segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Arnon assina acordo de cooperação técnica para instalação da TV Senado em Juazeiro


O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, assinou nesta segunda-feira, 17, acordo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e o Senado Federal, para a instalação da TV Senado, com transmissão digital, integrante da rede de transmissão da TV Senado, no Município de Juazeiro do Norte.

Com isso, o Município sai na frente como pioneira no processo de instalação da emissora, que irá contemplar uma programação ampla da região do Cariri, pela localização estratégica do município juazeirense, além dos destaques em diversas áreas, como cultura, turismo, negócios e religiosidades. O acordo prevê também, mediante futura consignação, a instalação de Rádio FM.

O Chefe do Executivo juazeirense está pleiteando a instalação da TV Senado desde o ano passado, quando solicitou a vinda do novo sinal de tv aberta. Com isso, Juazeiro do Norte ganha um Canal Classe A, de maior potência, seguindo nas outras frequências para a TV Câmara, TV Assembleia e a TV que estará ligada diretamente à programação local, no canal 20.4. O Prefeito Arnon Bezerra propôs desde o primeiro momento, a denominação da emissora de TV Cariri.

Inicialmente serão beneficiados com as transmissões os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu e Missão Velha, com sinal digital de tv aberta. Os equipamentos básicos ligados à torre de transmissão serão instalados no Horto e já começam a ser adquiridos. Os retransmissores deverão receber investimentos de mais de R$ 2 milhões. Até março do próximo ano, os equipamentos deverão estar sendo encaminhados ao Município, adquiridos por meio do Senado.

O acordo prevê a adoção de ações conjuntas pelos partícipes, visando a transmissão dos sinais digitais da TV Senado, da TV de responsabilidade da Prefeitura, por intermédio do Canal 20, correspondendo à faixa de frequência de 506 a 512 MHz, consignado ao Senado Federal pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, conforme portaria assinada em 2 de agosto de 2018. A emissora terá uma multiprogramação dos sinais de responsabilidade do Senado, que inclui a TV senado e TV Câmara, e da prefeitura, com a TV responsável pelo município.

Os equipamentos para a instalação da TV já estão em processo de licitação, sendo que alguns relacionados ao processo técnico do espaço de recepção dos aparelhos, estão sendo adquiridos por meio da Prefeitura de Juazeiro do Norte. Mesmo com a emissora aberta em nível regional, a administração ainda poderá obter duas horas de programação por dia (uma hora pela manhã e uma hora à noite) por parte da TV Senado, para transmissão nacional, exceto durante as transmissões da plenária do Senado, para que seja inserida programação institucional destinada a divulgar o trabalho do poder público de Juazeiro do Norte, mediante critérios estabelecidos no acordo.

Durante a assinatura, esteve presente o representante do Senado, o assessor técnico, Luis Carlos Fonteles, além do Chefe de Gabinete, Nildo Rodrigues, e a Secretária de Comunicação, Elizangela Santos. Esse projeto inicia o processo de interiorização da TV Senado pelo país, tendo Juazeiro do Norte como cidade piloto, pela sua relevância em termos referenciais para o Brasil. Segundo Luis Fonteles, o Cariri e a terra do Padre Cícero têm forte representatividade, com uma mística importante no inconsciente coletivo do Brasil.

O Prefeito Arnon Bezerra ainda destacou o simbolismo forte do Padre Cícero, para ser visto num contexto maior. Ainda ressaltou as condições culturais e turísticas da região e o do desenvolvimento nos últimos anos. Cada canal, incluindo o da TV Senado, deve contar com programação própria, durante todos os dias da semana.

Projeção regional

O Prefeito Arnon Bezerra esteve em Brasília, em dezembro do ano passado, para tratar da conquista da emissora e destacou o apoio irrestrito da vinda da TV Senado para Juazeiro do Norte, com abrangência regional, determinante no processo de divulgação da cultura e desenvolvimento do Cariri. O Chefe do Executivo ainda destacou a importância cultural do Juazeiro do Norte e região para o mundo, com sua riqueza peculiar e que poderá gerar matérias até nacionalmente, para serem apresentadas na grade de programação da TV Senado, com material de grande qualidade.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias