sexta-feira, 4 de maio de 2018

Maio Amarelo - Demutran realiza ações no trânsito de Juazeiro


No intuito de despertar a atenção da sociedade para questões relacionadas a acidentes e mortalidade no trânsito, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) realiza diversas ações educativas e reflexivas dentro do Movimento Maio Amarelo. Realizado no mundo inteiro, o Movimento busca mobilizar órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações e sociedade civil organizada, para discutir a temática em busca de um trânsito mais seguro.
O Setor de Educação e Estatísticas do Demutran de Juazeiro do Norte, em parceria com a Faculdade Paraíso (AP) e o Cariri Garden Shopping, organizou uma programação composta por: Blitze Educativas, Pedal FAP, Panfletagens e uma palestra com o tema: Segurança no trânsito é prioridade à vida. De acordo com a Gerente do Setor de Educação e Estatística, Cláudia Barbosa, a programação ocorrerá durante todo o mês de maio, com ações voltadas à segurança viária. “Os nossos esforços serão no sentido de despertar na população à conscientização quanto aos altos índices de acidente e mortalidade no trânsito”, afirma.
A Década de Ações para a Segurança no Trânsito, de 2011 a 2020, foi definida pela ONU na Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em março de 2010. A medida foi elaborada a partir de um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países, e que aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
Para mudar esta realidade, ações como o Maio Amarelo, vem discutir e conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade de se respeitar as regras de trânsito e não se exporem à situações de risco. Em Juazeiro do Norte, a programação teve início nesta quarta-feira, 02, com Blitze educativa e seguirá até o dia 27.
Programação
Blitze educativas nos turnos da manhã, das 08h às 11h, e tarde, das 14h às 17h.
Locais e datas:
Bairro Pirajá, dias 02,03 e 04;
Centro, nos dias 07, 08 e 09;
Cariri Garden Shopping, nos dias 10 e 11;
Praça do Giradouro e Da Bíblia, nos dias 16 e 17, respectivamente;
Rua São Paulo e Praça das Cacimbas (Bairro Franciscanos), no dia 19;
Blitz educativa na FAP no dia 14, das 09h às 10h, e de 18h às 19h30;
Pedal FAP, Edição Exclusiva do Maio Amarelo, realizado na Ciclo faixa da Av. Leão Sampaio no dia 20, das 7h às 10h;
Panfletagem no estacionamento do Cariri Garden Shopping, no dia 26, nos horários da manhã: 10h às 12h, tarde: 16h às 18h e noite: 18h às 21h;
Palestra: Segurança no trânsito é prioridade à vida, no dia 27, das 8h às 12h, em uma sala do Orient Cinema Cariri Garden Shopping, contando com a participação dos palestrantes: Luís Carlos Paulino (Embaixador do Maio Amarelo no Estado do Ceará) e Adriana de Alencar G. P. (Doutora em Psicologia – UNIFOR e Profa. FAP).