sexta-feira, 25 de maio de 2018

Caucaia recebe segunda estação do Praia Acessível


A praia do Cumbuco, em Caucaia, na Grande Fortaleza, receberá neste sábado (26), a partir de 9 horas, a estação do Praia Acessível. Idealizado pelo Governo do Ceará, o projeto promove acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias. A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana; o titular da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Francisco Ibiapina; o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim; a primeira-dama de Caucaia, Érika Amorim; a coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Governo do Ceará, Rebecca Cortez, e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (Cedef), Jacinto Araújo, participam da inauguração.
A iniciativa oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias que possibilitam o acesso do público ao mar. O local possui tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, frescobol, vôlei adaptado e vagas de estacionamento específicas para o público participante. Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e profissionais da Prefeitura de Caucaia foram capacitados e atuarão auxiliando os usuários do projeto. O investimento realizado pelo Governo do Ceará, através da STDS, e pela Prefeitura de Caucaia para o funcionamento da estação foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão.
A ação, que conta com o apoio do Cumbuco Beach, terá o funcionamento de quarta a domingo, de 9h às 13h. O usuário terá acesso ao mar dependendo da tábua das marés. As informações podem ser consultadas através dos números (85) 3123.4460/3342.5720. Já na alta estação (janeiro, julho e dezembro) funciona diariamente no mesmo horário.
Para a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, o projeto efetiva o direito ao lazer, através do acesso ao mar, ao espaço de convívio social e de brincadeiras. “Inaugurar mais uma estação do projeto dará possibilidade a mais pessoas entrarem no mar. Ouvi o relato de vários usuários, de muitas crianças que nunca tinham entrado no mar até visitar o Praia Acessível. O projeto é mais uma possibilidade das crianças com deficiência terem acesso ao brincar e ao lazer, direitos fundamentais”, destacou. Voltado também para crianças com deficiência, o Praia Acessível faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama. A iniciativa está dentro do pilar Tempo de Brincar, que foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar e da socialização com a comunidade.
Serviço
Inauguração da estação do Praia Acessível de Caucaia
Data: 26/05/2018
Horário: 9 horas
Onde: R. do Lagoa do Parnamirizinho, 473, Caucaia – CE, ao lado do Cumbuco Beach

Últimas notícias