quinta-feira, 31 de maio de 2018

Ação da SPD - Projeto Prevenção em Família beneficiará 50 municípios cearenses


O Governo do Estado, através da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), acaba de lançar o Projeto Prevenção em Família. Idealizado por técnicas da SPD, a ação preventiva será efetivada graças a parceria com o Programa Mais Infância Ceará. Dessa forma, profissionais dos municípios que atuam com as famílias beneficiadas pelo "Mais Infância" serão qualificados para desenvolver oficinas de prevenção às drogas junto a esse público.
Durante o lançamento, em solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará, na quarta-feira, 30, o secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, destacou a importância da iniciativa. Ele enfatiza que a primeira edição deverá alcançar cerca de 10 mil famílias no Ceará.
Os 50 municípios cearenses selecionados para receber o projeto são os que apresentam maior número de famílias em situação de vulnerabilidade social já contempladas com o Programa Mais Infância Ceará. A ideia é orientar pais e responsáveis para promoverem o desenvolvimento infanto juvenil e o fortalecimento dos vínculos familiares, com ênfase na prevenção ao uso problemático de álcool e outras drogas.
A estratégia do Projeto Prevenção em Família constitui-se na realização de oficinas de atenção à infância e à família, com o suporte de atividades lúdicas e direcionadas às situações comuns do cotidiano familiar. A SPD ficará responsável pela capacitação de profissionais de Saúde, Educação e Assistência Social e pelo acompanhamento das atividades nos municípios.