quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Crato recebe V Encontro de Cuidadores de Alzheimer do Cariri


Foto: Reprodução
 A Organização Mundial de Saúde estima que Alzheimer seja a forma mais comum de demência, responsável por 60% a 70% dos casos. Para conscientizar a população sobre o tema, o dia 21 de setembro é lembrado o Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer. Em alusão à data, a Unidade local do Sesc realiza programação durante todo o mês no V Encontro de Cuidadores de Alzheimer do Cariri.
O encontro acontece anualmente no mês de setembro, idealizado pela psicóloga Lia Limaverde. O objetivo principal é partilhar conhecimentos sobre a doença, o processo do envelhecimento e os cuidados. Uma equipe multidisciplinar discute a temática, trazendo novidades, práticas para o cuidado e promovendo a troca de experiências entre os participantes. Sinais de alerta e diagnóstico precoce os primeiros sintomas da doença de Alzheimer são sutis. De acordo com a psicóloga Lia Limaverde, é comum que os sintomas iniciais sejam confundidos com o processo natural de envelhecimento. Lapsos de memória, dificuldade de reconhecer objetos comuns, desorientação de tempo e espaço e alterações de humor devem acender o sinal de alerta.
É fundamental estar atento aos primeiros sinais, assim, é possível realizar o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento. A descoberta permite que a pessoa diagnosticada e os familiares se preparem e se informem sobre o avanço da doença. “Quando diagnosticada no início, é possível retardar o avanço e controlar os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida”, esclarece a psicóloga.
Modos de prevenção         
O cérebro começa a se degenerar a partir dos 50 anos de idade. Cuidar do cérebro e do corpo pode retardar o aparecimento de doenças. Atividades físicas são recomendadas para garantir uma boa qualidade de vida. Além disso, leitura e jogos como sudoku e palavras cruzadas também ajudam a exercitar o cérebro. “Ter uma
alimentação saudável e constantemente aprender coisas novas também são medidas de prevenção”, completa Lia Limaverde.
A programação completa e as inscrições podem ser feitas através do link. Elas também podem ser realizadas de forma presenciais no Programa Assistência. É necessário doar 1kg de alimento não perecível.
Serviço:
V Encontro de Cuidadores de Alzheimer do Cariri
Datas: 14, 19, 21 e 22/9
Local: Crato
Informações: (88) 3523.4444

(DN)

Últimas notícias