sábado, 26 de janeiro de 2019

TJCE - Crato, Juazeiro e Barbalha ganham Secretaria Regional Única


Os municípios do Crajubar ( Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), passa a contar a partir de agora com uma Secretaria Regional Única da Justiça. A unidade foi instalada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, ontem (sexta-feira (25), no Crato. A solenidade contou com as presenças dos prefeitos Zé Aílton Brasil (Crato) e Arnon Bezerra, de Juazeiro do Norte.

A Secretaria permite concentrar os expedientes das varas, deixando os gabinetes dos magistrados exclusivamente com a produção jurídica, como audiências e julgamentos. Além disso, gera padronização, especialização dos servidores, aumento da produtividade, redução da taxa de congestionamento e celeridade com a intimação eletrônica. A unidade fica localizada em imóvel cedido pela Prefeitura Municipal do Crato até a realização da reforma no Fórum da Comarca, onde funcionará em definitivo.

De acordo com o diretor da unidade, Alexandre Santiago, três órgãos internos compõem a Secretaria Regional: distribuição e saneamento de dados; central de gestão de mandados; e central de processamento eletrônico. “Acredito que com essa especialidade, divisão dos órgãos internos e treinamento de pessoal, a gente conseguirá dar maior agilidade à prestação jurisdicional como um todo”, afirma.

Ele destacou que o trabalho só foi possível graças à força-tarefa para a digitalização de processos e migração de dados para um só sistema. “Como ficamos fora dos fóruns, essa foi uma demanda essencial”, disse.

Na ocasião, o defensor público Aníbal Azevedo, da 1ª Defensoria Criminal do Crato, comemorou a inauguração da estrutura, “que é condizente com a modernização do serviço judiciário preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça e que tem sido espalhado pelo Brasil. Nós, que atendemos a população carente no Estado, louvamos o aspecto da segurança e manutenção do acervo processual, que evita perca de documentos e a publicidade das ações que otimiza o nosso trabalho.”

Últimas notícias