domingo, 12 de agosto de 2018

Mais de 800 candidados disputarão vagas de deputados federais e estaduais

Os partidos ainda terão até o próximo dia 15 para apresentarem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) os pedidos de registro dos seus candidatos aos cargos de governador, senadores  e deputados federais e estaduais (nas eleições deste ano serão eleitos o governador e o vice, dois senadores, 22 deputados federais e 46 deputados estaduais), mas nas atas das suas respectivas convenções partidárias, acontecidas até o último domingo, 5 de agosto, entregues ao TRE, no início da semana passada, tem a relação de todos os nomes que foram homologados para a disputa deste ano.
Numa rápida leitura dessas atas pode-se constatar a existência de 272 nomes de postulantes a vagas na Câmara dos deputados, e de 580 para a disputa de lugares na Assembleia Legislativa. Do total de candidatos, 30% são de mulheres, embora alguns dos nomes delas sejam apenas para cumprir a obrigação legal.
O único partido que indicou o número máximo de candidatos para a Assembleia Legislativa foi o PROS, 69 no total. Aliás, na última sexta-feira, o deputado estadual Roberto Mesquita, um dos nomes apresentados pelo partido, desistiu de disputar um  novo mandato e terá seu nome substituído.