terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Programa Criança Feliz de Juazeiro do Norte é destaque em publicação nacional


Considerado um dos maiores programas voltados à Primeira Infância do mundo, o Criança Feliz de Juazeiro do Norte virou notícia na revista nacional da Fundação Bernard Van Leer “Da Ciência à Prática”, que conta através de imagens e matérias as experiências exitosas de boas práticas e apoio ao desenvolvimento infantil na América Latina.

Apenas duas cidades do Brasil foram escolhidas, e Juazeiro do Norte é destaque em matéria onde estão contidos argumentos técnicos e científicos junto a depoimentos de mães e parentes, enfatizando a transformação que o acompanhamento das 27 visitadoras tem causado na vida das 800 famílias atendidas pelo programa.

Para composição da matéria, o jornalista Mauri Konig e o fotógrafo Ratão Diniz acompanharam a atuação das equipes nas áreas de vulnerabilidade social, através de visitas às famílias assistidas. Resultado do trabalho integrador e atuante do Comitê Gestor, o programa está alicerçado em políticas de educação, saúde e assistência social. Logo, a gestão municipal inteira está comprometida e contribuem para a retirada dessas famílias de condições de risco.  

As entrevistas do Secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Sandoval Barreto, e das coordenadoras do Programa contribuíram com o conteúdo.
Programa Criança Feliz

A metodologia do programa consiste em visitas domiciliares promovidas por equipes específicas que acompanham o desenvolvimento das crianças e suas famílias. Nessas visitas, são realizadas avaliações das relações dos pais ou dos cuidadores com as crianças. São trabalhados os estímulos, análises do desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo.

O acompanhamento potencializa os serviços de proteção e atendimento integral à família e os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, já existentes nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

Últimas notícias