quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Heitor Freire garante novas tecnologias para acesso a água potável no Ceará


Na  terça-feira (19), o deputado federal Heitor Freire (PSL) esteve presente em audiência com o Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, a fim de discutir e elaborar um plano de ações necessárias para o estado do Ceará. Um dos principais pontos abordados durante a reunião foi a questão dos recursos hídricos......


Heitor Freire entende que o uso de tecnologias que permitam a dessalinização na região é algo que merece atenção especial, principalmente para combater o problema da seca, mas também para atrair mais investimentos e indústrias, a fim de promover a geração de emprego e renda.

O ministro Pontes apresentou tecnologia israelense que conheceu durante visita ao país no início do ano. Um dos destaques ficou por conta da empresa Israelense Watergen, que doou 11 máquinas que transformam a umidade do ar em água. As máquinas podem produzir até 900 litros de água por dia, dependendo do local de instalação e da umidade do ar, que deve ser de, pelo menos, 15%. O ministro Marcos Pontes garantiu que uma dessas máquinas virá para o Ceará.

“Nós estamos elaborando um estudo para saber qual cidade vai receber a máquina. Sabemos que o acesso à água potável é imprescindível para ajudar a controlar doenças e também reduzir problemas como a mortalidade infantil e outros, além, claro, de permitir um maior cuidado com o preparo dos alimentos e o consumo das pessoas e animais. Temos certeza que essa máquina será muito bem aproveitada aqui no Ceará”, ressaltou o deputado.

Outro ponto discutido na reunião foi a formação de um grupo para discussão de políticas voltadas para o Nordeste. Dele já fazem parte os Ministérios da Educação, Agricultura, Desenvolvimento Regional, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Cidadania.

O ministro Marcos Pontes garantiu que em breve fará uma visita ao estado para conhecer de perto as necessidades da população cearense.

Últimas notícias