sexta-feira, 8 de junho de 2018

Governo do Ceará garante comercialização de produtos do Mestre Noza em shopping de Juazeiro do Norte


O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Central de Artesanato do Ceará (Ceart), entrega nesta sexta-feira (8), no Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte, o novo espaço para comercialização de produtos do Centro de Cultura Popular Mestre Noza, que fechou a sede para reforma. A inauguração da loja contará com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que participou da articulação para a instalação da loja; do secretário da STDS, Francisco Ibiapina, e da coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará, Amanaci Diógenes.
Para a primeira-dama Onélia, o espaço servirá para a população ter acesso as riquezas do artesanato do Ceará. “Nosso artesanato se apresenta como uma das grandes vocações produtivas do Estado possuindo um elevado potencial de geração de trabalho e renda. Aqui, a partir de agora, a belíssima arte dos artesãos do Mestre Noza estará disponível para comercialização com o que há de melhor do artesanato cearense, preservando a tradição e cultura do nosso estado”, ressalta.
"Como em todas as lojas da Ceart, asseguramos um espaço que mistura o tradicional e o novo, garantindo que o público siga tendo acesso a peças que refletem, com o esmero que só mãos cearenses são capazes de produzir, a cultura e o talento da nossa gente", destaca o secretário Francisco Ibiapina.
Para a implantação da loja, localizada na entrada principal do shopping, o Estado contou com a parceria do centro comercial e o apoio da Prefeitura de Juazeiro do Norte. Ao fomentar o artesanato como uma atividade econômica sustentável e de inclusão social, o Governo do Ceará se integra a cadeia produtiva local, valorizando a identidade cultural cearense, contribuindo para inserção de significativo contingente populacional.
Na ocasião, serão lançados cursos para o segmento artesanal. Inicialmente, 13 formações para o desenvolvimento de nova coleção de produtos e 13 capacitações para iniciação do ofício artesanal. "É uma ação inovadora para estimular a formação de jovens artesãos e também assegurar o resgate das rendas de bilro e labirinto", disse Amanaci Diógenes.
Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará (PDA)
Vinculado à STDS, o programa é a política pública do Governo do Ceará destinada ao setor e tem o objetivo de valorizar o artesanato cearense preservando a cultura, o talento, a tradição e a arte popular de cada região do Estado. Dessa forma, desenvolve ações e projetos para qualificação de artesãos, apoia a comercialização, realiza a gestão da Ceart e gerencia o Fundo Especial de Desenvolvimento e Comercialização do Artesanato (Fundart).
Lojas Ceart
Atualmente, no Ceará, a Ceart conta com quatro lojas. Em Fortaleza, os produtos confeccionados pelos artesãos cearenses estão nas lojas localizadas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Shopping Rio Mar e na loja matriz, localizada na Praça Luíza Távora. Já no interior do Ceará, o legítimo artesanato cearense está na loja em Guaramiranga. A Central conta hoje com cerca de 42 mil artesãos cadastrados, que produzem mais de nove mil itens, com preços a partir de R$ 5,50.
Conquistas
O governador Camilo Santana assegurou ao artesão cearense, em 2015, a isenção fiscal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); o Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses); capacitações para aperfeiçoar o design dos produtos; além da realização de feiras locais, estaduais e nacionais. O Governo do Ceará, em dezembro de 2017, inaugurou o novo Centro de Renderias da Prainha, em Aquiraz.
Serviço
Inauguração da loja da Associação de Artesãos Padre Cícero - Mestre Noza
Data: 08/06/2018
Horário: 18 horas
Local: Cariri Garden Shopping - Av. Padre Cícero, 2555, loja nº 33, piso L1, bairro Triângulo - Juazeiro do Norte / CE.

Últimas notícias