segunda-feira, 9 de julho de 2018

Coletivo Camaradas abre inscrições para grupo de poesia na Comunidade do Gesso

Incentivar à leitura, o protagonismo infantil e o envolvimento através da poesia são questões que vêm sendo trabalhadas no Gesso, a partir do Programa Território da Palavra, que visa contribuir para que a localidade seja uma comunidade leitora.
O Coletivo Camaradas está com inscrições abertas para o grupo de poesia que será criada com crianças da Comunidade. Ele se reunirá semanalmente para conhecer escritoras e escritores, ver vídeos, fazer leituras, participar de eventos literários e de artes, escrever poemas e realizar intervenções artísticas.
Crianças a partir de 9 anos poderão participar do grupo. As inscrições são realizadas na sede do Coletivo Camaradas e as vagas são limitadas.
Para a coordenadora da Roda de Poesia do Coletivo Camaradas, a doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Ceará, Luciana Bessa, o grupo é um instrumento potente para democratizar o acesso à literatura e de permitir a socialização das crianças. Ela destaca também a importância para o desenvolvimento da escrita, leitura e a criatividade. “Essa é uma estratégia para ampliar a visão de  mundo e empoderamento social” frisa a doutoranda.
Marta Regina, mestre em História
A coordenadora do Poste Poesia, a mestre em História, Marta Regina defende que a arte deve fazer parte da vida das pessoas e destaca que é  fundamental pensar um fazer artístico e literário neste sentido. O Poste Poesia, que é desenvolvido na Comunidade do Gesso, é umas das ações que fazem parte  do Programa Território da Palavra e  já é replicado em diversos estados brasileiros através de uma articulação do Coletivo Camaradas.


(Coletivo Camaradas)

Últimas notícias