sábado, 8 de setembro de 2018

Lei da Ficha Limpa é responsável por apenas 1 em cada 38 indeferimentos de candidatura no País

No Ceará, por enquanto, apenas Macedão está enquadrado na lei 

A Lei da Ficha Limpa, na qual está enquadrado o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi responsável, até agora, por apenas 16 do total de 606 indeferimentos de candidaturas pela Justiça Eleitoral, visando o pleito de outubro.
Isso equivale a 2,6% do total de registros indeferido, ou 1 a cada 38, aproximadamente. Segundo dados estatísticos divulgados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), outros 537 pedidos tiveram como razão para seus indeferimentos, ausência de requisito de registro. Houve ainda 31 impugnações e 21 pedidos de indeferimento de partido ou coligação, além de 1 caso de abuso de poder. O TSE informa também que 167 dos 606 indeferimentos realizados ainda são alvo de recursos e podem ser revertidos em favor dos postulantes a cargos eletivos, caso haja revisão judicial das sentenças inicialmente impostas.
Esse é o caso do próprio Lula, que teve seu pedido de registro de candidatura à Presidência da República indeferido pela Corte, em sessão finalizada no início da madrugada do dia 1º deste mês.
Caso não consiga reverter a decisão, o PT e a coligação “O Povo Feliz de Novo” têm a opção de substituir o nome de Lula na cabeça de chapa até a próxima terça-feira (11).
O nome mais cotado é o de Fernando Haddad (PT), registrado inicialmente como candidato a vice-presidente. Manuela D’Ávila (PCdoB) ocuparia o posto de vice na chapa.
Situação geral das candidaturas
Em todo o País, 13.329 pedidos de registro de candidaturas aos cargos de presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador, suplente de senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital já foram consideradas aptas pela Justiça Eleitoral. Outras 906 foram apontadas como inaptas. Ainda aguardam julgamento 14.567 pedidos.
Ceará
No Ceará, apenas o candidato a deputado federal Macedão (PP) está enquadrado pela Lei da Ficha Limpa, até o momento. Diferentemente de Lula, contudo, Macedão não tem recurso contra o indeferimento de sua candidatura.
(Edison Silva)

Últimas notícias