sábado, 7 de julho de 2018

Camilo, Eunício e prefeito Zé Aílton Brasil entregam novo Parque de Exposições do Crato


"No último dia que a legislação eleitoral me permite entregar obras, quero dizer que hoje estou realizando um sonho. Um sonho que não é só meu, mas de todos os cratenses e todos os caririenses". Foram com essas palavras que o governador Camilou Santana, que é cratense, entregou nesta sexta-feira (6), o novo Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti,  que anualmente sedia a Expocrato, uma das maiores feiras de derivados do Nordeste.
O evento contou com a participação do presidente do Congresso Nacional Eunício Oliveira, do prefeito do Crato Zé Aílton Brasil, dos deputados federais José Guimarães, José Airton Cirillo, André Figueiredo, do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tim Gomes e Anderson Palácio, além prefeitos da região e de dois netos do ex-prefeito do Crato Pedro Felício Cavalcante: Érico Felício e Cleber Filho. Érico e Cleber Filho receberam do governador Camilo Santana, placa em homenagem ao fundador da Expocrato.
O novo equipamento passou por quatro meses de reforma, onde 400 trabalhadores se revezaram diurtunamente  para que o parque fosse entregue a tempo da realização da Expocrato, que este ano, tem início no próximo dia 14 e vai até o dia 22 de julho.
Frequentador da Expocrato há quase 50 anos, o aposentado Marcos Peixoto de Oliveira, 67, reconheceu o esforço do governo do estado na ampliação do parque de exposições. "Há anos, nós cratenses esperávamos por essa ampliação que, pelas maõs do nosso governador, finalmente  aconteceu. Essa ampliação, com esse novo espaço interno, vai trazer mais conforto agilidade para nós frenquentadores", afirmou.
O Governo do Ceará investiu R$ 35 milhões nas obras de reforma e ampliação do parque que passa a servir agora em diante como um espaço multiuso para a população de toda a região. O parque funcionará o ano todo e está preparado para receber diversos eventos, desde um grande show, como acontece durante a Expocrato, como um encontro de famílias nos finais de semana. O equipamento contará com uma raça arborizada e será um excelente espaço para a prática de atividades esportivas e de convivência para a realização de pequenos eventos.
O equipamento terá duas grandes zonas; a zona do recinto da feira, onde se concentram 21 edifícios dedicados às diferentes funções, como recepção, boxes para artesanato, sala multifunções/exposições/museu, e uma sala dedicada aos engenhos de rapadura que fazem parte da história local; e a zona de parque/eventos temporários, constituídas maioritariamente por zonas livre e áreas verdes, destinadas a acomodar grandes eventos.
A zona para realização de shows e eventos passou dos 20 mil m² para quase 50 mil m². O estacionamento também foi ampliado e agora conta com 600 vagas. “Todo o equipamento recebeu novas instalações elétricas e sanitárias. A arena de shows que anteriormente não contava com piso apropriado, o que causava muito desconforto aos visitantes, foi toda pavimentada. E um grande destaque é a arena para leilão de animais, um dos primeiros parques no País a ter um espaço reservado para essa finalidade.
Para a professora Célia Alencar, 45, o parque de exposição merece destaque pelo seu novo designer. "Sem dúvida uma arquitetura moderna, bem trabalhada, onde as pessoas terão prazer em conhecer e percorrer todas as salas e prédios do equipamento. Com certeza vai atrair mais público e deixar todos nós orgulhosos dessa exposição que ao longo dos anos contribuiu para o desenvolvimento do Crato", disse a professora.
 MINHA CASA MINHA VIDA
O governador Camilo Santana também anunciou ao lado do senador Eunício Oliveira, a construção de 982 casas do Programa Minha Casa Minha Vida, no Conjunto Residencial São Bento, no Crato;  e outras 912 casas no Conjunto Padre Cícero, em Juazeiro do Norte; totalizando quase R$ 150 milhões. A ordem de serviço foi dada pelo governador e contou com a presença do diretor regional da Caixa Econômica Federal Alexandre Sampaio. 

Últimas notícias