sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Prefeitura de Juazeiro do Norte lança PAT 2019


A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri), de Juazeiro do Norte, lançou ontem (quinta-feira, 10), o  PAT (Programa de Aração de Terras), voltado aos agricultores de base familiar. A estimativa é atender cerca de quinhentas famílias em toda zona rural do município, a custo zero para o agricultor. O evento aconteceu na casa do Sr. José Claudino de oliveira, no Sítio Novo e contou com a participação do Secretário Romão França, juntamente com todo corpo técnico da Seagri, os líderes comunitários dos cinco territórios monitorados pela Seagri, representantes classistas de várias comunidades rurais, o vereador Preto Macêdo, representando o poder legislativo municipal, Agnaldo Carlos, assessor especial do gabinete do Prefeito, Sergio Linhares, gerente da Ematerce em Juazeiro do Norte e o agropecuarista José Arnaldo Bezerra.

Em 2019 o Programa de Aração de Terras está em andamento, mas pelos primeiros levantamentos feitos pelos técnicos da Seagri, já é possível ter uma estimativa do total de beneficiários. A perspectiva são as melhores possíveis, podendo chegar a mais de 2 mil agricultores atendidos, o equivalente a 500 famílias.

O programa cresceu também na abrangência da aração, com a possibilidade de arar mais de 1,3 mil tarefas de terras. Para otimizar o processo do plantio, o trabalho foi feito no tempo certo, quando o produtor já recebeu as sementes do Programa Hora de Plantar da Ematerce, e ainda contará com o incremento de mais três tratores adquiridos através de parceria com o Governo do Estado.


De acordo com Romão França a orientação do Prefeito Arnon Bezerra é dá um melhor suporte as comunidades rurais. Para alcançar esse objetivo, a Seagri lançou um novo modelo administrativo, com a descentralização do serviço. As áreas rurais foram divididas em cinco territórios, com cada um deles formado por técnicos, que atuarão continuamente em suas respectivas áreas.  Os territórios ficaram divididos assim:

Associação Comunitária Rural da Vila São Gonçalo (Território 1) - Presidente: José Pereira da Silva.
Associação dos Moradores Rurais da Vila Maria Célia Callou (Território 2) - Presidente: Cícero Evandro Lobo da Silva.
Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Sabiá (Território 3) - Presidente: Ana Maria Agostinho de Morais.
Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Espinho (Território 4) - Presidente: Claudonilson Barbosa de Lima.
Associação Produtiva, Cultural, Educacional e Científica do Sítio Novo (Território 5) - Presidente: José Claudino de Oliveira.

“Todo esse trabalho é complementado por outras ações, que dão todo suporte necessário para alavancar os negócios da agropecuária do município e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos moradores da zona rural de Juazeiro do Norte”, finalizou Romão França.

(Assessoria da Seagri)

Últimas notícias