quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Mauriti é contemplada com projeto de da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará

A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, divulgou o resultado preliminar de avaliação dos municípios que irão ser contemplados com o projeto Toda Banda de Música é uma escola. Com esta avaliação o município de Mauriti cumpriu todas as etapas do edital e deverá receber o projeto.
O trabalho feito pelo secretário Divan Santana e toda equipe da Secult, vem concretizar um sonho de todos os mauritienses que é ter no município uma banda de música.

O PROJETO
O projeto Toda Banda de Música é uma Escola se propõe ser um canal de formação, difusão e fruição da música instrumental que tem por objetivo apoiar, promover e fortalecer o Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará, atendendo às diretrizes, aos objetivos e às metas 17 e 20 do Plano Estadual da Cultura, e alinhados aos objetivos previstos no Plano Estadual Cultura Infância e do Programa Mais Infância Ceará.
O Sistema Estadual de Bandas de Música (SEBAM) foi criado pela Lei Nº13.605, de 28 de junho de 2005 ​e vincula-se à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por intermédio da Coordenação de Ação Cultural - CODAC, com o objetivo de sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo às bandas de música de todo o estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por estas instituições.
O projeto ​Toda Banda de Música é uma Escola faz parte da política de ampliação e requalificação da infraestrutura cultural no interior estado e, ao mesmo tempo, atende a uma das principais demandas levantadas por regentes, instrumentistas, gestores públicos, professores, estudantes e demais agentes e instituições que compõem a rede de bandas de música do Ceará, de maneira a fortalecer as políticas do Sistema Estadual de Bandas de Música, às demais políticas culturais do Estado para o campo da música.
O ​Programa Toda Banda de Música é uma Escola tem como objetivo reconhecer e fortalecer a banda de música como instrumento imprescindível de formação e fruição cultural de crianças e adolescentes para a experiência da música como meio do desenvolvimento pessoal e social.
A banda de música é compreendida no referido programa como uma escola livre para educação musical, a qual envolverá músicos profissionais, regentes, arte educadores e escolas da cidade por meio de oficinas, ensaios e apresentações artísticas e demais atividades formativas e de fruição cultural.
Kit de instrumentos (46 itens) por município selecionado:
20 (vinte) Flautas germânicas; 03 (três) clarinetes; 02 (dois) Saxofones Alto; 01 (um) Saxofone Tenor;  03 (três) Trompetes; 02 (dois) Trombones; 01 (um) Bombardino; 01 (uma) Tuba Sib; 01 (um) Bombo; 01 (uma) Caixa; 01 (um) par de pratos;  10 (dez) estantes para partituras.

Assessoria de Imprensa

Últimas notícias