segunda-feira, 3 de setembro de 2018

II Cavalgada marca abertura da Romaria de Nossa Senhora das Dores


Com a presença de mais de 100 cavaleiros, a Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte, foi aberta de forma oficial com uma grande cavalgada. O objetivo do evento é relembrar a tradição dos primeiros viajantes que passaram pela cidade, ainda como vila Tabuleiro Grande, com seus cavalos e carros de boi.

Percorrendo as principais vias da cidade, as avenidas Padre Cícero e Castelo Branco e Rua São Pedro, a procissão dos cavaleiros que abre o quinzenário de festejos da principal festa religiosa de Juazeiro do Norte, saiu da praça do Giradouro e seguiu até o largo da Basílica de Nossa Senhora das Dores. Na chegada, os participantes receberam uma benção e houve também sorteio de brindes.

A Prefeitura Municipal é parceira do evento, e diversas Secretarias estão envolvidas na realização da romaria.  Para a cavalgada, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento coordenou as atividades do setor público. Também contou como apoio das Secretarias de Segurança e Cidadania, Saúde, Meio Ambiente e Serviços Públicos e da Guarda Civil Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

O Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, participou do evento e destacou a importância da tradição para manter viva a cultura local. “Num evento dessa magnitude, mostramos para toda a comunidade um pouco da cultura nordestina, do vaqueiro, dos carros de boi, relembrando o nosso passado tão importante”, destacou.

O Chefe do Executivo determinou desde que assumiu a administração, um trabalho integrado nos diversos setores, como forma de qualificar cada vez mais o atendimento ao romeiro, além de garantir uma boa receptividade e estada aos fiéis de Nossa Senhora das Dores e do Padre Cicero. A festa segue com vasta programação até o dia 15 de setembro. Até lá serão realizados noitários, procissões, caminhadas e festejos à Mãe das Dores, mobilizando milhares de pessoas de todo o Nordeste do País.

Últimas notícias