quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Programa Escola Integradora lançado para 33 escolas de Juazeiro do Norte


A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação, lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira, dia 05, o Programa Escola Integradora. Transformado em política pública em Educação pelo Município, o programa vem realizando, um trabalho de integração entre todos os agentes de educação da rede municipal. De caráter institucional, tem como objetivo promover a qualificação da leitura, escrita, raciocínio lógico e da disciplina na escola, através da interação com a família e membros da comunidade escolar.

 O evento aconteceu no auditório do Memorial Padre Cícero e contou com a presença de autoridades do Município, do Reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Lang Ness, e Pró-reitores, membros da comunidade escolar e representantes de pais de alunos. O programa envolve atualmente 33 escolas da rede municipal e tem como meta estender esse trabalho para todas as unidades.

De acordo com a Diretora Pedagógica da Seduc, Professora Carmen Lúcia Tomaz Bezerra, o Programa Escola Integradora é uma proposta que integra e reconhece todos os sujeitos que compõe o espaço educativo, permitindo e reconhecendo neles a autoria dos processos. Ela destaca avanços numa perspectiva de sustentabilidade, na busca de uma educação de qualidade”, afirma.

90 escolas farão parte

A Secretária Maria Loureto, considera que esse é um momento de importância incomparável na rede municipal de ensino e afirma que é intenção da Seduc inserir de forma oficial todas as 90 escolas municipais no programa até o final do ano letivo de 2018. No entanto, afirma que, mesmo que ainda não façam parte do programa, as demais escolas já atuam de forma cotidiana dentro dos princípios do Escola Integradora.

A Secretária Maria Loureto destacou a importante parceria com a UFCA e os esforços desprendidos pela instituição, apoiando a Seduc durante a realização e execução de várias ações, como a seleção para gestores escolares e formação pedagógica de técnicos da educação.

Política pública e avanços

O reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness, parabenizou a iniciativa da Administração Municipal ao transformar o programa Escola Integradora em Política Pública. O Procurador Geral do Município, Micael François, que representou o Prefeito em Exercício, Giovanni Sampaio, declarou que a Educação de Juazeiro do Norte é prioridade da Gestão Municipal e destacou as importantes conquistas realizadas pela pasta desde janeiro de 2017, a exemplo da conquista do Selo Verde Escuro do Sistema de Avaliação Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). “Essa é uma prova que a Educação é prioridade e nosso objetivo é transformar Juazeiro do Norte em referência da Educação

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias