sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

De fevereiro a abril - Funceme indica probabilidade de 40% de chuva dentro da média histórica

O prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o período de fevereiro a abril de 2019 indica 40% de probabilidade de chuvas em torno da normal climatológica.

O estudo ainda aponta 30% de chance para chuvas acima da média e também 30% abaixo dela. Os dados foram divulgados agora pela manhã no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Para chegar aos dados, a Funceme realizou a análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala, além dos resultados de modelos numéricos globais e regionais, tanto da instituição estadual como de outras do País, incluindo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além de institutos internacionais.

É importante salientar que o prognóstico indica probabilidades referentes a uma tendência média do volume acumulado de chuva para o trimestre como um todo e não para cada mês, em particular. Em fevereiro de 2019 será divulgado o prognóstico climático para o Ceará abrangendo o trimestre março, abril e maio.

Mesmo com a maior perspectiva de chuvas dentro da média no Ceará, o aporte de água nos reservatórios não deve seguir a mesma tendência. Daí a necessidade da conscientização dos cearenses para economizar água.

Últimas notícias