Barros. Renato foi operado na semana passada por conta de um problema cardíaco. Após a cirurgia, delicada, ficou em estado grave e teve complicações pulmonares.

Mais um homicidio é registrado em Juazeiro do Norte

Homicídio em São Gotardo: Homem morre após ser espancado - TN
Um homem ainda não identificado foi encontrado morto a tiros próximo ao Centro de Zoonoses. O corpo foi recolhido pela perícia forense.  Foi o 3° crime de morte num intervalo de 24 horas, o 17° do mês de junho e o 97° desde ano. Estamos aguardando informações complementares.

Joias que pertenciam a Sérgio Cabral, avaliadas em R$ 3 milhões, vão a leilão no RJ


Joias de Cabral que vão a leilão — Foto: Reprodução/TV GloboSerá nesta quarta-feira (29) o leilão de joias que pertenciam ao ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Estão à venda 20 lotes, que somam pelo menos R$ 3 milhões: 15 diamantes e cinco lingotes de ouro 24 quilates, o mais puro que existe.
Os lances iniciais variam de R$ 52,6 mil a R$ 246,5 mil — respectivamente, uma pedra de diamante com 2,05 quilates e outra com 4,06 quilates.

Crato registra mais um óbito por Covid-19 e 66 novos casos nas últimas 24 horas

A Secretaria da Saúde do Crato, informou em seu boletim diário que foi confirmado mais um óbito por Covid-19 no município. A morte ocorreu na segunda-feira, e trata-se de um homem, de 92 anos, com histórico de Alzheimer, que estava internado no Hospital Regional do Cariri.
Até o início da noite desta terça-feira, o município notificou 10.178 pacientes, sendo 6.577 casos descartados, 178 aguardando o resultado dos exames e 3.423 casos confirmados de Covid-19, 66 a mais em comparação com o boletim de segunda-feira, quando eram 3.357 pessoas diagnosticadas com a infecção.
Entre os casos confirmados, 1.759 já estão recuperados, 19 internados, sendo 10 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 9 em enfermaria clínica. Os outros 1.598 estão em isolamento domiciliar e 47 óbitos por Covid-19 foram registrados no município.
Nesta terça, o sítio Alegre teve o primeiro caso de paciente infectado que reside na localidade.

Juazeiro ultrapassa 10 mil casos confirmados de Covid 19

A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte, divulgou que foram confirmados mais quatro óbitos por coronavírus no município.
Os óbitos ocorreram entre os dias 21 e 27 de julho. Trata-se de três homens, de 22, 65 e 81 anos, dos quais 02 tinham alguma comorbidade; e uma mulher, de 81 anos, com comorbidades.
Até a tarde desta terça-feira, o município notificou 26.931 pacientes, dos quais 44 são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 16.794 casos descartados e 10.093 casos confirmados de Covid-19, 250 a mais em comparação com o boletim de segunda-feira, quando eram 9.843 infectados.
Entre os pacientes confirmados há 74 hospitalizados, 3.870 em isolamento domiciliar, 5.932 que já estão recuperados, e 217 óbitos.

Ceará vence Clássico-Rei e é finalista da Copa do Nordeste

O Ceará venceu o Fortaleza por 1 a 0 no Clássico-Rei desta terça-feira (28) no estádio Pituaçu e chega à final da Copa do Nordeste. O gol alvinegro foi marcado por Klaus no 1º tempo. A 1ª partida da decisão da competição ocorre neste sábado (1) e o Vovô aguarda a definição entre Confiança e Bahia na outra semifinal.O Clássico começou em alta intensidade. As duas equipes marcavam muito a saída de bola adversária, com o Fortaleza trabalhando mais a posse em busca de espaços no 4-4-2 de Guto Ferreira. O lado esquerdo do ataque tricolor foi o mais explorado com Osvaldo e Bruno Melo, mas sob forte organização defensiva de Samuel Xavier, Fernando Sobral e de Fabinho, que fez seu 1º jogo após a retomada.

Ceni mudou a escalação de seu 4-4-2 com Marlon e Mariano Vázquez nas vagas de Romarinho e de Wellington Paulista, buscando maior cautela na fase defensiva e dando maior liberdade para David flutuar pela faixa central. O argentino camisa 32 ficou na cola de Charles, volante de distribuição do Ceará e destaque do time nos últimos jogos.

Após muito estudo e poucas chances de gol, a rede foi balançada aos 23 minutos. Em cobrança de falta pela direita, Vina achou Klaus que, mesmo contra marcação tricolor, conseguiu cabeceio no lado direito da meta de Felipe Alves. Foi o 4º gol do zagueiro em 2020 e o 2º em Clássicos-Rei.

O gol aumentou o rito do Ceará, que chegava em bloco alto com Vina e Cléber, este muito participativo na pressão sobre Juninho e Felipe. O Leão do Pici trabalhou mais a posse a partir dos 30 minutos, buscando espaços na defesa bem organizada do Vovô.

Nos acréscimos da etapa inicial, o atacante Rick teve rara chance em contragolpe após escanteio do Fortaleza. O jovem de 20 anos arrancou pelo meio de campo acompanhado de Vina pela direita, mas Osvaldo ganhou na corrida e desarmou o atleta no que seria clara situação de gol.


No 2º tempo, Ceni mandou Yuri César, Romarinho e Wellington Paulista no começo em busca de maior poder ofensivo, mas esbarrava na defesa do Ceará, que tinha William Oliveira na vaga de Fabinho e Leandro Carvalho na de Rick.

O Fortaleza tinha mais posse, entretanto, pouco sucesso na fase ofensiva, sem criatividade pelo centro, apostando em bolas paradas com Juninho. O Vovô explorava as brechas em contragolpes com Leandro, Sóbis e Lima, que entraram na etapa final e deram gás e controle no campo de ataque para segurar o placar.

Nos minutos finais, o Leão se lançou todo ao ataque com Cariús e Tinga que também entraram. O Ceará teve paciência para aguentar a pressão e esperar até os 51 minutos para assegurar a vaga na final da Copa do Nordeste.

terça-feira, 28 de julho de 2020

Em debate de pré-candidatos do PDT, Sarto defende ampliação das vagas no ensino infantil*


Pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto, defendeu, na noite desta quinta-feira (28), a ampliação da oferta de vagas no ensino infantil. Para promover o melhor desenvolvimento na primeira infância, ele afirma que também é necessário investir em capacitação de educadores e intersetorialidade com outras áreas.

“A gestão do prefeito Roberto Cláudio avançou muito na educação infantil e o maior desafio é ampliar a educação na primeira infância, período em que se formam as relações cognitivas, e reconhecer o trabalho de quem milita nessa área”, defendeu o deputado durante debate com prefeituráveis do PDT sobre Educação e Cultura.

O encontro virtual foi mediado pelo senador Cid Gomes (PDT) e contou com a participação do pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PSB, Élcio Batista. Na ocasião, Sarto reforçou a necessidade de manutenção do Fundeb, proposta já aprovada na Câmara dos Deputados e que agora será apreciada no Senado.

“Quero parabenizar a bancada do PDT pela atuação em defesa do Fundeb, parabenizar todos os educadores pela mobilização nacional, (o deputado federal) Idilvan (Alencar) encabeçou muito bem essa luta na Câmara Federal. A educação é uma tradição de luta do PDT, desde Brizola”, enfatizou.

Na avaliação dele, é importante premiar quem compreende as prioridades na educação e atinge as metas. “Creio que além de melhorar o financiamento da educação, é preciso estimular o mérito (de escolas que alcançam as metas) e repartir a discussão sobre a política educacional com professores, conselhos de pais e alunos”, argumentou.

Sobre cultura, ao ser questionado sobre incentivo aos artistas em meio à pandemia, ele mencionou o Festival de Música da Assembleia, que será realizado de forma virtual nos próximos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, às 19h30min, com transmissões ao vivo pela TV, Rádio, Site e Redes Sociais da Casa.

“Um exemplo de incentivo aos artistas em meio à pandemia é o 2º Festival de Música da Assembleia. Não será presencial. A assembleia vai premiar artistas e o prêmio financeiro é o que menos importa. Mais importante é valorizar a diversidade e genialidade da nossa cultura”, disse.

Série de debates

Sarto é pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT ao lado do deputado federal Idilvan Alencar, do deputado estadual Salmito Filho e dos ex-secretários municipais Ferruccio Feitosa e Samuel Dias. Essa já é a terceira Live realizada pelo partido. A primeira teve o objetivo de apresentar os candidatos e a segunda discutiu Saúde e Vida. Nesta terça (28), o tema foi “Cultura e Juventude”. Na próxima quinta-feira, às 18 horas, o debate vai abordar Mobilidade, Espaço Público e Meio Ambiente.

MPCE recomenda que Governo do Estado defina valor da multa para quem for flagrado sem máscara


O Ministério Público do Estado do Ceará expediu recomendação, nesta terça-feira (28), para que o Governo do Estado do Ceará estabeleça o valor da multa e a dosimetria para os cidadãos que forem flagrados sem utilizar máscaras de proteção em espaços públicos.

O pedido  que foi direcionado ao secretário estadual da Saúde, Carlos Roberto Martins, Dr. Cabeto, foi protocolado após a Prefeitura de Fortaleza responder à 137ª Promotoria de Justiça que aguarda definição do Governo do Estado quanto ao valor da multa que deverá ser aplicada a quem for flagrado em desrespeito Lei Estadual Nº 17.234 no Município.

A Lei Nº 17.234, instituída em 10 de julho de 2020, tornou obrigatória a utilização de máscaras de proteção, quer sejam caseiras, quer sejam industriais, pela população cearense que transitar em espaços públicos, tais como ruas, praças, transportes coletivos e congêneres, no âmbito do estado do Ceará, em decorrência das ações de enfrentamento ao Coronavírus, enquanto perdurar o estado de calamidade pública.

Em seu artigo 3, a legislação deixa claro que “o indivíduo que descumprir as normas previstas nesta Lei incorrerá em multa a ser estabelecida pela autoridade competente que ficará responsável pela fiscalização”, assim como destaca que o valor da multa e a sua dosimetria devem ser estipulados pela “autoridade estadual competente na área da saúde”.

O secretário estadual recebeu prazo de cinco dias úteis para dar resposta sobre a adoção das medidas para cumprimento do que foi recomendado. Em caso de descumprimento injustificado, tendo em vista que o ato requerido é de sua competência, o MPCE poderá adotar todas as medidas administrativas ou judiciais cabíveis.

Aplicação de multa em outros municípios

Além de Fortaleza, o MPCE também expediu recomendações relacionadas à aplicação de multa pela ausência do uso de máscaras em locais públicos em 26 municípios: Abaiara, Alto Santo, Ararendá, Baturité, Campos Sales, Crateús, Cruz, Eusébio, Iguatu, Ipaporanga, Ipueiras, Itapajé, Itapipoca, Mauriti, Milagres, Pedra Branca, Penaforte, Piquet Carneiro, Poranga, Porteiras, Potiretama, Reriutaba, Saboeiro, Santana do Acaraú, Sobral e Ubajara. Como trata-se de uma legislação estadual, todos os municípios cearenses devem garantir o cumprimento da Lei e multar pessoas flagradas sem máscara em locais públicos.

Luto na televisão brasileira: morre Rodrigo Rodrigues, apresentador da TV Globo


Morreu nesta terça-feira (27),  o apresentador Rodrigo Rodrigues, 45 anos, vítima de trombose venosa cerebral decorrente da Covid-19. O jornalista estava internado por complicações do novo coronavírus desde o último sábado na unidade de terapia intensiva do Hospital da Unimed, no Rio de Janeiro.

Com o bom humor característico e a competência indiscutível, Rodrigo Rodrigues deixou sua marca por onde passou. Desde janeiro de 2019 na Globo, o apresentador conquistou a confiança de todos, e diversos colegas logo se tornaram amigos também fora do ambiente de trabalho.

A morte de Rodrigo abre uma ferida que vai muito além do profissional insubstituível. Dentro e fora da Globo, dezenas de pessoas sentem a perda de um amigo. E a família chora a partida de um parente que conquistou uma legião de admiradores.

Rodrigo Rodrigues apresentou o Troca de Passes pela última vez no dia 9 de julho, quando relatou que um amigo com quem tivera contato recente testou positivo. No dia 13, o apresentador fez o exame, que também diagnosticou a Covid-19. Desde então, cumpriu o isolamento em casa, com acompanhamento da equipe médica da Globo.

Sarto acompanha os preparativos do 2º Festival de Música da Assembleia


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), acompanhou, na manhã desta terça-feira (28), os preparativos para o 2º Festival de Música da Casa, que será realizado nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, às 19h30min. Durante a visita, Sarto assistiu a um trecho dos ensaios, cumprimentando os músicos participantes e os que compõem a banda base.

De acordo com Sarto, o festival havia sido suspenso, por causa da pandemia do novo coronavírus, e foi retomado com o objetivo de proporcionar o estímulo à cultura e também de se apresentar como alternativa de lazer para os cearenses. Para isso, o evento ocorrerá em outro formato, sem público, com transmissões em todos os veículos de comunicação da Assembleia.



“A gente queria que fosse presencial, com a torcida, com o calor humano, com o olho no olho. Mas vamos fazer e, mesmo assim, vai ser um sucesso”, disse, convidando todos os cearenses para prestigiarem os artistas e acompanharem as apresentações. Na opinião de Sarto, por meio das 24 canções selecionadas entre 364 inscritas, o festival expressa a riqueza e a pluralidade cearense.

O evento concederá prêmios de R$ 25 mil para a canção vencedora, R$ 15 mil para a segunda colocada e R$ 7 mil para a terceira. O melhor intérprete ganhará prêmio de R$ 5 mil. Também será gravado um CD com as 12 músicas finalistas. “A premiação é importante, mas o prêmio maior é promover e fomentar a pluralidade da cultura cearense. Temos valores diversos, temos história, somos reconhecidos e, dessa forma, o Festival da Música é uma forma de garimpar talentos que estão escondidos lá nos rincões do Ceará”, enfatizou.

Violão

O deputado disse ser apaixonado pela música e até aproveitou a presença do multi-instrumentista Tarcísio Sardinha para tocar com ele a canção “Acontece”, de Cartola, ao violão. “A música tem uma linguagem universal, pela melodia, pelos acordes que tocam o coração da gente. Eu acho que é uma maneira da gente, nesse momento difícil, aliviar o sofrimento do povo brasileiro”, destacou, durante entrevista. Na opinião dele, as manifestações culturais, de maneira plural, servem para acalentar a alma e minimizar a dor.

Serviço

II Festival de Música da Assembleia
Eliminatórias: 30 e 31 de julho, às 19h30min
Final: 1º de agosto, às 19h30min

Transmissões
TV AssembleiaFortaleza e RMF: Canal 31.1 Digital (TV aberta) e NET Canal 31.1 Digital (TV a cabo); No Cariri: Canal 20.3 (TV aberta); Em Sobral: Canal 31.1 (TV aberta)
Rádio Assembleia: 96.7 MHz
Site: www.al.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/AssembleiaCE
Instagram: @AssembleiaCE

Rodrigo Maia diz que: "Nada a ver com eleição”, a saída do DEM e do MDB do Centrão


O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), divulgou nesta terça-feira (28) nota em que classifica como natural a saída do DEM e do MDB do Centrão, anunciada ontem. Segundo ele, o desligamento do grupo nada tem a ver com a eleição para a presidência da Casa, marcada para fevereiro de 2021. De acordo com o deputado, a aliança partidária só ocorreu para a composição da Comissão Mista do Orçamento.

“No início de cada ano os partidos buscam se alinhar às agremiações com as quais possuem maior afinidade para alcançar uma melhor representatividade na CMO. Os blocos formados com esse propósito duram, em geral, até a publicação da composição da CMO e sua instalação. Como, em razão da pandemia, as comissões ainda não se reuniram, a existência do bloco acabou se prolongando”, disse Maia.

Ele afirma que novos blocos serão formados para a eleição da Mesa Diretora no próximo ano. “Seu desfazimento é natural, segue um padrão estabelecido pela prática congressual e nada tem a ver com a eleição para a Mesa Diretora em 2021, para a qual tradicionalmente são formados novos blocos”, afirmou.

Como mostrou o Congresso em Foco Premium ontem, a saída do MDB e do DEM do Centrão fortalece a aliança entre os dois partidos, em contraposição ao bloco que hoje apoia o presidente Jair Bolsonaro, liderado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL).

Sancionada lei que proíbe aumento do preço de produtos durante a pandemia

Já está vigorando no Ceará lei que veda o aumento injustificado do preço de produtos ou serviços durante a vigência do Plano de Contingência do novo coronavirus da Secretaria de Saúde do Estado, se aplicando a vedação à integralidade da cadeia a produtiva até a venda ao produtor final.
O projeto de lei nº 66/20,  de autoria do deputado Guilherme Landim (PDT) e co-autoria dos deputados Romeu Aldigueri (PDT), Marcos Sobreira (PDT) e Nelinho (PDT), foi aprovado na Assembleia Legislativa com alterações, e sancionado pelo governador Camilo Santana.

A lei 17.213/2020, tem caráter excepcional, pois visa coibir o aumento abusivo no valor dos preços de insumos e bens utilizados no momento da pandemia da Covid-19.  A medida exclui da vedação o repasse da eventual majoração de preço praticado pela indústria, pelo produtor ou fornecedor do produto ou serviço.

Segundo Guilherme Landim, a proposta foi idealizada pela Defensoria Pública cearense e a Associação dos Defensores Públicos do Ceará, a partir da iniciativa da Defensoria Pública do Rio de Janeirou, jnto ao Legislativo Estadual carioca, que também aprovou a iniciativa.

Estado do Ceará abrirá concurso para 12 mil vagas na área de saúde


A Fundação de Saúde do Ceará (Funsaúde) deverá viabilizar a abertura de cerca de 12 mil vagas para profissionais de saúde por meio de concurso público. A informação é do secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, em entrevista à Rádio O POVO CBN nesta terça-feira, 28.

De acordo com o titular da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), houve parceria com o instituto de gestão do Hospital Albert Einstein para redimensionar todas as unidades de saúde cearenses e avaliar a proporção do concurso público. Os hospitais Geral de Fortaleza e de Messejana já foram redimensionados e irão lançar concurso de seis mil vagas, afirma Dr. Cabeto.

“Isso vai fazer uma abertura de mercado de trabalho, com salário muito diferenciado e forma de contratação muito diferenciada”, explicou o secretário. A Funsaúde será responsável por desenvolver e executar de forma regionalizada ações e serviços de saúde estaduais, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
( Opovo)

Governo do Ceará vai instalar laboratórios para análise de testes em Sobral e no Cariri

O Ceará continua apresentando números mais animadores em relação ao controle da pandemia do novo coronavírus.
Mesmo a velocidade da doença tendo seguido ritmos diferentes nas mais variadas regiões cearenses, através do grande número de testes realizados o Governo do Ceará tem conseguido monitorar e planejar suas ações respeitando cada situação.
Duas das áreas mais atingidas pela Covid-19, as regiões Norte e Cariri vão ganhar dois laboratórios para análises dos testes feitos na região, dando mais celeridade aos resultados e um melhor tempo de resposta para as ações.
A informação foi dada pelo governador Camilo Santana na noite de ontem (27), pelas redes sociais.

Integrantes de facção criminosa são presos no Ceará em operação coordenada nacionalmente


A Polícia Militar e o Ministério Público cumprem, desde as primeiras horas desta terça-feira (28),
mandados de prisão e de busca e apreensão no Ceará e em mais 10 estados. Pelo menos quatro pessoas foram presas durante a ação no Ceará.

No total, a Operação Flashback II tem 212 mandados judiciais expedidos, sendo pelo menos oito nas cidades cearenses de Sobral e Santana do Acaraú. A maioria dos mandados são cumpridos em Alagoas. O restante dos mandados foram expedidos em Pernambuco, Bahia, Paraíba, Sergipe, Piauí, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
Tráfico de drogas, homicídios e roubo estão entre os crimes praticados pelo grupo, segundo a polícia. O material genético coletado durante a ação ainda deve auxiliar nas investigações dos crimes violentos.

A operação policial é realizada no Ceará em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado (MPCE).
Em Sobral, na região Norte do Ceará, foram expedidos cinco mandados de prisão. Em Santana do Acaraú, outros três. Pelo menos quatro pessoas havia sido presas, até as 8h30 desta terça, conforme a polícia.

"É de uma grande valia para a sociedade retirar esse pessoal [do convívio social]. Têm pessoas que foram presas recentemente com armas, presas por homicídios. Todos eles já respondiam [por crimes na Justiça] e estão sendo presos por determinação judicial", avaliou o tenente Francisco Edisio Moura.

82% das diligências relativas à Operação Flashback II estão sendo realizadas no Nordeste, com 179 mandados expedidos. Também estão na mira da operação estados do sul, sudeste e centro-oeste do País. Além do Ceará, a operação acontece em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Piauí.
O objetivo da ação é desarticular a nova composição do Primeiro Comando da Capital (PCC) que tem base no Mato Grosso do Sul.