sexta-feira, 15 de junho de 2018

SEAMA realiza 1º Dia de Campo da Bovinocultura de Leite de Mauriti


O Governo Municipal de Mauriti, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceira com a Betânia Lácteos, realizou na sexta-feira (8), no sítio Giqui, Fazenda Santa Fé, Palestina do Cariri, o I Dia de Campo da Bovinocultura de Leite de Mauriti. O encontro foi voltado para os agropecuaristas do município e contou com uma grande participação de interessados e, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Aprece, Ematerce, Cartaxo Consultoria, BNB e Leite Santa Fé, teve por finalidade buscar melhoria e fortalecimento dos produtores de leite do município. O evento contou com a presença do prefeito Mano Morais (PDT), secretários e do ex-prefeito de Brejo Santo Guilherme Landim.
O encontro foi marcado por diversas palestras que abordaram: Gestão da propriedade leiteira, manejo e adubação de pastagem, proferida por Dr. Zé Soares; Linhas de crédito para bovinocultura de leite, proferida por Danton Alves do BNB; também Políticas públicas da Secretaria de Desenvolvimento Agrário para cadeia produtiva da bovinocultura de leite, apresentado pelos técnicos Pedro e Nunes da SDA. A Betânia frisou as formas de comercialização do leite, sazonalidade e seus indicadores econômicos.
Os pecuaristas e os técnicos avaliaram como um evento bastante produtivo para o engrandecimento da pecuária leiteira mauritiense.
A empresa Betânia Lácteos concedeu 10 tanques de resfriamento para o município, os mesmos serão alocados de acordo com o programa MAURITI MAIS LEITE, abrangendo as regiões do São Miguel, Umburanas, Coité, Buritizinho, Palestina do Cariri e Sede Rural.
Dr. Henrique Girão e Dr. David Girão garantiram apoio e suporte necessários para a ampliação da produção de leite, como também a compra do produto no preço justo, favorecendo várias famílias de agropecuaristas. Além disso, a SDA garantiu apoio necessário através das políticas públicas de governo, de programas, projetos e convênios no setor pecuário.
O prefeito Mano Morais enfatizou o apoio da gestão compromisso com o povo com os agricultores de Mauriti, “muito já foi feito, iremos fazer muito mais, com compromisso, planejamento e muita responsabilidade” frisou.
O Secretário, Cartaxo Lucena, agradeceu aos pecuaristas presentes, técnicos, autoridades institucionais e, garantiu que essa conquista é dos agricultores, e com planejamento, equipe engajada, apoio da gestão municipal, buscará muito mais parcerias para o fortalecimento da agropecuária mauritiense. “Estamos
trabalhando arduamente para que os agropecuaristas tenham orgulho de produzir no campo, vamos trabalhar juntos para fazer muito mais", afirmou o secretário.
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias