quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Educação Pública de Milagres obtém avanços no IDEB


O mais recente resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica apresentou o Estado do Ceará ocupando o sexto lugar em todo o país e o primeiro do Nordeste. Os avanços foram recebidos com festa por todos os profissionais da educação, principalmente nos municípios que tiveram melhorias.

Em Milagres, das 11 escolas avaliadas, 8 obtiveram avanço no IDEB, apesar de todas as dificuldades que ainda enfrentam as unidades gestores. Os dados são comparativos de 2015 e 2017, quando é aplicado o exame no prazo de 2 anos. Os resultados, considerados ainda tímidos, integram algumas mudanças implementadas pela gestão do Prefeito Lielson Landim.

Para a Secretária de Educação, Francisca Glaucineide Santana Gonzaga, esses primeiros resultados, apesar do pouco espaço de tempo, haja vista que os dados são de 2017, primeiro ano de gestão do Prefeito Lielson Landim, já sinalizam para a aprovação das mudanças implementadas que, por muitas vezes, deixaram de ser compreendidas pelos próprios pais e criticadas por pessoas que possuem pouco conhecimento em educação.

“Os primeiros resultados obtidos muito nos anima, uma vez que constatamos que, apesar de tímidos pelo pouco tempo de gestão, estamos no caminho certo, realizando formações continuadas com coordenadores e diretores na própria secretaria, formações continuadas com professores em sala de aula, além do acompanhamento feito com as famílias, a verificação de evasões com intervenções pedagógicas”, asseverou a secretária.

Ela discorreu ainda que; “outro ponto positivo foi à melhoria na aplicação periódica do Programa Saúde na Escola – PSE, com a oferta de consultas médicas especializadas para os alunos, quando apresentada alguma necessidade que dificulte a sua aprendizagem, a realização de exames oftalmológicos com a disponibilidade de óculos gratuitos, bem como, a emissão de laudos para consultas direcionadas ao CREAS e CRAS para total acompanhamento de profissionais e a ampliação de cuidadores para alunos especiais”, disse Glaucineide.

As unidades escolares que obtiveram melhorias no IDEB (2017), foram;

·        Escola de Ensino Infantil e Fundamental Castelo Branco – Vila Fronteiro;

·        Escola de Ensino Infantil e Fundamental Dona Mariquinha Belo – Distrito do Rosário;

·        Escola de Ensino Infantil e Fundamental Francisco Gilvan Morais – Sítio Unha de Gato;

·        Escola de Ensino Infantil e Fundamental João Belém de Oliveira – Sítio Santa Catarina;

·        Escola de Ensino Infantil e Fundamental José Rodrigues Bezerra – Sítio Carnaúba;

·        Escola de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Correia da Silva – Sítio Taboquinha;

·        Escola de Ensino Infantil e Fundamental Marieta Calls – Sede;

·        Escola de Ensino Infantil e Fundamental Oséias Leite Belém – Vila Café da Linha.

O Prefeito Lielson Landim, disse que o sentimento é de alegria e satisfação, pois mesmo em meio a tantas dificuldades, começam a aparecer os primeiros resultados de investimentos que estão sendo feitos e que só aparecerem nos anos seguintes. Para ele, tudo isso representa uma comprovação do caminho tomado por sua gestão, no tocante a educação. Lielson parabenizou aos professores, coordenadores e diretores, responsáveis diretos pelos resultados.

(Assessoria de Comunicação)

Últimas notícias