sábado, 29 de fevereiro de 2020

Ministério da Saúde confirma segundo caso de coronavírus no Brasil


O Ministério da Saúde confirmou hoje o segundo caso de covid-19 no Brasil. O paciente infectado também vive em São Paulo. O homem esteve na Itália, onde possivelmente aconteceu a contaminação. Segundo o Ministério, não há evidências de circulação do vírus em em território nacional.
De acordo com a rádio BandNews FM, o paciente chegou de Milão na última quinta-feira e foi para o trabalho no mesmo dia em que chegou de viagem.
O homem está em isolamento domiciliar com sua esposa, que também esteve na Itália, mas não apresenta os sintomas.

Deputado pede vistas e PEC contra anistia a PMs só volta à discussão na segunda (2)

O deputado André Fernandes pediu vistas da PEC que proíbe anistia a militares em caso de greve. A proposta, apresentada pelo governador, volta a discussão na segunda-feira (2). Há duas emendas de deputados ao texto proposto por Camilo Santana.

Meia Maratona Padre Cícero será lançada nesta segunda-feira

Resultado de imagem para maratona padre ciceroO município de Juazeiro do Norte, convida todos os desportistas, atletas, imprensa e comunidade para o lançamento da Meia Maratona Padre Cícero 2020. O evento acontecerá às 18h desta segunda, dia 02, na praça de alimentação do Cariri Garden Shopping. Após o lançamento, serão abertas as inscrições para o evento. Serão disponibilizadas 1.500 vagas e para efetuar sua inscrição, o atleta deve apresentar 3 kg de alimentos. Cada atleta inscrito receberá um kit para participação no evento. A Meia Maratona Padre Cícero acontecerá no dia 22 de março e abre a semana de comemoração ao aniversário natalício do fundador de Juazeiro do Norte, Padre Cícero Romão Batista.

Bandeira tarifária segue verde em março; conta não terá cobrança extra

A Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel ) informou hoje (28) que manterá no mês de março a bandeira tarifária na cor verde, sem cobrança extra na conta do consumidor. A bandeira foi a mesma aplicada em fevereiro.
Ibiraci (MG) - O ministro Moreira Franco participa da inauguração da linha de transmissão de energia que liga a Hidrelétrica de Belo Monte ao Sudeste do País. A construção do linhão é parte do Agora, é Avançar Parcerias (Beth Santos
De acordo com a agência, a decisão de manter a bandeira na cor verde se deve a recuperação nos níveis dos reservatórios em virtude do volume razoável de chuvas no mês de fevereiro. 

"Em fevereiro, os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentaram recuperação de níveis em razão do volume de chuvas próximo ao padrão histórico do mês. A previsão para março é de manutenção dessa condição hidrológica favorável, o que aponta para um cenário com elevada participação das hidrelétricas no atendimento à demanda de energia do SIN, reduzindo a necessidade de acionamento do parque termelétrico", informou a Aneel.
Segundo a agência, o volume de chuvas refletiu-se na redução do preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

Sarto convoca sessão extraordinária para apreciar PEC que veda anistia para militares


O presidente da Assembleia Legisltiva do Ceará, deputado José Sarto (PDT), convocou sessão extraordinária para este sábado (29) para apreciar mensagens enviadas pelo Executivo Estadual. Na pauta, estão o início da tramitação da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que veda anistia ou perdão a militares envolvidos em motim e o projeto de lei que estabelece novo piso salarial aos Agentes Comunitários de Saúde.

Em coletiva de imprensa, Sarto ponderou que “quem entra na força militar já entra sabendo que é inconstitucional fazer greve”, pois , segundo ele, trata-se de “um agente público armado, de um serviço essencial”. O parlamentar lembrou ainda que são princípios básicos da função militar a hierarquia e a disciplina. “Imagina, se quebra isso, como vai ficar o Ceará e o Brasil todo?”, questionou.

O presidente do Legislativo Estadual citou episódios de violência promovidos pelo movimento paredista com uso de “balaclava e arma para aterrorizar a população cearense” e  disse que não haverá anistia para os amotinados. “Estamos garantindo que aqueles que cometeram abusos, excessos e crimes sejam responsabilizados”. O parlamentar afirmou, contudo, que haverá processo disciplinar e direito de defesa para todos.

Sarto criticou parte da categoria ter usado o período de carnaval como “moeda de troca, como moeda de pressão, para prejudicar 9 milhões de cearenses” e ressaltou também que a Polícia Militar “é uma instituição respeitável, mas existe uma pequena minoria que quer desgastá-la”.

Tramitação

A tramitação da PEC deve se estender até domingo, podendo seguir pela semana. “Vai seguir o devido processo legal e, se for necessário, pedido de urgência e quebra de interstício”.
Veja o vídeo:


https://www.instagram.com/p/B9IHqLPHwaU/?igshid=lqxppnqft4hw

Leonardo Araújo participa de reunião convocada pelo presidente da Assembleia, José Sarto


Deputado Leonardo Araújo (MDB), presidente da Comissão de Defesa Social e represente do MDB, participou neste sexta-feira (28), de reunião convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Dr. Sarto, para discutir, a mensagem que chegou à Casa, na qual o governador Camilo Santana apresenta uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) que proíbe a anistia de policiais amotinados no estado. A Assembleia Legislativa do Ceará vota, a partir deste sábado, às 9h, a referida mensagem do executivo.

Homem é assassinado próximo a creche em Várzea Alegre

Por volta das 18 horas de ontem  no Conjunto Cohab, no bairro Varjota, nas proximidades da creche Dona Fransquinha em Varzea Alegre um crime de morte foi registrado. A vítima é identificada apenas por Caíque e foi morto por pelo menos três disparos de arma de fogo.Esse é o terceiro homicídio registrado em 2020, na cidade de Várzea Alegre.

Prefeito perde força e oposição se une em Santana do Cariri

Em pleno  ano eleitoral, varias lideranças políticas do municipio  de Santana do Cariri estão esvaziando o grupo  do prefeito Pedro Henrique (MDB).Os insatisfeitos com o desempenho de Pedro Henrique estão aderindo ao grupo liderado por Vicente Brilhante nas ultimas eleições e que teve apoio da ex-prefeita Daniele Machado.O atual prefeito teve duas baixas no seu grupo político que colocam em risco o projeto de recondução ao cargo. O ex-prefeitos Jesus Garcia também  rompeu com o emedebista para aglutinar forças com a oposição.O trio reafirmou a aliança em reunião de articulação política realizada na última semana.

Prognóstico para o trimestre de março a maio indica chances iguais para chuva dentro e acima da média

O prognóstico climático para o período de março a maio de 2020 indica 40% de probabilidade de chuvas acima da média, 40% em torno da normalidade e ainda 20% abaixo da média para os três meses.
Os dados foram divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na manhã desta sexta-feira (28).
Para chegar aos resultados, foi realizada uma análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros) e dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições de meteorologia do Brasil e do exterior, além da própria Funceme

Homem é assassinado em Farias Brito

Um  crime de morte  foi registrando nesta sexta-feira no município de Farias Brito.
O homicídio foi registrado por volta das 16 horas no Bairro Mutirão e teve como vitima um  homem identificado como Dersom. Ele foi executado com diversos tiros. A policia foi acionada e a pericia forense que transladou o corpo para o Antigo IML. 

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Com mandado de prisão em aberto, Cabo Sabino não é aceito como representante dos policiais em negociação

O ex-deputado federal Cabo Sabino tem um mandado de prisão em aberto, segundo o procurador geral de Justiça, Manuel Pinheiro. Por isso, não poderá participar das negociações com a comissão formadas pelo três poderes do Estado. O movimento pede que ele os represente nos diálogos, mas a comissão se recusa a dialogar com um interlocutor nesta condição.

Bolsonaro recua e renova operação de GLO no Ceará


Após reunião com ministros na manhã desta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro voltou atrás e decidiu renovar a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Ceará por mais uma semana. A informação foi confirmada agora há pouco pela Folha de S. Paulo.

Forças Armadas devem ficar no Ceará até a próxima sexta-feira, 6. Em transmissão ao vivo feita na noite de quinta-feira, 27, Jair Bolsonaro reclamou do pedido de prorrogação da operação e mandou o governador Camilo Santana "resolver o problema".

"Negocie com sua Polícia Militar e chegue a um bom termo nesta questão. Estamos torcendo para isso, que a GLO minha não é ad aeternum (termo em latim que significa “para sempre”), no passado era, com outro presidente, comigo não é”, disse.

ProUni: selecionados na 2ª chamada podem comprovar dados até hoje


Os estudantes selecionados em segunda chamada para o Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta sexta-feira (28) para comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. A documentação deve ser apresentada diretamente às instituições de ensino.
As bolsas de estudo não solicitadas serão destinadas aos participantes da lista de espera. O prazo para se inscrever na lista de espera é de 6 a 9 de março e a divulgação será feita no dia 12 de março.
Neste semestre, o ProUni está oferecendo 252.534 bolsas. O sistema registrou mais de 1,5 milhão de inscrições, feitas por 782.497 estudantes. O número de inscrições é maior que o de inscritos porque cada participante pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno.

Projeto de José Guimarães susta decreto legislativo que reestrutura Embratur

Projeto de autoria do deputado federal cearense José Guimarães (PT) tenta sustar os efeitos do Decreto 10.172, de dezembro de 2019, que transformou a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) em serviço social autônomo. Com o Projeto de Decreto Legislativo 758/19, que hoje tramita na Câmara dos Deputados, a agência permanece vinculada ao Ministério do Turismo, mas terá orçamento próprio, com recursos que deixarão de ir para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Resultado de imagem para GUIMARÃES PTPara o deputado autor do projeto, o decreto desrespeita a Constituição, que estabelece que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios promoverão e incentivarão o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico. Pelo decreto, a nova estrutura da Embratur passa a ser composta por um conselho deliberativo, um conselho fiscal e a diretoria-executiva. O conselho deliberativo será composto por representantes do governo e por quatro representantes de entidades do setor privado do turismo.

“O presidente Jair Bolsonaro, por meio do decreto, tem claro intuito de retirar a sociedade civil e evitar a democracia nas decisões; assim; enfraquecer e esvaziar os mais variados órgãos legitimados para defesa do meio ambiente e por consequência de um turismo sustentável”, afirma José Guimarães, sobre a iniciativa.

Ciro: “Eu vou te enfrentar, presidente canalha”

Resultado de imagem para CIRO BOLSONARO
Ciro Gomes voltou ao Twitter para atacar Jair Bolsonaro, a quem chamou mais uma vez de “canalha”. “Atenção, senhor Jair Messias Bolsonaro, canalha-mor: as instituições brasileiras serão defendidas, e nem todo mundo tem compromisso com o lulopetismo corrompido”, disse Ciro em um vídeo postado na rede.“Eu sou limpo. Eu tenho vida limpa. Eu tenho coerência e vou te enfrentar, presidente canalha, e sua família de canalhas.”

Mais 10 canais de tv estão autorizados em Juazeiro do Norte

Resultado de imagem para canais abertos  brasil


Juazeiro do Norte e consequentemente o Crajubar tem liberados, alem dos que já estão no ar ,  mais 10 retransmissoras de tv em alta definição, trata-se das:

16.1       PUC TV
17.1       TV Sinal
19.1       TV Aparecida
23.1       RBI TV
24.1       TV Mix Regional
27.1       Gazeta
40.1       RedeTV!
42.1       TV Pai Eterno
48.1       NordesTV
51.1       Rede Mundial
A instalação tem prazo indeterminado e depende do cronograma de cada emissora.

Aposta cearense leva mais de R$ 100 milhões

Duas apostas acertaram as seis dezenas do Concurso 2.237 da Mega-Sena e vão dividir um prêmio de R$ 200 milhões. É a primeira vez que a Mega tem um vencedor em 2020. Um dos acertadores fez a aposta em Rio Branco (AC) e o outro em Fortaleza (CE).
Apostadores fazem fila em casa lotérica. A Caixa Econômica Federal sorteia hoje (08) as seis dezenas do concurso 2.149 da Mega-Sena acumulada, que deve pagar um prêmio de R$ 170 milhões.Os números sorteados foram 11, 20, 27, 28, 53 e 60. A quina teve 263 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 44.509,85. A quadra teve 15.054 ganhadores, sendo que cada aposta receberá R$ 1.110,86.
O próximo concurso será sorteado no sábado (29), com um prêmio estimado de R$ 3 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa, em todo o país. A cartela, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Bolsonaro diz que não vai liberar exército por mais dias no Ceará

oldados fazem a segurança na cidade de Fortaleza, no CearáO presidente Jair Bolsonaro afirmou, durante transmissão ao vivo pelo Facebook, que não irá renovar as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para o Estado do Ceará, que sofre com o motim de policiais militares. "A gente espera que o governo resolva o problema da Polícia Militar do Ceará e bote um ponto final nessa questão", disse o presidente, ao pedir que o governador Camilo Santana (PT) negocie com a PM do Estado.

Bastidores: Zé Ailton Brasil deve se filiar ao PT, partido de Camilo Santana


Estava tudo certo para o prefeito do Crato Zé Ailton  Brasil ir para o historico PSB de Eudoro Santana, pai de Camilo, mas já se comenta nos bastidores uma nova articulação. Estaria tudo acertado para o prefeito Zé Ailton se filiar ao Partido de Camilo Santana, O PT.
O assunto teria sido discutido  em Fortaleza com  o comando estadual da legenda, com o deputado José Guimarães e com o líder politico do PT em Crato, o vereador e suplente de deputado, Pedro Lobo, para quem também devem surgir novidades importantes nos proximos dias . Segundo bastidores,  nos proximos passos da conversa vai apresentar novos resultados efetivos que ja ficaram decididos nos bastidores.

Seinfra revitaliza canteiro central da Avenida Castelo Branco nos bairros Limoeiro, Pirajá e Romeirão

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), prossegue com a revitalização do canteiro central na Avenida Castelo Branco. 
A obra acontece no trecho que compreende os Bairros Limoeiro, Pirajá e Romeirão e tem o objetivo de deixar a via mais larga, proporcionando mais segurança  e, também, conforto visual. 
Apesar dos transtornos momentâneos ocasionados, após a conclusão, o trânsito deverá fluir mais rapidamente, evitando congestionamentos. 
Em alguns pontos a Seinfra já colocou o asfalto e o gelo baiano. O espaço ainda receberá sinalização de trânsito mais moderna.

SAAEC faz balanço de atendimento do carnaval 2020

Durante o feriado de carnaval, a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) disponibilizou seus serviços, em regime de plantão, à toda população cratense, com equipes para o atendimento e manutenção das redes de água e esgoto do município.
De acordo com a avaliação do diretor técnico da companhia, Rafael Novais, o período apesar de atípico, devido à recorrência das chuvas, foi finalizado com êxito pela equipe. "No total, foram cerca de 70 atendimentos, durante esse período, com uma equipe reduzida, mas todas as demandas que chegaram até à SAAEC foram resolvidas", comentou.
Os serviços executados foram desobstrução de esgoto, recuperação de calçamento, retiradas de vazamentos nas vias e também nos hidrômetros, além da recuperação dos sistemas de abastecimento de água; na sede e na zona rural.
"Devido ao aumento do volume de água no sistema, decorrente das chuvas, 56% dos serviços executados foram para retirada de vazamentos. Inclusive agradecemos a parceria da população, que tem informado à SAAEC, de forma a agilizar o atendimento. Reforçamos que, sempre que tomarem conhecimento de algum vazamento, entrar diretamente em contato conosco", afirmou Novais.
A equipe do plantão SAAEC é formada por atendente, motorista, servente, bombeiro hidráulico e eletricista.
SERVIÇO
Plantão SAAEC: (88) 9 9928.0974
Funciona nos fins de semana e feriado, das 8h às 17h.

Projeto Cine CEU leva cinema como opção de lazer para comunidades

A Secretaria de Cultura do Crato, dando continuidade às ações culturais oferecidas na Praça do CEU - Estação Cidadania, vem realizando toda sexta-feira, às 19h, no teatro do equipamento, o projeto Cine CEU, cujo objetivo é resgatar a magia da sétima arte e levar o cinema aos jovens e crianças usuárias do local, que vem transformando a realidade da comunidade.
Nesta sexta-feira (28), o projeto estará exibindo o filme Abominável, que apresenta a cultura oriental às crianças. Em uma viagem pelo interior da China, o longa fala sobre o valor da amizade e da perseverança, enquanto a jovem Yi ajuda o Abominável Homem das Neves a reencontrar sua família nos Himalaias.
O coordenador das atividades artísticas culturais da Praça do CEU, Flávio Rocha, ressalta que a programação é voltada para a família e já é um programa fixo da comunidade. "O projeto já tem uma formação de plateia do conjunto Mirandão e Conviver, além de comunidades vizinhas, e já é um programa fixo das famílias, às sextas-feiras", diz.
O Cine CEU tem como proposta oferecer a população uma programação de cinema de qualidade voltada para toda a família, com exibição de filmes que possam trazer momentos de lazer. O projeto oferece uma programação recheada de excelentes filmes para a criançada, que prometem divertir e emocionar toda a família.

Ministério da Saúde antecipa campanha de vacinação contra a gripe por causa de coronavírus

Resultado de imagem para coronavirus
O Ministério da Saúde vai antecipar a campanha de vacinação contra gripe para 23 de março por causa do coronavírus. O Brasil teve o primeiro caso da doença anunciado oficialmente pelo governo federal na última quarta-feira (26). O paciente é um empresário de 61 anos, que esteve na Itália entre os dias 9 de 21 passados. A data inicial da campanha estava prevista para o fim de abril. 

Bustos marca nos acréscimos, e Independiente elimina Fortaleza na Copa Sul-Americana

Independiente comemora gol contra Fortaleza
O Fortaleza lutou até o último segundo, mas não conseguiu a classificação para a fase seguinte da Copa Sul-Americana. O Leão foi superior nos dois tempos da partida e chegou a ficar com dois gols de vantagem no placar, marcados por Juninho e Marlon, mas gol do lateral-direito Bustos aos 47 minutos do segundo tempo foi suficiente para o Independiente conseguir a classificação pelo critério do gol de visitante. Um banho de água fria para os 52.552 torcedores que acompanharam o duelo na Arena Castelão. Com o resultado no jogo de volta por 2 a 1, o Tricolor dá adeus à primeira disputa em competição internacional. O Rey de Copas do técnico Lucas Pusineri segue vivo na disputa.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Deputado Davi de Raimundão reafirma pleito em prol da associação do Padre Monteiro


O deputado estadual Davi de Raimundão aproveitou recente encontro com o Secretário de Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, para reafirmar pleito em prol do Cariri. Trata-se da doação da área onde funcionou a Colonia Agrícola de Santana do Cariri para a Associação Filhos Amados do Céu coordenada pelo Padre Monteiro. Segundo ele, o secretário ficou de ver os meios legais para elaborar e encaminhar projeto neste sentido a fim de enviar a Assembleia Legislativa.

O parlamentar caririense comentou sobre o desejo de pressa em ver o poder legislativo deliberando sobre a matéria. De acordo com Davi Macedo, no espaço, o Padre Monteiro pretende desenvolver um trabalho social acolhendo pessoas carentes promovendo atividades educacionais, esportivas, culturais, de preservação ambiental e cuidados na saúde, além de dependentes químicos e moradores de rua. A colônia está fechada desde o ano passado, restando unidades prisionais apenas em Juazeiro e Crato.

Diversidade regional da língua portuguesa pode se tornar obrigatória nas escolas

Guimarães é autor do projeto

A literatura de cordel, as canções populares e as frases de para-choques de caminhões integram um tipo de comunicação peculiar, resultado de tradições centenárias. Uma proposta legislativa em tramitação na Câmara dos Deputados pode tornar esse assunto parte do currículo lecionado nas escolas brasileiras. De acordo com o Projeto de Lei (PL) nº 349/2020, o ensino da Língua Portuguesa passaria a abordar conteúdos e temas relativos à diversidade linguística regional.

O objetivo do PL, cujo autor é o deputado federal José Guimarães (PT/CE), é promover a valorização das manifestações culturais dos segmentos populares da sociedade brasileira. Embora a Língua Portuguesa seja o idioma oficial do país, o parlamentar argumenta que o Brasil possui uma gigantesca diversidade linguística, resultado do processo histórico de contribuições étnico-culturais de matrizes indígenas, europeias e africanas.

“O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) estima que mais de 250 línguas sejam faladas no Brasil. Até mesmo o Português tem variedades regionais. Esse patrimônio cultural é desconhecido por grande parte da população, que, muitas vezes, considera o Brasil um país monolíngue. É preciso que esse debate chegue na sala de aula”, defende o petista.

Caso seja aprovado, o projeto vai alterar a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”. Guimarães ressalta que a proposta dialoga com a “folkcomunicação”, campo de estudos proposto pelo pesquisador Luiz Beltrão. A tese leva em conta a troca de ideias e opiniões entre as pessoas das camadas populares, incluindo grupos sociais rurais e urbanos, marginalizados social e culturalmente, sem acesso ou sem representação nos meios de comunicação tradicionais.

“Estamos falando de linguagens que se fazem presentes na vida cotidiana de muitas pessoas e não podem ser desconsideradas no estudo da Língua Portuguesa na escola básica”, argumenta o parlamentar.

Leia o PL nº 349/2020 na íntegra: http://bit.ly/37CwdnX


Leonardo Araújo elogia postura da AL em paralisação da Polícia Militar


O deputado Leonardo Araújo (MDB) elogiou, durante a ordem do dia da sessão plenária desta quinta-feira (27/02), a postura da Assembleia Legislativa, quanto na paralisação dos policiais militares e cobrou ao Governo Federal que prorrogue o prazo das Forças Armadas no Ceará, enquanto as negociações ainda estão sendo realizadas. O parlamentar também comentou a eleição dele para presidente da Comissão de Defesa Social da AL.

Milagres e Mauriti recebem bases do SAMU nesta sexta-feira (28)


Mais agilidade no atendimento de urgência e emergência para a população de Milagres e Mauriti: este é objetivo principal da inauguração das bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, nos municípios. A entrega das bases acontece nesta sexta-feira, dia 28, às 9h em Mauriti e às 14h em Milagres. Uma conquista da população, que contou com o empenho e a luta do deputado Guilherme Landim.

Para o prefeito Mano Morais, a base de Mauriti chega em boa hora: “Trazer o Samu a Mauriti é uma demanda que a nossa gente traz há bastante tempo e que agora se concretiza com a articulação do deputado Guilherme, a quem agradecemos o esforço de modernizar e de tornar mais dinâmica a saúde em nosso município”, destaca.

Em Milagres, a expectativa é de mais agilidade no encaminhamento de pacientes para hospitais de referência na região. “Há 15 dias inauguramos uma policlínica aqui em Milagres, com o intuito de aproximar os especialistas em saúde e a população que precisa de seus serviços. A inauguração da base do Samu no município agrega ainda mais valor aos investimentos que temos feito para melhorar a saúde da população milagrense”, afirma o prefeito Lielson Landim.

Deputado Guilherme Landim


O deputado Guilherme Landim explica o processo de articulação que levou à conquista das bases: “Desde o início de nosso mandato lutamos para trazer as bases do Samu para os municípios do Cariri Oriental, facilitando o acesso das pessoas ao atendimento de urgência e garantindo atenção imediata à saúde de quem mora na região. A instalação das bases é, sobretudo, uma conquista para quem vive nos municípios. Agradecemos ao governador Camilo, ao secretário Cabeto e ao Coronel Vasconcelos pela presteza em atender nossa solicitação. E também parabenizamos os prefeitos Mano e Lielson pela realização das seleções de profissionais que prestarão serviços ao Samu de Mauriti e Milagres”, concluiu.

Serviço

Inauguração de bases do SAMU

Em Mauriti
28/02/2020
Rua Erimita Sampaio, Centro (ao lado da Caixa Econômica)
9h

Em Milagres
28/02/2020
Av. Pedro Leite da Cunha, s/n, ao lado da Policlínica Municipal Plínio Matos Cavalcante
14h

Greve da PM - Audic Mota comemora resposta aos apelos pela retomada das negociações


O deputado Audic Mota (foto) manifestou, em pronunciamento na manhã desta quinta-feira, 27, sua satisfação em ver retomadas as negociações em torno da greve dos policiais militares.

Ele lembrou dos seus apelos, “exaustivamente  formulados, no Plenário da Assembleia, durante os debates da última semana, quando a crise da segurança atingiu o clima mais tenso”.

O parlamentar enalteceu, ainda, o papel do Poder Público no restabelecimento do diálogo, por meio de nota oficial, com a participação do Executivo, Legislativo e Judiciário. Também, lembrou da sua iniciativa em requerer, por ofício, a intermediação da OAB-CE, no sentido de ajudar a resolver um conflito que extrapolou o limite do tolerável.

“Que a paz, a tranquilidade social volte ao nosso cotidiano, com um acordo concreto, que contemple, em bons termos, tanto o serviço público quanto a sociedade”, afirmou Audic Mota.

Deputado Queiroz Filho vai requerer debate para esclarecer e orientar sobre o coronavírus


Durante a sessão plenária desta quinta-feira (27), o deputado Queiroz Filho (PDT) informou que vai requerer, junto à Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa, a participação de um representante da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) para esclarecer e orientar a população sobre o coronavírus, aproveitando para alertar que ainda não é motivo para pânico no Ceará.

"Não há nenhuma confirmação nesse sentido aqui e precisamos ter cuidado para não criar um alarde no povo cearense. Vivemos numa cidade turística e, nesta época, há um aumento significativo de casos de problemas respiratórios. Temos que lembrar que os casos de mortes foram, em grande maioria, com idosos, pessoas com histórico de depressão ou diabetes. Devemos estar preparados, manter as ações preventivas, de higiene básica, propagandas, mantendo sempre o diálogo com a população", disse o parlamentar.

Na ocasião, Queiroz Filho também destacou a importância de se manter atento para a prevenção de outras viroses. "Existe uma campanha de vacinação pelo Governo Federal para combater o H1N1, que deve ser anunciada entre o final de março e começo de abril, e a população não pode apenas ignorar. De um modo geral, todos devem se atentar para os sintomas, principalmente os que estão dentro dos grupos de risco e, se tiverem alguma suspeita mais grave, que procurem o Hospital São José", informou.

Deputado Leonardo Araújo sugere criação da Rota do Caju, no Ceará


Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará  o projeto de indicação nº 02/2020, de autoria do deputado Leonardo Araújo (MDB), que propõe ao Executivo a criação da Rota do Caju no Ceará.

O projeto sugere a criação de uma rota turístico-cultural do caju no Ceará, contribuindo para o reconhecimento e desenvolvimento dos municípios que integram o referido circuito, quais sejam: Beberibe, Cascavel, Chorózinho, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paraipaba e Trairi.

A referida rota tem por objetivo impulsionar a economia dos municípios, baseado no potencial econômico do caju, atraindo visitantes e estimulando investimentos que agreguem valor e proporcionem competitividade aos produtos e serviços locais.

Outro aspecto, que confere à cadeia do caju importância social, é a capacidade da geração de empregos na entressafra das demais explorações agropecuárias, empregando aproximadamente 200 (duzentos) mil trabalhadores, dos quais 180 (cento e oitenta) mil no campo e o restante na indústria.

Além disso, a criação dessa rota objetiva preservar os atrativos naturais e culturais, promovendo e divulgando os eventos oficiais existentes nas referidas cidades relacionados à produção de caju, o que propiciará que sejam articuladas ações conjuntas entre governo, prefeituras, órgãos municipais e sociedade civil .

Programa “+ Interior” entrega 730 novos móveis para comarcas de Juazeiro e Barbalha

Com o objetivo de equipar as unidades judiciárias do Interior com equipamentos modernos para otimizar os serviços à população, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) entregou 530 móveis para Comarca de Juazeiro do Norte e 200 para Comarca Barbalha. A iniciativa faz parte do programa “+ Interior”, que desde 2019 vem proporcionando melhores condições de trabalho através de infraestrutura e tecnologia às unidades.
O juiz Francisco José Mazza Siqueira, diretor do Fórum de Juazeiro do Norte, elogiou o projeto. “Tenho a honra de registrar mais uma iniciativa do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Araújo, no que pertine à modernização do Judiciário cearense. Nessa feita, a renovação de todo o acervo imobiliário das Secretarias de Varas. Quero então agradecer ao desembargador Washington pelo esforço que tem feito no reaparelhamento e modernização judiciária”, disse.
Também de Juazeiro, o servidor Edson Ferreira Nunes ressaltou a importância dos equipamentos porque o Fórum de Juazeiro era um dos últimos de grande porte com mobiliário antigo. “Com os móveis novos, o ambiente ficou mais iluminado, funcional e moderno”.
O material distribuído consiste em cadeiras, mesas, armários, longarinas, entre outros. O equipamento foi entregue pela Coordenadoria do Patrimônio do Poder Judiciário no período de 20 e 31 de janeiro.

Prefeitura segue em diálogo com o Sindicato sobre pautas dos servidores

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Administração, com o objetivo de debater as pautas e reivindicações das diversas categorias dos servidores municipais, vem mantendo diálogo constante com os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN). As reuniões também têm acontecido com outras secretarias, a exemplo da Educação e Saúde. 
Resultado de imagem para SERVIDORES JUAZEIRO PREFEITO ARNONCom relação à proposta de reajuste salarial linear para todas as categorias, exceto magistério, foi analisado o impacto financeiro e constatada a possibilidade da revisão ser feita de acordo com o índice inflacionário. 
Em 2019, a administração municipal, em conversação com o Sindicato, analisou a situação de cada categoria e promoveu reajuste dos salários que estavam abaixo do que era de direito naquele momento, com categorias chegando a receber 32% de reajuste, configurando o melhor reajuste do interior do Ceará. Os percentuais de aumento ultrapassaram inclusive os oferecidos pela União e Estado.
“Como já fizemos isso ano passado, esse ano, por questões do impacto financeiro, estamos dando o reajuste linear, pois cada categoria que teve seu reajuste diferenciado já está com esse aumento garantido”, explica a secretária de Administração, Romênia Botelho, que destaca ainda a preocupação da gestão do prefeito Arnon Bezerra com a valorização do servidor. 
Além disso, a secretária ressalta que este ano é atípico por conta das eleições municipais. A legislação proíbe que haja aumento de remuneração do funcionalismo público no período de 180 dias antes da eleição e até o dia da posse dos candidatos. Para que se realize um novo estudo de reajuste caso a caso levará mais tempo, e pode haver o risco dos servidores serem prejudicados.
Novas reuniões com o SISEMJUN e outros sindicatos de categorias específicas serão realizadas até a primeira semana de março, para que se dê continuidade à discussão das demais pautas apresentadas, reafirmando o compromisso da gestão em resolver as demandas dos servidores a partir do diálogo e com responsabilidade.

Vídeo: Evanderto Almeida se envolve mais uma vez em confusão e seus seguranças agridem professor em Assaré

Um professor da rede municipal de ensino de  Assaré, Luiz Carlos, conhecido por Carlinhos de Maria de Arthur, foi  imobilizado e agredido  com um tapa no rosto pelos seguranças do prefeito Evanderto Almeida. O fato ocorreu no ultimo dia 23 Domingo. Os seguranças ainda tomaram o aparelho celular do educador quando o mesmo filmava uma briga entre os foliões que participavam da festa de carnaval no Balneário do Açude da Pedra Preta no Distrito do Amaro, Zona Rural daquele município.  

Vídeo enviado por populares mostram que os seguranças ainda disparam tiros para o alto para dispersar os que ali participavam da briga. Nas imagens mostra o prefeito Evanderto envolvido na confusão.

VEJA AS IMAGENS


colaborou: Jocélio Leite

Hospital Regional do Cariri terá leitos para casos suspeitos de Coronavírus


Resultado de imagem para HOSPITAL REGIONAL DO CARIRIO Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, está preparado para atender casos suspeitos de Coronavírus. A informação foi dada, na tarde desta quarta-feira, pelo secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabetto. Dois casos da doença foram notificados, nesta quarta-feira, no Ceará. Um deles foi descartado: o paciente estava com parainfluenza. De acordo com o secretário, é natural que casos suspeitos aumentem já que a doença se espalha por países da Europa. “Todos os hospitais estão orientados para terem setores de isolamento, com até dois leitos […] Não devemos entrar em pânico com o aumento das notificações. O Estado está plenamente preparado para prestar atendimento, inclusive nos casos mais graves”, comentou Cabetto.

Despedida - Missa de Corpo Presente e sepultamento do pai-avô do deputado Fernando Santana acontece hoje em Barbalha

Fernando, dona Lúcia se despedem hoje de Sr. Lourival

A Missa de Corpo Presente do pai-avô do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Santana (PT), acontece as 9 horas de hoje (quinta-feira,27), na Igreja do Rosário, no Centro de Barbalha. Em seguida, acontece o sepultamento no cemitério de Barbalha, do senhor Lourival Santana, pai de dona Lucia Santana, mãe de Fernando.

Ato pelo Dia da Mulher tem nova data em Crato


O tema e a data do ato pelo Dia Internacional da Mulher na região do Cariri foram definidos. O ato acontecerá às 8 horas da manhã do dia 6 de março (sexta-feira), em Crato. A concentração será em frente a Prefeitura e seguirá pelas ruas Dr. João Pessoa e Dr. Miguel Lima Verde, até a Praça da Sé.
Resultado de imagem para dia da mulher cratoO tema desse ano é “Pela vida das mulheres: contra o racismo, o machismo, a lgbtfobia e o fascismo”. De acordo com o Comitê Impulsionador do 8 de Março no Cariri, o tema foi definido pelo aumento exponencial de casos de feminicídio.
O ato não acontecerá no dia 8 de março pois a data cairá num domingo, dia que registra pouco movimento e circulação de pessoas no Centro do Crato.

Fies: candidatos já podem acessar resultados

O resultado da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) para o primeiro semestre de 2020 já está disponível. A lista de pré-selecionados da chamada única pode ser consultada no site do programa ou nas instituições de ensino participantes.
Na modalidade Fies, o estudante deve complementar a inscrição pelo site do programa no período de 27 de fevereiro a 2 de março. Já os pré-selecionados na modalidade P-Fies deverão comparecer à instituição de ensino para validação das informações de sua inscrição e contratação do financiamento.
Os estudantes não pré-selecionados na modalidade Fies foram automaticamente incluídos na lista de espera e devem acompanhar sua eventual pré-seleção entre 28 de fevereiro e 31 de março de 2019, na página do Fies. Na modalidade P-Fies não existe a etapa de lista de espera.
Neste semestre, o programa vai oferecer 70 mil vagas para financiamento estudantil em instituições privadas de ensino superior. Ele está dividido em duas modalidades: o Fies a juros zero para quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e o P-Fies para aqueles com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos, com juros que variam de acordo com o banco e a instituição de ensino. Essa última modalidade funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes. 
2020_infografico_fies

Prefeitura do Crato e Projeto Verde Vida promovem o “Carnaval da Garotada”

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com a Organização Não Governamental Projeto Verde Vida, desenvolveu, ao longo do período de carnaval, de sexta-feira (19) até a terça-feira (25), atividades brincantes para as crianças e adolescentes atendidas pelo projeto.
As atividades dentro do evento "Carnaval da Garotada" se dividiram entre oficinas de leitura e produção textual sobre o carnaval e também confecção de máscaras, além de um Bloco Carnavalesco das Crianças.
A atividade lúdica é indispensável à saúde física, emocional e intelectual. Por meio da atividade lúdica, a criança e o adolescente desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima.

Seagri recupera estradas vicinais durante o período de Carnaval

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri), trabalhou durante o período de carnaval realizando reparos emergenciais e recuperação em estradas vicinais da Zona Rural do Município.Uma equipe da Seagri esteve de prontidão durante o final de semana atendendo solicitações e demandas de moradores de sítios e comunidades, buscando garantir a mobilidade entre essas áreas e a Zona Urbana.Os trabalhos foram concentrados no Sítio Cachoeirinha, na Vila Bento e do Sabiá ao Sítio Catolé.Na semana passada, antes do período carnavalesco, a Seagri recuperou as estradas dos Sítios Espinho e Várzea da Ema.

Dois mortos e um lesionado a bala no João Cabral em Juazeiro


Resultado de imagem para joao cabral juazeiro do nortePor volta das 00h30min, na rua Das Flores 2108, Bairro João Cabral, a população escutou disparos de arma de fogo, uma pessoa foi lesionada e encontra-se caída ao solo. Uma composição da Polícia Civil compareceu ao local e constatou as veracidades dos fatos. O SAMU foi acionado e constatou o óbito. O RABECÃO foi ao local para fazer o translado do corpo para o IML. Por volta das 00h48min, no cruzamento das ruas Virgínia De Mendonça com rua Da Paz, Bairro João Cabral, a população escutou 05 disparos de arma de fogo, uma pessoa foi lesionada e encontra-se caída ao solo. Uma composição da Polícia Civil compareceu ao local e constatou as veracidades dos fatos. O SAMU foi acionado e constatou o óbito. O RABECÃO foi ao local para fazer o translado do corpo para o IML.

Gabigol brilha, Gerson faz dois, Fla bate Del Valle e é campeão da Recopa


A América do Sul é, de novo, do Flamengo! No duelo entre o campeão da Libertadores e o da o Sul-Americana do ano passado, o time rubro-negro bateu o Independiente del Valle, do Equador, por 3 a 0, no Maracanã, e se sagrou campeão da Recopa Sul-Americana.
Resultado de imagem para flamengoAssim como em novembro, contra o River Plate, da Argentina, Gabigol foi o nome do título. O camisa 9 abriu o placar e participou ativamente do lance que gerou o segundo gol do Rubro-Negro - marcado por Gerson. O 'Coringa' ainda marcou mais um, já nos minutos finais.
Essa foi a terceira taça levantada pelo Flamengo em 2020. A equipe comandada por Jorge Jesus conquistou a Supercopa do Brasil, a Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca) e, agora, a Recopa Sul-Americana.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

OAB-CE vai ficar responsável por reabrir o diálogo com movimento dos policiais militares

Caberá à Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB-CE) ser a responsável por buscar o diálogo com o movimento dos policais militares no Ceará. Um grupo de advogados coordenado pelo presidente estadual da ordem, Erinaldo Dantas, irá ao quartel do 18º Batalhão, no bairro Antônio Bezerra. A missão é trazer à mesa de negociação um interlocutor da categoria.

Em São Paulo - Confirmado primeiro caso de coronavírus no Brasil


O Ministério da Saúde confirmou, hoje (26), o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo vírus causador do novo coronavírus (Covid-19).

Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (24), o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. “Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse hoje o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

Morre "Pai- avô" de Fernando Santana


A família do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana está de luto, morreu o senhor Lourival Santana, avô e uma especie de Pai avô para o deputado. Seu Lourival era um   exemplo de vida, de conhecimento aguçado da politica e dos problemas sociais do Brasil, que levou com lucidez até o seu ultimo dia de vida.


Resultado da inscrição para Fies e P-Fies sai nesta quarta

Os estudantes que desejam cursar uma graduação, mas não têm condições de arcar com as mensalidades das faculdades saberão amanhã (26) se foram pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O Ministério da Educação (MEC) divulgará o resultado no endereço eletrônico ou nas instituições para as quais se inscreveu.
Inscrição,  Fies, educação As inscrições para as duas modalidades começaram em 5 de fevereiro e terminaram no dia 14. De quinta-feira (27) até segunda-feira (2), os alunos pré-selecionados em chamada única deverão complementar as informações da inscrição no FiesSeleção, no endereço eletrônico , para contratação do financiamento. Quem ficou na lista de espera deve enviar informações até três úteis depois da divulgação da pré-seleção.
Na primeira modalidade, o novo Fies oferta vagas com juros zero para estudantes de renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.

Missa de Cinzas em Juazeiro do Norte


Resultado de imagem para quarta de cinzasEm Juazeiro do Norte, na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores as missas acontecem às 6h, 9h e 19 horas. Na Capela do Socorro será às 7h e 16 horas.

Missa de Cinzas em Crato

Resultado de imagem para quarta de cinzasEm Crato, na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha serão celebradas missas às 9 horas e 17 horas. Na Igreja de São Francisco de Assis às celebrações ocorrem às 7 horas e 19 horas. Na Capela do bairro Vila Lobo: 09 horas, Capela do bairro Mutirão: 10h30min e Capela do bairro Alto da Penha: 17h30min. 

Vice-ministro da Saúde do Irã está infectado com o novo coronavírus

Resultado de imagem para Iraj HarirshiO Irã confirmou nesta terça-feira que o vice-ministro da Saúde do país, Iraj Harirshi, está infectado pelo novo coronavírus.Este é um dos 95 casos confirmados da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em território iraniano.

Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus

O Brasil registrou nesta terça (25) o primeiro caso de coronavírus. A Folha apurou que o teste de contraprova de um paciente que já havia sido notificado como caso suspeito nesta noite também deu positivo.
Resultado de imagem para coronoa virusA informação foi confirmada com uma fonte envolvida no processo. Mais cedo, o homem havia testado positivo para o vírus no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e sido submetido ao teste de contraprova no Instituto Aadolfo Lutz, cujo resultado deve ser anunciado nesta quarta (26) pelo Ministério da Saúde. 
Com isso, o Brasil passa a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado do novo vírus que já matou 2.708 pessoas no mundo.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Legislativo, Executivo e Judiciário criam comissão para tratar de paralisação de militares


Os Poderes Constituídos do Estado do Ceará - Legislativo, Executivo e Judiciário - informaram na noite desta terça-feira (25), em nota conjunta, por sugestão do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a criação de comissão com objetivo de buscar uma solução para por fim à paralisação dos Policiais Militares do Estado. A Comissão será formada por integrantes de cada poder, com do participação do MPCE e acompanhamento do Exército Brasileiro