terça-feira, 17 de abril de 2018

Governo do Ceará e Cariri Garden Shopping firmam parceria para comercialização do artesanato cearense


O Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), firmou com apoio da Prefeitura de Juazeiro do Norte, parceria com o Cariri Garden Shopping, para comercialização do rico artesanato cearense. Nos próximos trinta dias, o caririense terá acesso ao trabalho dos artistas do Estado, que reconhece no artesanato uma de suas grandes vocações produtivas cumprindo importante papel no desenvolvimento regional.
Na ocasião, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e a coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará, Amanaci Diógenes, visitaram as instalações do empreendimento para conhecer o espaço que receberá as obras dos artesãos cearenses. “O artesanato do nosso Ceará, que já é reconhecido nacionalmente e internacionalmente, tem uma importância na economia e na cultura do Estado. Por isso, é fundamental sempre divulgar o trabalho dos artesãos cearenses. Com certeza, essa parceria irá trazer benefícios para o município, para a população, mas principalmente para os artesãos cearenses”, destaca Onélia.
Ao fomentar o artesanato como uma atividade econômica sustentável e de inclusão social, o Governo do Ceará se integra à cadeia produtiva local, valorizando a identidade cultural cearense, contribuindo para inserção de significativo contingente populacional, estimulando práticas de associativismo e fixação do artesão em seu local de origem. O artesanato cearense se apresenta como uma das grandes vocações produtivas do Estado possuindo um elevado potencial de geração de trabalho e renda.
Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará (PDA)
Vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o programa é a política pública do Governo do Ceará destinada ao setor e tem o objetivo de valorizar o artesanato cearense preservando a cultura, o talento, a tradição e a arte popular de cada região do Estado. Dessa forma, desenvolve ações e projetos para qualificação de artesãos, apoia a comercialização, realiza a gestão da Ceart e gerencia o Fundo Especial de Desenvolvimento e Comercialização do Artesanato (Fundart).