quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Educação do Crato realiza primeiro encontro pedagógico com diretores escolares do município


Durante a primeira reunião com os diretores escolares do município, o núcleo gestor da Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentou e discutiu os principais projetos e ações da pasta para 2019. Os desafios demonstram que a equipe educacional terá muito trabalho. O encontro aconteceu no auditório da secretaria, nesta terça-feira (12), durante a manhã.

“O nosso desafio para 2019 é acompanhar e combater a distorção idade-série. Vamos redistribuir os projetos escolares, de acordo com a realidade e necessidade de cada escola, de forma igualitária”, afirmou Acilana Bitú, Coordenadora Pedagógica da SME.

Para isso, a primeira explanação da manhã foi sobre o Programa Busca Ativa, uma ação federal para trazer de volta aqueles alunos que estiveram na escola, mas abondaram os estudos. Para isso, conforme mostrou a Secretária Adjunta da SME, Cirene Alencar, será necessária uma mobilização social de diversos atores para identificar esses alunos e reinserirem na escola.

“Já realizamos reuniões com as equipes da Saúde, Assistência Social, Esporte e Associações Comunitárias para que cada um, dentro do seu universo, identifique essas crianças e adolescentes”, explicou Cirene.

O Spaece, Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará, também foi apresentado pela coordenadora Tatiane, que parabenizou todo o esforço dos diretores, coordenadores e professores para o avanço na alfabetização dos alunos cratenses. Informou as próximas etapas, alertando sobre prazos e procedimentos.

Dentre outros assuntos técnicos e administrativos, a coordenadora Acilana apresentou a proposta da Jornada Pedagógica de 2019, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de fevereiro. A receptividade da programação foi bem positiva e contará com o Secretário de Educação de Sobral, técnico da Seduc Ceará e professores da URCA.

Parceria

Integrantes da Comissão de Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento, articulada pela Comissão do Selo UNICEF do Crato, fez uma explanação sobre as ações em torno deste objetivo. Conforme explicou Fabiana Morais, da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, “será implantado o fluxo de encaminhamento de crianças e adolescentes para a emissão do registro civil de nascimento, a partir de cada área: educação, saúde e assistência. Por isso, viemos aqui para estreitar a parceria em torno deste objetivo, que é também uma ação do Selo UNICEF”.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias