terça-feira, 11 de setembro de 2018

Pesquisa Ampla -O Estado - Cid, 53,4% e Eunício, 29,5% lideram para o Senado


A pesquisa Ampla/O Estado também sondou os eleitores sobre a disputa para o Senado Federal. Na pesquisa estimulada, em que o eleitor é apresentado a uma cartela com os nomes dos candidatos que disputam o pleito deste ano, Cid Gomes (PDT) lidera isolado com 53,4% da preferência do eleitor. Eunício Oliveira (MDB) vem na sequência com 29,5%. Os resultados levam em consideração a soma do 1º e do 2º voto.
Depois de Cid e Eunício, o candidato do Pros, Eduardo Girão, foi o que melhor pontuou. Ele alcança 7%, contra 4,5% de Pastor Pedro Ribeiro (PSL). A candidata do PSDB, Dra. Mayra, é a quinta colocada, com 4,2% das intenções de votos.

Dois
Neste ano, todos os estados e o Distrito Federal elegerão dois senadores, renovando em dois terços o Senado. Diferentemente da eleição para deputado, a de senador é majoritária, vencendo os dois mais votados, da mesma coligação ou não. Dos dois senadores que terminam mandato, só Eunício é candidato. José Pimentel (PT), o outro, desistiu.

Rejeição
O senador Eunício Oliveira, que disputa a reeleição, é o candidato mais rejeitado, segundo o levantamento, com 16,3% . Cid Gomes soma 6,6% de rejeição e é seguido por Pastor Pedro Ribeiro com 6,2%.
A soma dos eleitores que afirmam não votar “em nenhum deles” chega a 9,5%. Os que não rejeitam nenhum dos candidatos e, portanto, declaram que “votariam em qualquer um deles” somam 10,3%. Os entrevistados que responderam não saber em quem votar representam 26,4%.

Ficha
O levantamento do instituto foi encomendado pelo jornal O Estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Segundo o Ampla, isso significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. O instituto ouviu 1.111 eleitores entre os dias 5 e 8 deste mês, em 52 municípios do Ceará. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) sob o protocolo CE-04897/2018.

(O Estado)

Últimas notícias