segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Romaria encerra com balanço positivo de trabalho realizado pela administração municipal

Com mais de 80 mil pessoas nas principais ruas do Centro de Juazeiro do Norte, foi encerrada no último sábado, 15, as festividades alusivas à Padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores. o encerramento foi marcado com a bênção final do bispo diocesano, dom Gilberto Pastana, na Praça da Matriz. A procissão foi iniciada às 17 horas, saindo da Basílica pela Rua Padre Cícero, seguindo na Alencar Peixoto e depois Rua São Pedro. O Prefeito em exercício de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, juntamente com secretários da administração, prestigiaram o momento, acompanhando o percurso, além da presença do prefeito licenciado, Arnon Bezerra. Esta romaria conta com mais de 250 mil visitantes durante essa época do ano.

O pároco da Basílica, Padre Cícero José, destacou o empenho da administração na organização da festa e a atuação das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Turismo e Romaria, Desenvolvimento Social e Trabalho, Secretaria de Segurança, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Guarda Municipal, que trabalharam com equipes especiais, para organização e atendimentos aos turistas e romeiros que estiveram na cidade durante este período.

Os festejos foram iniciados no último dia 1º de setembro, com os noitários, procissões, carreatas, procissão dos carros, dos carroceiros, entre outras manifestações em homenagem à Mãe das Dores. A maior parte dos romeiros começou a chegar a partir 10 de setembro, abrindo o ciclo das grandes romarias de Juazeiro do Norte, que segue até fevereiro, com os festejos alusivos à Nossa Senhora das Candeias. Durante a bênção, foi realizado um momento em memória aos romeiros falecidos em acidente no início da romaria, com toque de silêncio.

Este ano, a administração municipal de Juazeiro do Norte, tendo em vista o grande fluxo de romeiros, entregou à população a Praça Padre Cícero, um dos espaços mais importantes da cidade, para contemplar a chegada e a boa acolhida dos visitantes. As ruas bem iluminadas e praças da cidade foram outra grande novidade, possibilitando mais segurança e organização.

O cortejo da procissão ainda contou com a presença de brincantes da cultura popular, integrantes do I Encontro de Palhaços do Cariri, fanfarras, que continuaram a apresentação na Praça Padre Cícero, dando mais brilho a festa alusiva à Nossa Senhora das Dores.

Equipes da limpeza foram ampliadas e o trabalho intensificado durante o período, com grupos divididos em turnos diários e noturnos, para possibilitar a todos uma cidade melhor para recepcionar os romeiros de todo o Nordeste brasileiro neste período.

Assessoria

Últimas notícias