sábado, 26 de maio de 2018

Icó ganha sede do DPRaio e videomonitoramento


O município de Icó, na região Centro-Sul, agora conta com reforço na segurança com policiamento especializado e um novo sistema de vigilância de alta tecnologia. O governador Camilo Santana participou na manhã deste sábado (26) da solenidade, próxima ao tradicional Mercado Público da cidade, de início das atividades do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e da implantação do sistema de videomonitoramento que tem o objetivo de interligar informações e focar no enfrentamento à criminalidade.
“Hoje estamos aqui para entregar o batalhão do Raio. São 37 novos policiais. Eu tinha assumido o compromisso de implantar o BPRaio em todas as regiões do Ceará, mas o trabalho tem sido tão eficiente que resolvi ampliar ainda mais. Recebam bem esses homens, pois vocês vão sentir a diferença no reforço da segurança. Eles são altamente treinados, possuem as melhores armas e dispõem de um batalhão próprio aqui. Estamos também implantando um sistema de videomonitoramento com 17 câmeras de alta tecnologia, elas aproximam, giram 360°, identificam a placa do carro, têm visão noturna”, disse o chefe do Executivo, que também garantiu que retornará em breve para Icó para a inauguração da Areninha, da nova rodoviária, da sede do Detran, da Praça Mais Infância e de diversas obras de asfaltamento.
Trata-se da 12ª cidade do Interior a contar com o sistema de videomonitoramento integrado. Os municípios que já contam com o serviço são Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Juazeiro do Norte e Quixeramobim. Os 17 equipamentos se dividem entre os de monitoramento de imagens, com giro de 360º, e os que possuem tecnologia para ler placas de veículos, identificando os carros roubados e enviando sinal para as autoridades, além de um posicionado no centro de monitoramento.
Icó também é a 24ª cidade a receber o grupamento de polícia motorizada, em sua segunda fase de interiorização. A cidade vai contar com a atuação de 37 policiais do BPRaio, divididos em seis equipes e comandadas por um oficial da Polícia Militar. O grupamento terá 16 motos e uma viatura 4×4 exclusivos para auxiliar no pronunciamento ostensivo. O investimento em equipamentos e veículos é de cerca de R$ 900 mil, sem contar com a sede exclusiva do Batalhão, em parceria com a Prefeitura.