quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Prefeitura do Crato investe em construção de Creche na comunidade Vila Lobo

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), está realizando uma importante obra para o município. Trata-se da construção de uma creche para o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que tem capacidade de atendimento de até 224 crianças.
A Creche funcionará na comunidade Vila Lobo e atenderá em dois turnos (matutino e vespertino), sendo que 112 crianças serão atendidas em período integral. A faixa etária é de 0 a 5 anos e 11 meses, distribuídos da seguinte forma: Creche I - 0 até 18 meses; Creche II - 18 meses até 3 anos; Creche III - 3 anos até 4 anos e Pré-escola - para crianças de 4 até 5 anos e 11 meses.

Segundo o Gerente da Célula de Elaboração e Apoio a Projetos Estruturantes da SEINFRA, Valdo Borges Filho, a área construída será de 1.269,81 m², tendo como finalidade atender ao usuário principal, no caso as crianças na faixa etária definida, seguindo todos os critérios de segurança e adequação. “O projeto arquitetônico adotado foi baseado nas necessidades de desenvolvimento da criança, tanto no aspecto físico e psicológico como no intelectual e social. Foram levadas em consideração a grande diversidade que temos no país, fundamentalmente em aspectos ambientais, geográficos e climáticos, em relação às densidades demográficas, os recursos socioeconômicos e os contextos culturais de cada região, de modo a propiciar ambientes com conceitos inclusivos, aliando as características dos ambientes internos e externos (volumetria, formas, materiais, cores, texturas) com as práticas pedagógicas, culturais e sociais”, explicou.

O equipamento contará com setorização por faixa etária para a promoção de atividades específicas de acordo com as necessidades pedagógicas, com a adoção de salas de atividades para cada faixa etária; ambientes de integração e convívio entre crianças de diferentes faixas etárias como: pátios, solários e áreas externas; Interação visual por meio de elementos de transparência como instalação de vidros nas partes inferiores das portas, esquadrias a partir de 50 cm do piso e paredes vazadas entre os solários; Equipamentos destinados ao uso e escala infantil, respeitando as dimensões de instalações adequadas, como vasos sanitários, pias, bancadas e acessórios em geral, para assegurar assim, o conforto, saúde e segurança dos usuários na edificação.

Serão 05 blocos juntamente com o pátio coberto que ficarão interligados por circulação coberta. Na área externa estão o playground e a área de estacionamento.

Segundo o gestor da SEINFRA, José Muniz, esse projeto trará comodidade, educação, conforto, segurança e mais qualidade de vida para a comunidade da Vila Lobo. “Estamos nos empenhando ao máximo para garantir melhorias infra estruturais para nosso município. Uma equipe compromissada somada ao apoio incondicional do prefeito Zé Ailton Brasil e da comunidade irá trazer benefícios constantes”, ressaltou.

A obra, que foi iniciada em março último, com o prazo de execução de 12 meses, custará R$ 1.335.193,24, tendo como contrapartida da Prefeitura Municipal do Crato, R$ 216.420,81 e os demais subsídios oriundos de recursos federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Assessoria de Imprensa

Últimas notícias