quinta-feira, 28 de junho de 2018

Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico de Juazeiro do Norte analisa primeiras ações do pacto do município


O Comitê Deliberativo do Pacto por um Ceará Pacífico de Juazeiro do Norte realizou a 2ª reunião para debater e planejar políticas intersetoriais entre os órgãos de Segurança do Estado e do Sistema de Justiça. O encontro entre as instituições membros da estrutura de governança do Pacto no município foi realizada nesta quinta-feira (28) no Sebrae Cariri, em Juazeiro do Norte.
Comandado pela vice-governadora Izolda Cela e pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, o Comitê analisou as primeiras ações tomadas desde a implantação do Pacto por um Ceará Pacífico no município.
De acordo com a vice-governadora do Ceará, o sucesso do Pacto por um Ceará Pacífico se deve, principalmente, ao fortalecimento da intersetorialidade e da articulação das entidades como base fundamental. “Nessa segunda reunião já vemos a estruturação das pautas e das agendas. Nós temos uma expectativa muito positiva aqui de que essa articulação resulte em boas ações e na possibilidade dos problemas do município serem resolvidos, não em um passe de mágica, mas com mais efetividade e sistemática e pouco a pouco as dificuldades serão vencidas”, explica Izolda Cela.
Na reunião, também foram definidos os objetivos, estratégias, funções e responsabilidades de cada instituição participante. Também foi discutido as propostas de intervenção nas áreas urbanas, com a construção e recuperação de áreas e equipamentos, intervenções setoriais, intersetoriais e interinstitucionais com melhoria, integração e articulação dos serviços públicos.
Para o prefeito Arnon Bezerra, as ações de prevenção podem gerar novas perspectivas para a sociedade. “Eu sei que temos uma missão árdua, mas estamos encontrando resultados satisfatórios e estamos apenas começando, estamos com a motivação de agregar toda a sociedade civil nesse projeto. Juntos, executivo, legislativo e judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública todos estamos com essa missão. Cada vez que impomos, positivamente, a cultura, a educação, o esporte e o lazer, o cuidado com a cidade, vemos novas perspectivas. Nós queremos fazer que a violência desapareça e possamos despertar o talento que existe nos moradores de Juazeiro para que possamos criar prosperidade e que o município continue a trilhar o caminho do seu desenvolvimento”, destaca Arnon Bezerra.
O Comitê também analisou as ações de mobilização, participação popular e fortalecimento das redes de solidariedade, além de ações culturais como o fortalecimento e a reconstrução do patrimônio imaterial (identidade, valores, hábitos, vínculos com a cidade e entre as pessoas, cidadania), de entretenimento e formação cultural do município.
Comitê Deliberativo
Instituído em abril deste ano, o Comitê do Ceará Pacífico é coordenado pelo chefe do executivo municipal, os outros membros efetivos do Pacto no município são: Vice-Governadoria, o Conselho Municipal de Segurança Pública, Ministério Público, Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, Presidência da Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Comando das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Trabalho, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Defensoria Pública e Poder Judiciário.
Ceará Pacífico em Juazeiro
Com a instalação do Pacto por um Ceará Pacífico, o município recebeu um pacote de investimentos em segurança e ações sociais que marca os territórios do Pacto. Além disso, Juazeiro do Norte recebeu um reforço de policiamento ostensivo e comunitário com a criação de uma Unidade Integrada de Segurança (Uniseg), em parceria do Governo do Ceará e Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Últimas notícias