terça-feira, 29 de abril de 2025

Presidente da Alece propõe inclusão da 'Corrida Contra o Feminicídio' no Calendário Oficial do Ceará


Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) um projeto de lei que inclui a realização anual da "Corrida Contra o Feminicídio" no calendário oficial de eventos do Estado. A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização, sensibilização e o combate à violência contra a mulher, reforçando o compromisso do poder público com a proteção dos direitos femininos.

O projeto, de autoria do deputado Estadual Romeu Aldigueri, presidente da Casa, destaca a importância de ações que unem esporte e educação para fortalecer a cultura de paz e promover a igualdade de gênero. Segundo o parlamentar, “a Corrida Contra o Feminicídio é uma ferramenta poderosa de mobilização social, que combina a prática esportiva com a luta por uma sociedade mais justa, segura e igualitária. Nosso objetivo é sensibilizar diferentes públicos e envolver toda a comunidade nesse combate à violência de gênero.”

A proposta prevê que o evento seja realizado todo mês de agosto, período dedicado à campanha "Agosto Lilás", e que seja organizado em parceria com órgãos públicos, entidades da sociedade civil, movimentos sociais e iniciativa privada. Além de correr, a ação poderá incluir atividades complementares como palestras, oficinas, rodas de conversa e campanhas educativas, ampliando ainda mais a mensagem de conscientização.

Incluir a "Corrida Contra o Feminicídio" no calendário oficial reforça o compromisso do Ceará com a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher. Além disso, ajuda a dar visibilidade às redes de apoio e proteção às vítimas. A iniciativa busca promover uma reflexão coletiva e fortalecer as políticas públicas de proteção às mulheres, contribuindo para uma sociedade mais segura e igualitária.

Últimas notícias