quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

IFCE e Meio Ambiente do Crato, promoveram com sucesso, I Feira de Piscicultura Ornamental


Com o objetivo de dar visibilidade a produção e comercialização de peixes ornamentais no Crato e região, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, promoveu, em parceria com o Instituto Federal do Ceará -IFCE, a 1ª Feira de Piscicultura Ornamental do município.

Mais que uma exposição, o evento, que ocorreu na Praça da Sé, coração da cidade, mostra o compromisso da gestão municipal em promover a geração de renda e emprego, através desse nicho. Para o empreendedor no ramo de pesca, Jefferson Pereira, que reside em Caririaçu e participou da atividade, a feira vem para integrar os produtores e atrair os consumidores, “principalmente nessa época de final de ano, que é um presente excelente”, disse ele.

O professor do Instituto Federal do Ceará- IFCE, Messias Alves, conta que o projeto foi formatado com estudantes e criadores. “Nós chegamos ao consenso que era importante montar a feira para divulgar a produção de peixes ornamentais, pra divulgar os produtores e também comercializar esses produtos”, explicou.

Messias fala ainda que, desde quando buscou a gestão, o apoio foi garantido. “Em nenhum momento a prefeitura deixou de nos apoiar, montou todo apoio e ta aí, o sucesso da feira sendo realizada”, finalizou.

Pelo menos dez estudantes do IFCE participaram do evento e seis expositores, maioria de Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte e Caririaçu, comercializaram mais de dez espécies de peixes e produtos durante a feira. Quem adquiriu um peixinho, saiu instruído pelos estudantes de como montar um aquário e o cuidado com a alimentação do alevino. De acordo com a organização do evento, nas próximas edições serão realizadas oficinas de capacitação para expositores e criadores.

O Secretário Adjunto de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Tiago Ribeiro, avaliou o evento como positivo. Segundo ele, a feira superou as expectativas pela participação da população. “A feira vem para dar visibilidade aos criadores de peixes da cidade e a nossa ideia é que o evento ocorra mensalmente nas praças do município”, ressaltou.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias