sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Câmara dos Deputados pode ter recorde de candidatos à presidência da casa


A eleição para a presidência da Câmara pode registrar recorde de candidatos em eleições ordinárias. Até o momento, 8 deputados se apresentam como postulantes. Apenas em eleições convocadas após renúncia do titular foi registrado 1 número maior de concorrentes.

Os pré-candidatos até o momento são:
Rodrigo Maia (DEM)
Alceu Moreira (MDB)
Arthur Lira (PP)
Fábio Ramalho (MDB)
JHC (PSB)
Marcel van Hattem (Novo)
Marcelo Freixo (Psol)
Ricardo Barros (PP)

O número pode ser reduzido com a retirada de candidaturas. É comum os congressistas deixarem a disputa na última hora para negociar os votos que conseguiram por cargos na Mesa Diretora ou nas comissões.

O 1º desistente foi o deputado eleito Kim Kataguiri (DEM-SP). O demista decidiu na 4ª feira (23.jan) apoiar o candidato do Novo, Marcel Van Hattem. Na 5ª feira, Capitão Augusto (PR-SP) foi quem retirou seu nome.

O aumento no número de candidatos preocupa o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que busca a reeleição. Maia conta com uma ampla base de apoio formada por 13 partidos, mas parte dos candidatos tem conversado diretamente com cada deputado em vez das cúpulas partidárias.
Como o voto é secreto, pode haver traições no dia da votação.

Quando se elegeu em 2017, Maia derrotou 5 adversários. Teve 293 votos com o apoio de 1 bloco que detinha 360 cadeiras da Casa.

Agora, o grupo do demista tem cerca de 300 deputados.

Para a disputa acabar no 1º turno é preciso que o vencedor obtenha a maioria na Casa, de 257 votos. Quanto mais adversários, maior a probalidade de pulverização de votos.

Últimas notícias