![]() |
Aerlon Avelino/Ascom |
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (26), no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena, mais uma sessão ordinária que reuniu debates, requerimentos e votações de projetos para o município. Na abertura dos trabalhos, durante o Pequeno Expediente, os vereadores Lukão (PSDB) e Capitão Vieira (MDB) trouxeram denúncias sobre a grave situação da saúde municipal, classificando-a como “caótica” e em “calamidade”, chegando a defender a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Nos requerimentos verbais, os parlamentares solicitaram desde ações de infraestrutura e pavimentação em diversos bairros até a intensificação da fiscalização contra queimadas urbanas e animais soltos nas ruas. Demandas ligadas à segurança, recuperação de praças, iluminação pública e operação tapa-buraco também foram pautadas, mostrando a diversidade das reivindicações que chegam à Casa Legislativa por meio dos vereadores.
A sessão também contou com o uso da tribuna pela diretora do Instituto Heitor Coelho (IHC), Rosemeire de Lima Gomes, e por mães de crianças atípicas, entre elas Sarah Raquel dos Santos Alves. Elas relataram a importância do acolhimento oferecido pelo instituto e denunciaram as dificuldades enfrentadas diante da quebra de rotinas de atendimento. Outras mães, como as senhoras Margarida e Yuki, também pediram mais inclusão, educação de qualidade e apoio especializado para seus filhos, alertando sobre a fila de espera por terapias e serviços essenciais. Os vereadores se colocaram à disposição para intermediar soluções junto ao município.
Na Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram projetos importantes, como o de indicação da vereadora Rita Monteiro (PSB), que institui a obrigatoriedade de implantação de um ambulatório dentro da Câmara Municipal, garantindo mais segurança e bem-estar a servidores, parlamentares e visitantes. Também foram aprovados o projeto de lei da vereadora Auricélia Bezerra (PSB), que autoriza o Executivo a instituir o Programa de Oftalmologia de Saúde Estudantil, voltado à prevenção e tratamento de problemas de visão em crianças da rede municipal; a mensagem do chefe do Executivo municipal que denomina Dr. Alcides Muniz Gomes de Matos a Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI Adulta) localizada no Hospital e Maternidade São Lucas; e projetos de resolução que concedem o Título Honorífico de Cidadão Juazeirense e a Medalha Cidade Juazeiro Comenda do Mérito Legislativo a personalidades pelos seus relevantes trabalhos feitos em prol do município de Juazeiro do Norte.
Encerrando a sessão, os vereadores utilizaram o Grande Expediente para destacar pautas relevantes para a população do município. O vereador Lukão (PSDB) destacou a carência de cuidadores nas escolas e de agentes de saúde nos postos, enquanto o vereador Vinícius Duarte (PSD) trouxe à tona a situação das pessoas em situação de rua no município. A reunião foi finalizada com a leitura dos requerimentos inscritos apresentados pelos parlamentares juazeirenses.