segunda-feira, 2 de julho de 2018

Guimarães participa da inauguração do Centro de Formação Olímpica


“Um equipamento que deve revolucionar a formação de atletas no Ceará”, assim definiu o Cento de Formação Olímpica do Ceará, o deputado federal José Guimarães. O CFO foi inaugurado oficialmente neste domingo (1), oferecendo o que há de mais moderno para práticas esportivas e desenvolvimento de novos atletas. O governador Camilo Santana comandou o início da programação de atividades. A estrutura comporta o maior ginásio esportivo do Brasil, piscinas (olímpica e de saltos ornamentais), campo de futebol, pistas de atletismo, skate e BMX, ginásio para ginástica olímpica, salas para lutas, quadras de vôlei de praia e de tênis, totalizando 26 modalidades olímpicas e paralímpicas. “Vale lembrar que o projeto e parte dos recursos vieram ainda no governo da presidente Dilma, que sempre valorizou o esporte e a juventude”, comentou Guimarães.
“Estamos entregando hoje oficialmente o maior Centro de Formação Olímpica do país. Ele já funcionava em fase de testes, recebeu federações de Cuba e Argentina durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Já sediamos um evento internacional que é o UFC, foi assistido pelo mundo todo. Estamos agora fechando uma parceria com a Caixa Econômica Federal que vai custear o funcionamento e faremos também muito projetos sociais, começando com o atletismo”, disse o governador.
O equipamento
O ginásio esportivo é multiuso, com capacidade de público para até 17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 21.000 expectadores (modo evento), como também camarotes, bares, salão e sala tecnológica para transmissões.
O Centro conta também com hotel, refeitório e alojamento para até 248 atletas e heliponto para duas aeronaves.
Mais de 110 mil espectadores e cerca de 22 mil atletas já passaram pelo equipamento, em sua fase de testes. Entre os eventos de destaque estão os shows do cantor Roberto Carlos e da banda Scorpions; uma edição do Ultimate Fighting Championship (UFC); jogos do Novo Basquete Brasil; finais da Supercopa de Voleibol Masculino e Feminino; além de dezenas de eventos de âmbito nacional, regional e local.