quinta-feira, 1 de maio de 2025

Prefeito Evandro Leitão e governador Elmano acompanham visita técnica com o Ministério da Saúde no Hospital Nossa Senhora da Conceição



Unidade hospitalar no Conjunto Ceará passa por reforma para ampliar capacidade de atendimento

Na manhã desta quinta-feira (01/05), o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, acompanhado do governador Elmano de Freitas, do secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde, Mozart Sales, da secretária municipal da Saúde, Socorro Martins, e da secretária estadual Tânia Mara Coelho, participou de visita técnica no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição (HNSC), no bairro Conjunto Ceará. A unidade está sendo reformada para ampliar a capacidade de atendimento e qualificar os serviços prestados à população.

A iniciativa busca oferecer melhores condições de conforto e segurança para pacientes e profissionais, superando as limitações da estrutura anterior. O projeto prevê a reabertura integral do hospital e a implantação de novos serviços, como a clínica médica e centro de imagem.

Para viabilizar a obra, o prefeito articulou investimentos junto ao Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, reforçando o compromisso da administração municipal com a ampliação da rede de assistência hospitalar.

Durante a visita, o prefeito destacou a importância da ampliação do Hospital para a população. "Nós tivemos que interditar este equipamento devido ao risco que representava para os pacientes que o buscavam, e hoje nós viemos acompanhar o andamento das obras. Além de reformar, estamos qualificando o Hospital, ampliando os leitos de 80 para 144, e estruturando ele para oferecer mais serviços para a população,” afirmou Evandro Leitão.

O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, ressaltou que além de reformado, o Hospital passará por ampliação e requalificação. “Por determinação do presidente Lula, nós estamos aqui neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, vistoriando a obra desse hospital que será reaberto com uma estrutura ampliada, para diminuir o tempo de espera dos pacientes e melhorar o atendimento à população de Fortaleza. Além de realizarmos a ampliação dos leitos para 144, nós também vamos incorporar aos serviços do hospital exames como tomografias e ressonâncias magnéticas, garantindo toda uma estrutura de diagnóstico,” afirmou o secretário Mozart Sales. 

O governador Elmano de Freitas reforçou o valor do alinhamento entre as esferas municipal, estadual e federal para a realização desta e de outras iniciativas. “Estamos trabalhando juntos para melhorar a saúde pública da nossa população. Com a parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal, nós vamos realizar o sonho dos moradores dessa região de ter o hospital que eles merecem, em que as pessoas sejam atendidas com dignidade, possam contar com serviços de qualidade e tenham os seus problemas resolvidos,” ressaltou o governador Elmano de Freitas. 

A secretária da Saúde, Socorro Martins, também comentou sobre o impacto da obra. “O Hospital Nossa Senhora da Conceição voltará a ser referência para a rede, oferecendo serviços com qualidade e segurança”, pontuou.

Durante a execução das obras, profissionais e equipamentos do HNSC foram remanejados para outras unidades da rede municipal, como o Hospital e Maternidade Zilda Arns (Hospital da Mulher) e os Hospitais Distritais Gonzaga Mota, localizados nos bairros Barra do Ceará, José Walter e Messejana, garantindo a continuidade da assistência à população.

Sobre o HNSC

Interditado para obras, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição tem perfil para oferecer atendimento de emergência 24 horas na área de obstetrícia. A unidade também dispõe de enfermaria, clínica médica geral (via Central de Regulação de Leitos), salas de pré-parto e parto normal, alojamento conjunto e berçário. Após ampliado, somará atendimentos de emergência em clínica médica e terá um centro de imagem com tomografia e ressonância magnética.

Últimas notícias