quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

1ª lugar no Cariri e 12º no Ceará - Governo cratense se destaca em avaliação da Controladoria Geral da União (CGU)


A Prefeitura do Crato, através da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município se destaca na avaliação da Controladoria Geral da União (CGU), na escala Brasil Transparente, que colocou o município classificado em 1º lugar na Região do Cariri e 12º lugar no Estado do Ceará.

A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), e avalia o grau de cumprimento de dispositivo da Lei de Acesso à informação (LAI).

O Controlador do município, Otoni Bezerra, comemora a conquista e relaciona o bom desempenho ao trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal, no sentido de considerar a transparência favor primordial do governo do prefeito Zé Ailton. “Foi uma grata surpresa, pois a CGU fez uma avaliação de vários aspectos e o município do Crato em outras gestões chegou a ter nota bastante negativa. Estamos esperando ainda esse mês uma avaliação do TCE e estamos confiantes de alcançar uma excelente avaliação”, ressaltou Otoni.

O cumprimento da transparência e controle social são ações pertinentes da administração do prefeito Zé Ailton Brasil, que estabeleceu no seu plano de governo atender à demanda do Controle Social proporcionando o exercício da cidadania ao alcance do usuário do serviço público de forma clara e objetiva.

De acordo com o assessor da Controladoria e Ouvidoria, Raphael Sobreira, essa classificação é um ponto muito positivo para o município, comprova que o Crato evoluiu no patamar da transparência se colocando entre os melhores municípios do Estado do Ceará e primeiro lugar no Cariri em nível de transparência. “Essa avaliação representa muito para o serviço público e também para o cidadão. É a atuação do controle social que é exercido e que favorece toda a participação social da comunidade”, disse Raphael.

O assessor destaca que as mudanças foram significativas, como a modificação no site da Prefeitura, possibilitando o acesso à informação, o controle permanente dos gastos e despesas, a fiscalização da receita do município e a implantação da Ouvidoria Itinerante, que sai da secretaria e vai ao encontro da população. Ele destaca que o município do Crato será pioneiro, no Estado do Ceara, em instituir a Câmara de Conciliação em Ouvidoria.

Últimas notícias